Ouço muito de amigos, e até mesmo de colegas jornalistas, que o campeonato catarinense vem ao longo dos anos, caindo de nível, ou seja, está sem qualidade. O motivo? A falta de gols e a queda na qualidade técnica.
Fui buscar nos últimos três anos a média de gols da primeira rodada. Em 2019, na primeira rodada, em cinco jogos, foram anotados doze gols. Uma média de 2,4 gols por partida. No ano de 2020, o último ano com dez clubes, a primeira rodada, com cinco jogos disputados, foram marcados apenas cinco gols, com uma média caindo para um gol por partida.
Na última temporada, com doze clubes na primeira divisão, foram dez marcados, com uma media de 1,66 gols por partida, e nesta temporada, com seis jogos, foram marcados apenas três gols, com um media por partida, de meio gol. Parece piada, mas três clubes marcaram, sendo eles: Camboriú, Chapecoense e Hercílio Luz.
Em uma competição com apenas onze rodadas, é natural que os clubes pequenos sejam cautelosos. Em entrevista no Central do Esporte, alguns presidentes de clubes, como no caso do Marílio Dias, Juventus e Hercílio Luz, foram unânimes em dizer: "a meta é permanecer na primeira divisão, e depois buscar o algo a mais na competição."
Por isso a baixa média de gols, ao invés de se arriscar, a estratégia é buscar um ponto. Mesmo jogando em casa, caso do Concórdia, que na partida contra o Brusque levou uma pressão danada, segurando o empate em 0x0. Ontem fora de casa, quando ariscou um pouco mais, vendo a fragilidade do adversário na partida, voltou ao oeste do estado com três pontos na bagagem.
Podemos afirmar que 1x0 no campeonato catarinense, pelo menos neste início, é mais do que goleada, são três pontos na tabela de classificação, o que vai deixa os clubes mais perto das metas traçadas. Em dez partidas disputadas, cinco jogos com resultados de 1x0, quatro empates foram registrados em 0x0, e um resultado de 3x1, na vitória do Concórdia fora de casa diante do JEC na arena.
Com mais dois jogos sendo realizados hoje, a esperança ´é que a média de gols se eleve. Até o momento, a competição tem um gol de camisa 9, Perotti, anotado ontem contra o Avaí. Garraty é meia atacante com dois gols marcados, é o artilheiro do catarinense, nas duas vitórias de “goleada do Leão do Sul”.
Rádio Cidade Tubarão
Locutor e Produtor Multimídia da Rádio Cidade Tubarão. Por aqui muito esporte. Contato: eduardoventuratb@gmail.com Instagram: @eduventuranarrador
VER COLUNAS