SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sábado, 24 de fevereiro de 2024
Variedades

Você sabe por que você jamais deve dar carne crua para um cachorro?

Segundo pesquisadores do Reino Unido esse pode ser um motivo para bactérias resistentes à antibióticos estarem se reproduzindo entre humanos

Santa Catarina-SC , 04/12/2023 15h06 | Por: Redação
Foto meramente ilustrativa/Freepik/SCTodoDia

Em uma descoberta recente, cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, identificaram uma preocupante relação entre a alimentação de cães com carne crua e a presença de bactérias Escherichia coli resistentes a antibióticos. Essas bactérias, perigos e desafios de serem combatidos podem ser propagados entre humanos e cães devido ao consumo de carnes cruas por parte desses animais.

O epidemiologista genético, Jordan Sealey, da Universidade de Bristol, explicou que o foco da pesquisa não era inicialmente uma dieta crua para cães, mas sim compreender os fatores que tornam os cães específicos a excretar a E. coli resistente. Os resultados revelaram uma associação significativa entre a excreção dessa bactéria e a alimentação com dietas cruas.

Uma análise, baseada em amostras de fezes e informações fornecidas pelos donos, destacou que o único fator de risco relevante para a excreção de E. coli resistente a antibióticos era o consumo de carne crua. Surpreendentemente, as cepas identificadas em cães rurais coincidem frequentemente com as encontradas em bovinos, enquanto nas áreas urbanas, as cepas eram mais semelhantes às descobertas em humanos, provocando uma complexa mistura de rotas de infecção.

Os pesquisadores recomendam que os donos de cães considerem alternativas na alimentação de seus animais, como opções não cruas ou a aquisição de carne crua de alta qualidade que possa ser cozida antes do consumo. Além disso, sugerem que os proprietários de gado tomem medidas para reduzir o uso de antibióticos nas fazendas de onde fornecem comida para cães, uma prática que contribui para o desenvolvimento de resistência aos antibióticos.

A Escherichia coli é comumente encontrada em carnes e alimentos contaminados, causando infecções alimentares. Embora a maioria das cepas sejam inofensivas, algumas podem ser prejudiciais, especialmente para pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, podendo levar a complicações graves que desativem o tratamento urgente com antibióticos.

publicidade
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.