SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

A concorrência cresce no digital e sua empresa não tem presença online?EVOLUA!
Sábado, 02 de julho de 2022

COLUNISTAS

Eduardo Ventura

Um Hercílio Luz sustentável: diretoria e conselho aprovam criação da SAF

05/01/2022 13h38 | Atualizada em 06/01/2022 16h40 | Por: Eduardo Ventura
Diretoria e Conselho Deliberativo aprovam Sociedade Anônima do Futebol (SAF) _ Foto: Patrícia Amorim/Assessoria HLFC

A diretoria do Hercílio Luz FC, em conjunto com os membros do Conselho Deliberativo, se reuniram na noite desta terça-feira (4), e aprovaram a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). 

Com aprovação, o Leão do Sul será o quarto clube do estado de Santa Catarina a aderir à lei 14.193/2021 sancionada em agosto de 2021, pelo presidente Jair Bolsonaro. 

Antes, Joinville, Chapecoense e Figueirense, já podem receber investimento neste novo modelo de gestão.

Na Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o clube pode vencer até 90% da sua marca, onde o recurso vira investimento no clube, visando melhorar a estrutura e o rendimento em campo, ou seja, colocar o clube na disputa de títulos e sanar dívidas. Como o caso do Cruzeiro, adquirido por Ronaldo Nazário, onde aportará nos próximos anos cerca de R$ 400 milhões de reais.

Em conversa com o presidente do Hercílio Luz FC, Mauricio Dobiez, o dirigente informou que todo o trâmite dá uma segurança jurídica para quem for investir no clube. “A iniciativa aprovada pela diretoria e conselho, é para que melhore o processo de profissionalização do clube, tendo uma gestão coorporativa melhor, e uma governança em conjunto com os próprios investidores que estão atualmente no clube”, comentou Dobiez.
 

publicidade

A maioria dos clubes brasileiros hoje são associações sem fins lucrativos. Adotando o sistema, o time passa os ativos (lucros) para a empresa, assim como os passivos (dívidas). Há uma separação do futebol em relação à parte social. O modelo possibilita diferentes formatos, e vários tópicos precisam ser debatidos internamente antes de as mudanças acontecerem, como, por exemplo, a porcentagem a ser negociada.

Já o investidor e administrador do Hercílio Luz Futebol Clube Ltda, Vinicius Gaindzinski, em conversa com o SCTODODIA, ficou satisfeito com a decisão do clube: “é muito positivo para quem vai investir, teremos uma segurança jurídica", resumiu o investidor. 

Mauricio Dobiez e Vinicius Gaindzinski assinando contrato de parceria - Foto : Patricia Amorim/HLFC
Mauricio Dobiez e Vinicius Gaindzinski na assinatura do contrato do Hercílio Luz FC Ltda
Foto: Patrícia Amorim/Assessoria HLFC

Os próximos passos do Hercílio Luz são a criação do estatuto SAF, através de uma comissão criada pelo conselho, e demais direcionamentos de trâmite legal.

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.