Sexta-feira, 12 de julho de 2024

COLUNISTAS

Gabriela e Paula

Cartagena na Colômbia – Uma cidade colorida e vibrante

24/05/2024 15h03 | Por: Gabriela e Paula
Foto: Divulgação

Com o sol a todo vapor e temperaturas altas, a simpática e animada Cartagena encanta os turistas com suas construções seculares e ilhas de mar cristalino. Cores vibrantes, portas ornamentadas, ruazinhas estreitas e flores caindo das sacadas dos casarões coloniais, dão todo o charme a este que é um dos principais destinos da Colômbia.

Se você nunca pensou em conhecer, saiba que Cartagena irá te surpreender!

 Cartagena das Índias ou simplesmente Cartagena é a quinta maior cidade da Colômbia. É um destino histórico voltado para a glória do passado, já que durante o período colonial, teve um papel fundamental na administração e na expansão do Império Espanhol nas Américas, vindo a ser sede de governo e moradia dos vice-reis espanhóis. O charme dos séculos passados impera pelas ruas. À noite, a cidade se enfeita com suas luminárias e carruagens, dando a sensação de que voltamos no tempo e não sei você, mas nós adoramos viajar para cidades históricas!

O turismo em Cartagena é muito fácil! Pontos turísticos próximos, comida boa e diversas atividades para fazer - não faltam passeios, pontos turísticos e lojinhas para conhecer. Importante ressaltar, para evitar frustrações: apesar de Cartagena ser banhada pelo mar do caribe, não espere encontrar aquele mar azul turquesa com areia branquinha nas praias urbanas; as águas são claras e areia bem escura. Para ver aquelas praias de águas transparentes é preciso distanciar-se do centro, em passeios de barco, que são oferecidos por toda a cidade. 

A melhor parte, é que brasileiros não precisam de visto para viajar para Colômbia desde que a viagem seja a turismo e por um período de até 90 dias. A imigração pode ser feita com passaporte de validade mínima de 06 meses ou com a carteira de identidade com no máximo 10 anos de expedição, vale acrescentar que a carteira de motorista (CNH) não vale!

Mas fique atento, todos viajantes internacionais deverão realizar o registro na aplicação online Check-Mig, nas 24 horas anteriores ao seu vôo para Colômbia. O preenchimento é simples e fácil, basta acessar o site www.migracioncolombia.gov.co e todas as informações estarão lá.

Gostou da dica? Então nos siga nas redes sociais:
 
Instagram: @irmas_pelo_mundo
Tiktok: irmaspelomundo
Youtube: irmãs_pelo_mundo
Blog: www.irmaspelomundo.com.br

Nos vemos no próximo destino!
Paula e Gabriela

Gabriela e Paula

REGIÃO VINÍCOLA DE MONTEVIDEO

17/05/2024 11h10 | Por: Gabriela e Paula

No Uruguai há dezenas de vinícolas localizadas principalmente em três eixos de enoturismo: Carmelo e Colônia del Sacramento, Montevidéu e Canelones, Punta del Este e Pueblo Garzón. O país adotou como sua uva emblemática a Tannat, trazida pelo espanhol Pascoal Harriague do sudoeste da França. Graças aos bons resultados na produção de vinhos dessa uva, hoje o Uruguai se intitula o país do Tannat.

As vinícolas em Montevidéu ficam ao norte entre a zona rural da capital e o município de Canelones, cerca de 20 km e 50 km do centro. Uma boa dica é que no Uruguai, o aplicativo Cabify oferece a modalidade Cabify Winery, que cobre 4 horas de passeio a vinícolas, com saída e retorno para o mesmo ponto em Montevidéu. As bodegas Bouza, Carrau, Spinoglio e Pizzorno estão dentro da área de cobertura do aplicativos. Você também pode pedir corrida de Uber e Cabify para vinícolas fora da área de cobertura, porém, não haverá sinal para solicitar a volta. Combine o retorno com o motorista previamente.

