SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Invista no posicionamento digital da sua empresa com o Estúdio SContime!CLIQUE AQUI
Sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

COLUNISTAS

Beatriz Formanski

Meritocracia: somos todos iguais?

29/10/2021 11h00 | Atualizada em 29/10/2021 17h31 | Por: Beatriz Formanski

A meritocracia defende que o mérito próprio do indivíduo determina o poder que este terá. Para o professor de filosofia e sociologia, João Gabriel da Fonseca, essa determinada ideologia é uma farsa, pois o conceito de equidade não existe na sociedade. A dúvida que fica então é: todos partem do mesmo ponto? Ou as desigualdades são alimentadas por um sistema meritocrático que não busca a equidade? Impossível falar do assunto sem citar os privilégios (por muitas vezes ignorados) que existem entre brancos e negros, ricos e pobres, por exemplo.

Outro aspecto muito interessante da nossa conversa sobre o assunto foi a ligação da meritocracia com o crescimento do discurso coach que prega que “tudo depende somente de você”. Quando se é branco, homem e de classe média, talvez realmente só dependa de você. Mas quando olhamos para um país plural, com minorias historicamente prejudicadas, o mesmo discurso é completamente inválido. 

Ao analisar o índice de evasão escolar, que chega a 71% em jovens negros no país, fica evidente que nem tudo depende só de nós. Nem a lei de cotas, quando posta em prática de forma isolada, é capaz de reparar ou tentar promover uma falsa sensação de igualdade. “Discutir sobre o assunto é compreender além da simplista ideia de ‘vítimas do sistema’, mas entender que nem tudo se dá por falta de esforço ou trabalho, se fosse essa a questão, com certeza os escravos estariam ricos”, conclui o professor.

Você assiste abaixo o programa com a participação do professor João Gabriel da Fonseca em uma coreflexão sobre o assunto:

Entre em contato comigo:

Instagram – @beatrizformanski
Facebook – @bia.formanski
E-mail –  beaformanski@gmail.com
 

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.