Segunda-feira, 24 de junho de 2024
Variedades

Você sabia que hoje é o Dia Nacional da Coxinha

O petisco está entre os preferidos dos brasileiros, vamos lá, aproveite e saboreie a sua

Itajaí - SC, 18/05/2024 05h56 | Por: Joca Baggio
Foto: Divulgação/SCTodoDia

A coxinha, salgado que virou paixão nacional, com os seus mais diversos tamanhos e recheios, tem também um dia para chamar de seu: 18 de maio. Conheça a origem e história dessa iguaria genuinamente brasileira.

Segundo historiadores, tudo começou com o filho da princesa Isabel e do Conde d’Eu, que era criado na fazenda por ser uma criança especial e tinha como comida preferida as coxinhas de galinha. Um dia, ao perceber que faltaria a comida preferida do filho da princesa, a cozinheira desfiou outras partes do frango e as envolveu em uma massa, nascendo assim a coxinha, que conquistaria primeiro os nobres e depois seria difundida em todas as classes sociais.

Há também uma segunda versão sobre a origem da coxinha, porém, ligada as classes trabalhadoras e não à realeza. Essa versão data do século XIX, em São Paulo. Com a rápida industrialização da cidade, a demanda por comida nos portões de fábricas era grande. No entanto, a comida mais popular, as coxinhas de galinha, estragava muito rápido. Assim, os comerciantes começaram a desfiar a carne de frango e envolver em uma massa, nascendo assim a coxinha.

Acontece que são tantas as histórias envolvendo a criação da coxinha, que não se sabe ao certo o que realmente aconteceu. De toda forma, o importante é que essa delícia existe e pode passar o tempo que for, ela é por unanimidade e o salgado preferido dos brasileiros.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.