Aqui estão algumas boas opções para você programar a visita:

BODEGA SPINOGLIO: Localizada a 22 km do centro, ainda dentro do município de Montevidéu, oferece visita aos vinhedos e à cave, degustação e almoço. Há bicicletas para quem quer rodar pela propriedade e brinquedos para crianças. Você pode escolher entre 2 degustações: a Reserva com 4 vinhos e a Premium com 5 vinhos. Há também 3 opções de almoço: a Experiência Monfrà Reserva (degustação de 4 vinhos seguida de almoço), a Experiência Maridaje (almoço de 4 passos harmonizado com vinhos) e a Experiência Monfrà Premium (degustação de 5 vinhos seguida de almoço) 

BODEGA BOUZA: A 25 km de Punta Carretas, na direção norte, a Bodega Bouza é a mais visitada das vinícolas em Montevidéu. Por ser pioneira no enoturismo em Montevidéu, tem um esquema muito bem organizado de visitas, sendo que a visita guiada por vinhedos, vinícola e adega é gratuita e leva 45 minutos. É preciso agendar seu horário. Durante a visita você pode adicionar uma degustação de 4 vinhos com tapas, realizada na Garagem Bouza, onde está a coleção de carros antigos da família. Também é possível almoçar na bodega com serviço à la carte.

BODEGA CARRAU: Outra vinícola familiar nos arredores de Montevidéu que está a 20 km de Punta Carretas. Os Carrau, provenientes da Catalunha, produzem vinhos desde 1720, e estão no Uruguai desde 1930, dedicando-se a produção de vinhos finos desde 1976. A sede da vinícola ocupa uma casa colonial do século 19, recuperada pela família. A visitação é bem intimista, em grupos de no máximo 10 pessoas. Você visita o pequeno vinhedo da propriedade (os grandes lotes ficam mais adiante, em Canelones) e depois passa por onde é feita a produção do vinho. A estrela desta etapa é a cave, que acumula umidade há 150 anos e proporciona uma temperatura constante de 15 graus o ano inteiro. 

FAMILIA DEICAS: 47 km ao norte de Punta Carretas, no município vizinho de Canelones, a Familia Deicas/Juanicó é uma vinícola bastante preparada para o turismo. Durante a visita você pode optar pela degustação Atlantic com vinhos de vinhedos influenciados pela proximidade do mar, pela visita guiada com degustação ou pela degustação Familia Degas, que inclui a estrela da casa, o premiadíssimo Preludio. Todas opções são acompanhadas de tábuas de frios, pão artesanal e contam com uma degustaçãozinha de azeite. Também é possível agendar almoços, com menus harmonizados e opções à la carte. 

PIZZORNO: Situada em Canelones, mas pertíssimo da divisa com a Montevidéu, a Pizzorno está a 26 km da zona hoteleira de Pocitos-Punta Carretas. É uma bodega que pode ser visitada pela manhã ou à tarde. São três degustações disponíveis: Clásica, de 4 vinhos, Premium, de 6 vinhos e Master Class, de 8 vinhos. O almoço de 3 passos com harmonização é precedido por uma degustação Master Class. 

Outras vinícolas próximas a Montevideo: Bracco Bosca (45 km), H. Stagnari (30 km), ‘bodega de autor’ com o tannat mais premiado do mundo, Antigua Bodega (30 km), Varela Saranz (35 km): a mais bonita das vinícolas, com um caminho de oliveiras antigas ao longo dos vinhedos, Familia Moizo (44 km): uma vinícola realmente artesanal, com colheita feita a mão. 

Para saber mais acesse: https://www.irmaspelomundo.com.br/post/uruguai_road_trip_2

Assista nossos dias no Uruguai: https://www.youtube.com/watch?v=DTitNgmKYSg&t=17s

Intagram: @irmas_pelo_mundo
Tiktok: irmaspelomundo
Youtube: irmãs_pelo_mundo
Blog: www.irmaspelomundo.com.br

Nos vemos no próximo destino! 

Paula e Gabriela 

Gabriela e Paula

CURITIBA: A capital paranaense e cidade dos parques

10/05/2024 17h08 | Por: Gabriela e Paula

Considerada por muitos como uma das cidades mais desenvolvidas da América Latina, Curitiba oferece inúmeras atrações e é um ótimo destino para o turismo de final de semana ou feriados prolongados. A capital paranaense é um destino muito versátil, com atividades para todos os tipos de viajantes.

Gabriela e Paula

Florianópolis além das praias. 

03/05/2024 12h06 | Por: Gabriela e Paula

Belezas naturais, o folclore local, cultura manezinha, praias estonteantes são apenas alguns dos atributos que colocam Florianópolis no alto da lista das cidades mais visitadas por estrangeiros no Brasil. Uma cidade que encanta pela capacidade de agradar todo tipo de público. Carinhosamente chamada de Floripa, a capital catarinense também conhecida como a Ilha da Magia já que suas praias e pontos turísticos deixam qualquer um “enfeitiçado”!

