Sexta-feira, 12 de abril de 2024

COLUNISTAS

Gabriel Rodrigues

Os filmes mais marcantes de Clint Eastwood

10/11/2023 12h09 | Por: Gabriel Rodrigues

O ator e diretor Clint Eastwood completou 93 anos neste ano, e diz que não pensa em aposentadoria. O astro é um grande ícone do cinema, com diversas obras estreladas e dirigidas.

Nesta lista, trago cinco filmes marcantes da carreira do diretor:

1. Os Imperdoáveis
O drama de faroeste lançado em 1992, e muito aclamado, teve direção de Clint Eastwood e nomes de peso no elenco, como Gene Hackman, Richard Harris e Morgan Freeman. O longa se trata de William Munny (Clint Eastwood), um pistoleiro quase aposentado, que volta a ativa quando lhe oferecem 1000 dólares para assassinar um cowboy que mutilou o rosto de uma prostituta. Recrutado pelo jovem Schofield Kid (Jaimz Woolvett), Munny chama seu vizinho Ned Logan (Morgan Freeman) para ajudar a caçar o cowboy.

Os Imperdoáveis foi indicado a 9 categorias no Oscar, tendo ganhado 4: Melhor Filme, Melhor Montagem, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Diretor.

2. Trilogia dos Dólares
Um marco para os filmes western spaghetti. Os três filmes de Sergio Leone, Por um Punhado de Dólares, Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito são listados como os melhores do gênero. O primeiro apresenta um pistoleiro sem nome, que aparece numa cidadezinha do México dividida por gangues rivais. No segundo filme, o personagem de Eastwood está atrás de um perigoso bandido que recém fugiu da cadeia. Já o terceiro, que é considerado por muitos o melhor da trilogia, se passa na Guerra de Secessão, na qual, Blondie (Clint Eastwood) buscava alguns sacos de moeda num cemitério.

A trilogia é marcada por grandes atuações, como as de Clint e de Lee Van Cleef, uma composição marcante e com uma direção grandiosa de Sergio Leone.

3. Gran Torino
Com a direção de Clint Eastwood e ainda a adição de seu filho, Scott Eastwood no elenco, Gran Torino (2008) conta sobre a vida de um veterano da Guerra da Coreia, Walt Kowalski. Sua pacata vida muda quando imigrantes do Laos viram seus vizinhos. Mesmo desconfiado, ele continua com sua rotina, mas tudo muda quando o seu vizinho adolescente é forçado por uma gangue a roubar seu carro, um Gran Torino. Walt ajuda o jovem, ficando ao seu lado, e vendo que tinha muito em comum com seus vizinhos asiáticos.

4. Fuga de Alcatraz
Lançado em 1979 e com a direção de Don Siegel, Fuga de Alcatraz é uma adaptação da obra literária escrita por J. Campbell Bruce, que conta a história real da fuga do presidiário Frank Morris. O filme conta sobre a vida de Morris na prisão e sua consequente fuga, mostrando essa grande façanha de ser um dos únicos a escapar da prisão de Alcatraz.

5. O Destemido Senhor da Guerra
O longa que foi lançado em 1986 e dirigido pelo mestre Clint Eastwood, tem como ponto principal a Invasão de Granada feita pelo presidente Ronald Reagan. Tom Highway é um sargento renomado, que esteve em guerras na Coréia e no Vietnã, e que logo vai se aposentar. Ele é transferido para sua antiga base por ter causado alguns problemas e reencontra amigos e faz novos inimigos. O sargento precisa treinar um grupo de recrutas, que devem ser enviados para salvar soldados americanos cercados por cubanos em Granada.

 

 

Gabriel Rodrigues

Sala Crítica

Gabriel Rodrigues Silveira, 21, é estudante de Jornalismo na Unisul (Tubarão) e apaixonado por filmes, quadrinhos, games e séries. Trabalhou em diversos portais de notícias e sites de cinema, como o Observatório do Cinema, parceiro da UOL. Também fundou e é editor-chefe do Critical Room, site especializado em críticas de filmes e séries, um dos maiores de Santa Catarina no âmbito geek e nerd. Atualmente atua em dois veículos de comunicação na cidade de Tubarão.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.