Segunda-feira, 17 de junho de 2024
Variedades

Ter filhos torna uma pessoa mais feliz? Veja o que diz estudo

A resposta a essa pergunta é, ao mesmo tempo, simples e complexa

Brasil, 07/01/2024 10h08 | Por: Redação | Fonte: BBC News
Foto: Freepik/SCTodoDia

Em diversas regiões do mundo, a crença predominante sugere que ter filhos é o caminho para a felicidade, enquanto aqueles que optam por não ter filhos são vistos como menos realizados.

Contudo, essa concepção corresponde à realidade?

A resposta a essa pergunta é, ao mesmo tempo, simples e complexa

A sensação de realização na vida, independentemente da escolha de ter ou não filhos, está intrinsecamente ligada a uma multiplicidade de fatores complexos.

Estudos com mulheres que optaram por não ter filhos por escolha própria indicam que a maioria possui um forte senso de identidade e individualidade, desvinculando-se do papel tradicional na família e percebendo maior liberdade e controle sobre suas vidas e corpos. Essas mulheres também apontam maior estabilidade financeira, independentemente do status socioeconômico. Além disso, tanto mulheres quanto homens sem filhos, em média, relatam menor estresse e maior satisfação conjugal.

 

 

 

 

 

publicidade

Apesar da falta de pesquisas abrangentes sobre homens solteiros sem filhos, um estudo realizado com homens que escolheram não ter filhos concluiu que a maioria está satisfeita com sua decisão, valorizando a liberdade adicional na vida. No entanto, um pequeno número expressou arrependimento, principalmente relacionado à preocupação de não deixar um legado. Há também um risco potencial de menor satisfação na terceira idade para homens sem filhos se não contarem com apoio social.

Mulheres heterossexuais relatam mais infelicidade quando se tornam mães, em comparação com os homens. O motivo pode ser porque os encargos de cuidados costumam recair desproporcionalmente sobre as mulheres.

Mas o bom apoio social e familiar, um parceiro ativo e igualmente envolvido e morar em um local com boas políticas de apoio à família que trabalha podem compensar o estresse e os custos da criação de filhos.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.