Gabriela e Paula

Vinícolas na Serra Catarinense

19/04/2024 16h39 | Por: Gabriela e Paula
Imagem: redes sociais

Santa Catarina é considerado um dos mais jovens e modernos destinos de enoturismo do Brasil. A região serrana, que se destaca pela produção de vinhos de altitude, vem atraindo cada vez mais apreciadores e turistas. 

Nesta região de clima apropriado e vinhedos localizados entre 900 e 1.400 metros acima do nível do mar, as variedades de uva amadurecem de forma lenta e completa, garantindo um padrão de qualidade incontestável aos produtos.São espumantes, vinhos brancos, rosados, tintos e doces, com personalidade intensa e marcante, bem característicos de terrenos de altitude.

Piqueniques ao ar livre, tours guiados, sunsets com música e alto astral, degustações e harmonizações com pratos típicos da região são algumas das atividades oferecidas pelas vinícolas de altitude.Nós separamos algumas vinícolas como opções para você visitar. Vale a pena conferir.

::VINÍCOLA THERA ::

Localizada em Bom Retiro, é a opção mais sofisticada da região com projetos de arquitetura e decoração diferenciados com muitos elementos artísticos.O cultivo de uvas já acontece no local há muitos anos, mas a visitação é relativamente recente. Atualmente a vinícola possuiu a Pousada e o Wine Bar, que foi reconstruído após um trágico incêndio. As atividades oferecidas incluem tour com degustação, almoço harmonizado, piquenique e cavalgada. O Wine Bar funciona das 12h às 22h30, com cardápio à la carte.

::VILLA FRANCIONI::

Na cidade de São Joaquim fica localizada a sede da maior vinícola de Santa Catarina, a Villa Francioni, resultado de uma paixão pelo vinho e pela sofisticação da vinicultura internacional. A vinícola abre suas portas aos turistas desde 2008. O tour interno passa pelos 5 andares da vinícola e a degustação é conduzida na loja onde o visitante surpreende-se com a personalidade única dos rótulos servidos. 

::VINICOLA BOUTIQUE D ALTURE :: 

Também localizada em São Joaquim e com perfil boutique, a Vinícola Boutique d’Alture traz uma experiência única para quem deseja conhecer de perto como funciona a produção de vinhos em Santa Catarina. O projeto do boliviano Don Roberto Chaves aposta no terroir e altitude remetendo à toscana. A vinícola oferece aos turistas visita guiada com degustação de rótulos, almoço harmonizado, piquenique, sunset e hospedagem em cabanas para casais. 

::MONTE AGUDO :: 

Uma vinícola boutique familiar localizada em São Joaquim. Os vinhedos da Monte Agudo datam o ano de 2004, mas o espaço onde os visitantes podem degustar excelentes vinhos enquanto desfrutam da mais bela paisagem da Serra, foi inaugurado em 2013. As três variedades principais cultivadas são Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay e desde 2011 os vinhos vêm sendo premiados. As atividades oferecias na vinícola são: Sunset Degustação, SunsetWineand Music, piquenique e almoço harmonizado.

::VINÍCOLA PERÍCÓ :: 

Localizada no Vale Pericó, um dos pontos mais altos de Santa Catarina, a 1300m de altitude, a vinícola fundada em 2002, nasceu de um grande sonho pessoal e da aposta no potencial de Santa Catarina no cenário de vinhos de altitude.Em 2020 a vinícola inaugurou um espaço situado ao lado dos vinhedos, onde o turista pode degustar os vinhos acompanhado de fingerfoods, e é claro, abastecer a adega com os produtos disponíveis na loja.A Pericó produz vinhos a partir de castas francesas, tem rótulos premiados como o Espumante Juliete Branco Brut.

:: VIVALTI VINÍCOLA ::

Situada em São Joaquim, a vinícola cultiva uvas que vieram da Europa, entre elas as uvas Sauvignon Blanc, PinotNoir, Sangiovese, Merlot e Montepulciano, todas muito bem adaptadas ao clima e solo da região. A sonoridade italiana do nome “Vivalti” é uma referência à altitude em que as uvas são cultivadas, e ao músico e compositor italiano, Antonio Vivaldi, o preferido de Vicente Donini, proprietário da vinícola. Atualmente, a Vivalti Vinícola produz 14 diferentes rótulos da bebida e já coleciona diversos prêmios em concursos para avaliação de vinhos no Brasil. 

Se você é um apreciador de um bom vinho, gosta de histórias e de lindas paisagens, precisa visitar as vinícolas em Santa Catarina! 

Gostou da dica? Então nos siga nas redes sociais:

Intagram: @irmas_pelo_mundo
Tiktok: irmaspelomundo
Youtube: irmãs_pelo_mundo
Blog: www.irmaspelomundo.com.br

Nos vemos no próximo destino! 

