SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Invista no posicionamento digital da sua empresa com o Estúdio SContime!CLIQUE AQUI
Terça, 24 de maio de 2022

COLUNISTAS

Eduardo Mota Pereira

Em defesa do mundo ocidental – parte 1

26/03/2022 08h00 | Atualizada em 26/03/2022 10h54 | Por: Eduardo Mota Pereira

Com o desenrolar da guerra na Ucrânia, tenho observado que muitas das razões desse conflito são resquícios ainda existentes da Guerra Fria. Não, o mundo não será dividido novamente entre dois modelos econômicos rivais entre si (capitalista e socialista). Não se trata de um conflito dessa natureza. Os resquícios os quais menciono envolvem a noção de que existe um modelo de sociedade presente na América do Norte, na Europa e em países de suas esferas de influência caracterizado como “ocidental”, tendo como princípios econômicos a propriedade privada e o mercado, princípios filosóficos como a tolerância e liberdade e princípios políticos como a democracia e igualdade de todos perante a lei.

 

Ao analisar o contexto do conflito entre Rússia e Ucrânia, observamos que há uma preocupação por parte dos russos em uma possível aproximação dos ucranianos com a União Europeia e a Otan. Mas por quê esse movimento da Ucrânia deveria ser uma preocupação para a Rússia? Afinal de contas, já acabou a Guerra Fria, não? Sim e não. Se formos considerar o confronto entre dois sistemas econômicos como capitalismo e socialismo, a Guerra Fria acabou no momento da derrubada do império soviético.

Contudo, ao avaliar a postura de Putin e do governo russo, bem como de pensadores e filósofos que influenciam o estadista, vemos uma ainda presente oposição russa aos valores ocidentais, sobretudo ao liberalismo. Essa corrente de pensamento, chamada de Eurasianismo, é baseada na ideia de que a Rússia é mais próxima das civilizações asiáticas do que da civilização europeia ou ocidental como um todo e que o ocidente e seu liberalismo, na figura dos Estados Unidos da América, representam uma ameaça aos russos e ao mundo em geral.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.