SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Invista no posicionamento digital da sua empresa com o Estúdio SContime!CLIQUE AQUI
Segunda-feira, 23 de maio de 2022

COLUNISTAS

Eduardo Ventura

Clubes da Liga Tubaronense de Futebol (LTF) buscam o título na Copa Sul dos Campeões

16/03/2022 09h30 | Atualizada em 16/03/2022 21h46 | Por: Eduardo Ventura
Último campeão foi o Caravággio FC, que atualmente disputa a segunda divisão do futebol profissional. Foto: Marcelo Pickler/LTF

O fim de semana marca o retorno de uma das mais tradicionais competições de futebol amador do sul catarinense, a bola vai rolar pela 21ª Copa Sul dos Campeões. 

A última edição foi realizada em 2019, com o Caravaggio FC (Nova Veneza) conquistando o titulo. A edição do ano seguinte foi cancelada por conta da pandemia, e no ano passado não foi realizada pelo mesmo motivo.

A competição reunirá dezesseis clubes, envolvendo seis ligas, são eles: Criciúma (Liga Atlética da Região Mineira - LARM); Imbituba (Liga Imbitubense de Futebol - LIF); Passo de Torres (Liga Atlética Vale do Mampituba - LAVM); São Ludgero (Liga Amadora Verde Vale de Futebol - LAVVF); Tubarão (Liga Tubaronense de Futebol - LTF); Urussanga (Liga Urussanguense de Desportos – LUD).

A Liga Tubaronense de Futebol (LTF), terá quatro representantes na disputa: Itapuã, Palmeiras, Grêmio (Gravatal) e Água Verde de Barreiros. O atual campeão regional firmou parceria com o Sul América de Tubarão, e vão juntas para a disputa.

A competição será realizada no sistema eliminatório "mata-mata" desde a primeira fase. Dentro de cada chave, será classificada a equipe que somar mais pontos nas duas partidas. Caso haja empate em números de pontos, o time com melhor saldo de gols será o classificado. Caso também haja empate no saldo de gols, a equipe classificada será conhecida por disputa de pênaltis.

Em 20 edições disputadas até o momento, a LTF tem duas conquistas, a primeira foi com o Santo Anjo, que na grande decisão derrotou o Juventude de Laguna, na final disputada no estádio Domingos Gonzalez, com mais de duas mil pessoas acompanhando.
 

publicidade

A outra conquista veio em 2008, com o Alvorada, de Capivari de Baixo, onde comemorou o título diante do Metropolitano, de Nova Veneza. O time contou com uma atuação heróica do goleiro Mazinho, que segurou o resultado de empate em 0x0, pois na ida o clube de Capivari de Baixo havia vencido a partida.

Em 2012, o Palmeiras perdeu o titulo para o Mãe Luzia, de Criciuma. Foto: Antonio Rozeng/Engeplus

A última disputa de final de Copa Sul dos Campões, envolvendo clubes da LTF, foi em 2012, onde mais uma vez um público histórico lotou as dependências do estádio Henrique Meneghel, para assistir o Palmeiras de Congonhas ser vice-campeão. O Mãe Luzia, ao empatar em 1x1 na ida, os criciumenses haviam vencido por 2x1.

Os jogos dos representantes da Liga Tubaronense de Futebol (LTF) ocorrem todos no domingo, dia 20. Em Tubarão, no estádio Antônio Silvestre, o Palmeiras de Congonhas recebe o Centro EC de Maracajá. No Bom Pastor, no estádio Mendes e Fernandes, o Itapuã encara na estreia o Ajax, de Siderópolis. 

Em Gravatal, no Hélio Armando Agostinelli, o Grêmio Gravatal inicia a disputa contra o Vera Cruz, de Garopaba. E na cidade de Imbituba, no Emília Mendes Rodrigues, o Botafogo, de Roça Grande, inicia disputa de vaga na segunda fase contra o Água Verde/Sul América. Com exceção da partida em Gravatal, que inicia às 15h15, os demais jogos iniciarão às 15h.

As partidas de volta serão realizadas nos dias 26 e 27 de março, com os mandos de campo invertidos. Clique aqui para visualizar detalhes da 21ª Copa Sul dos Campeões 2022.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.