Paula e Gabriela

Gabriela e Paula

Você conhece o Castelo Britânico de Cocal do Sul?

12/04/2024 16h39 | Por: Gabriela e Paula

Oi!! Nós somos as Irmãs Pelo Mundo (@irmas_pelo_mundo), e a partir de agora, teremos um encontro marcado toda sexta-feira, aqui no portal SCTodoDia! Com esta coluna queremos te inspirar, aumentar a sua curiosidade e te incentivar a conhecer cada canto desse mundo. Vamos trazer dicas de lugares, passeios e experiências para você sair da rotina e também compartilhar as nossas viagens para os mais diversos destinos.

Nossa primeira dica não poderia ser diferente. Queremos trazer um passeio e experiência que fica na nossa cidade, Cocal do Sul, e que vai te transportar às terras britânicas: o Castelo Persevere, mais conhecido como Castelo Britânico. 

Com arquitetura inspirada no castelo de Glamis, em Angus, na Escócia, onde nasceu a mãe da rainha Elizabeth II, o projeto idealizado em 1998 e finalizado em 2006, carrega além de sua imponência, a riqueza de histórias da coroa britânica. Um dos grandes objetivos do projeto era tornar acessível a cultura britânica a quem não pode ir até a Europa, portanto tudo dentro do castelo foi pensado para proporcionar ao visitante uma experiência como na época dos reis e rainhas. Chamamos a visita de “experiência”, pois você interage com o cenário, senta nas poltronas, nas mesas, toca nos objetos e até pode vestir trajes típicos, se quiser.

O castelo conta 2 mil anos de história em quatro andares, 20 cômodos e seis torres, sendo quatro funcionais temáticas e duas decorativas. Os espaços recriam cenários ingleses importantes, com objetos, louças e fotografias sobre pessoas e fatos históricos. Todos os detalhes foram pensados e reforçam os costumes e características britânicas.

Para compor todos esses cenários, os proprietários que são ingleses e apaixonados pela cultura britânica, se inspiraram em filmes, pesquisas e trouxeram da Inglaterra e da Escócia porcelanas, prataria, cristais, gravuras, jornais originais e instrumentos musicais. Antiguidades do Rio Grande do Sul e réplicas de móveis feitos em Santa Catarina também fazem parte do acervo do castelo. 

O Castelo Britânico é bastante procurado para ensaios fotográficos e eventos gastronômicos. Também é possível realizar um tour guiado para conhecer cada cenário deste lugar incrível. As visitas podem ser feitas em grupos, mas devem ser agendadas com até 36 horas de antecedência, através da página do castelo no Instagram (@castelobritanico). O horário de funcionamento é das 10h às 16h, de terça a domingo. Há opção do tour em inglês britânico, com um guia nativo.

Você pode optar por outras atividades no castelo como o Chá das Cinco e o Brunch, que é uma espécie de café da manhã com almoço, é servido na Sala Prince of Wales e no jardim, seguindo um menu de tradições inglesas e pasmem, tudo é produzido no próprio castelo. A refeição é servida com louças comemorativas impecáveis e objetos de época. Já o Chá das Cinco é servido na sala Elizabeth Hall e conta com um bule de café ou de chá e uma torre de doces e salgados tipicamente ingleses.

Prepare-se para viver um verdadeiro conto de fadas e para experimentar de perto a real sensação de estar em contato com uma cultura tão rica e icônica. 

Gostou da dica? Então nos siga nas redes sociais:

Intagram: @irmas_pelo_mundo
Tiktok: irmaspelomundo
Youtube: irmãs_pelo_mundo
Blog: www.irmaspelomundo.com.br

Nos vemos no próximo destino! 

Paula e Gabriela

Gabriela e Paula

Irmãs pelo mundo

Somos irmãs, residentes da cidade de Cocal do Sul, Santa Catarina e adoramos explorar lugares e ter novas experiências. Já viajamos para mais de 12 países e conhecemos 11 estados brasileiros. Apaixonadas por bons drinks, boa comida e estar com amigos. ​ Trabalhamos no ramo industrial e as viagens se tornaram nosso refúgio e nossa paixão. ​ A página no instagram surgiu em 2017 durante nossa viagem ao Peru. Nossa intenção é inspirar as pessoas a terem novas vivências e se aventurarem por esse mundo a fora por meio de publicações de conteúdos autênticos e cuidadosamente selecionados. ​ Sejam bem vindos! ​ Boa Leitura e muitas viagens!

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.