Quinta-feira, 20 de junho de 2024
Variedades

Saiba o que explica dor de cabeça depois de um bom vinho tinto

Embora o consumo excessivo de qualquer bebida alcoólica possa causar dores de cabeça, o vinho tinto é o maior culpado

Brasil, 07/01/2024 14h17 | Por: Redação
Foto: Freepik/SCTodoDia

Diariamente, 16% da população global sofre com dores de cabeça, sendo o consumo de álcool uma das principais causas desse incômodo. Embora o excesso de qualquer bebida alcoólica possa desencadear dores de cabeça, o vinho tinto destaca-se como o principal vilão, provocando essas dores de forma mais rápida do que o vinho branco, cerveja ou destilados.

É relevante notar que as dores de cabeça provocadas pelo vinho tinto podem surgir após apenas uma ou duas taças, em contraste com outras bebidas que normalmente causam problemas após o consumo de quantidades mais significativas. Esse fenômeno está associado ao processo de metabolização do etanol pelo fígado, onde ocorre uma transformação em acetato, sendo a primeira etapa uma reação que o converte em acetaldeído, uma substância altamente tóxica.

Quando consumimos grandes quantidades de álcool, nosso corpo acumula essa substância química, que é vinte vezes mais tóxica que o próprio álcool e altamente cancerígena. Essa molécula é a principal causa dos sintomas característicos da ressaca: náuseas, sudorese, rubor facial e dores de cabeça.

 

 

 

 

 

publicidade

Dores de cabeça e vinho

As dores de cabeça desencadeadas pelo consumo de vinho tinto são frequentemente atribuídas a determinados componentes da bebida, como aminas, sulfitos ou taninos. Até o momento, não há evidências convincentes que sustentem essas hipóteses, e uma explicação alternativa ainda não foi apresentada. Contudo, a atenção recai sobre a maior concentração de flavonoides no vinho tinto, que é dez vezes superior à do vinho branco, tornando-os os principais suspeitos por trás dessas dores de cabeça.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.