Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Gabriela e Paula

Vinícolas na Serra Catarinense

19/04/2024 16h39 | Por: Gabriela e Paula
Imagem: redes sociais

Santa Catarina é considerado um dos mais jovens e modernos destinos de enoturismo do Brasil. A região serrana, que se destaca pela produção de vinhos de altitude, vem atraindo cada vez mais apreciadores e turistas. 

Nesta região de clima apropriado e vinhedos localizados entre 900 e 1.400 metros acima do nível do mar, as variedades de uva amadurecem de forma lenta e completa, garantindo um padrão de qualidade incontestável aos produtos.São espumantes, vinhos brancos, rosados, tintos e doces, com personalidade intensa e marcante, bem característicos de terrenos de altitude.

Piqueniques ao ar livre, tours guiados, sunsets com música e alto astral, degustações e harmonizações com pratos típicos da região são algumas das atividades oferecidas pelas vinícolas de altitude.Nós separamos algumas vinícolas como opções para você visitar. Vale a pena conferir.

::VINÍCOLA THERA ::

Localizada em Bom Retiro, é a opção mais sofisticada da região com projetos de arquitetura e decoração diferenciados com muitos elementos artísticos.O cultivo de uvas já acontece no local há muitos anos, mas a visitação é relativamente recente. Atualmente a vinícola possuiu a Pousada e o Wine Bar, que foi reconstruído após um trágico incêndio. As atividades oferecidas incluem tour com degustação, almoço harmonizado, piquenique e cavalgada. O Wine Bar funciona das 12h às 22h30, com cardápio à la carte.

::VILLA FRANCIONI::

Na cidade de São Joaquim fica localizada a sede da maior vinícola de Santa Catarina, a Villa Francioni, resultado de uma paixão pelo vinho e pela sofisticação da vinicultura internacional. A vinícola abre suas portas aos turistas desde 2008. O tour interno passa pelos 5 andares da vinícola e a degustação é conduzida na loja onde o visitante surpreende-se com a personalidade única dos rótulos servidos. 

::VINICOLA BOUTIQUE D ALTURE :: 

Também localizada em São Joaquim e com perfil boutique, a Vinícola Boutique d’Alture traz uma experiência única para quem deseja conhecer de perto como funciona a produção de vinhos em Santa Catarina. O projeto do boliviano Don Roberto Chaves aposta no terroir e altitude remetendo à toscana. A vinícola oferece aos turistas visita guiada com degustação de rótulos, almoço harmonizado, piquenique, sunset e hospedagem em cabanas para casais. 

::MONTE AGUDO :: 

Uma vinícola boutique familiar localizada em São Joaquim. Os vinhedos da Monte Agudo datam o ano de 2004, mas o espaço onde os visitantes podem degustar excelentes vinhos enquanto desfrutam da mais bela paisagem da Serra, foi inaugurado em 2013. As três variedades principais cultivadas são Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay e desde 2011 os vinhos vêm sendo premiados. As atividades oferecias na vinícola são: Sunset Degustação, SunsetWineand Music, piquenique e almoço harmonizado.

::VINÍCOLA PERÍCÓ :: 

Localizada no Vale Pericó, um dos pontos mais altos de Santa Catarina, a 1300m de altitude, a vinícola fundada em 2002, nasceu de um grande sonho pessoal e da aposta no potencial de Santa Catarina no cenário de vinhos de altitude.Em 2020 a vinícola inaugurou um espaço situado ao lado dos vinhedos, onde o turista pode degustar os vinhos acompanhado de fingerfoods, e é claro, abastecer a adega com os produtos disponíveis na loja.A Pericó produz vinhos a partir de castas francesas, tem rótulos premiados como o Espumante Juliete Branco Brut.

:: VIVALTI VINÍCOLA ::

Situada em São Joaquim, a vinícola cultiva uvas que vieram da Europa, entre elas as uvas Sauvignon Blanc, PinotNoir, Sangiovese, Merlot e Montepulciano, todas muito bem adaptadas ao clima e solo da região. A sonoridade italiana do nome “Vivalti” é uma referência à altitude em que as uvas são cultivadas, e ao músico e compositor italiano, Antonio Vivaldi, o preferido de Vicente Donini, proprietário da vinícola. Atualmente, a Vivalti Vinícola produz 14 diferentes rótulos da bebida e já coleciona diversos prêmios em concursos para avaliação de vinhos no Brasil. 

Se você é um apreciador de um bom vinho, gosta de histórias e de lindas paisagens, precisa visitar as vinícolas em Santa Catarina! 

Gostou da dica? Então nos siga nas redes sociais:

Intagram: @irmas_pelo_mundo
Tiktok: irmaspelomundo
Youtube: irmãs_pelo_mundo
Blog: www.irmaspelomundo.com.br

Nos vemos no próximo destino! 

Paula e Gabriela

Gabriela e Paula

Irmãs pelo mundo

Somos irmãs, residentes da cidade de Cocal do Sul, Santa Catarina e adoramos explorar lugares e ter novas experiências. Já viajamos para mais de 12 países e conhecemos 11 estados brasileiros. Apaixonadas por bons drinks, boa comida e estar com amigos. ​ Trabalhamos no ramo industrial e as viagens se tornaram nosso refúgio e nossa paixão. ​ A página no instagram surgiu em 2017 durante nossa viagem ao Peru. Nossa intenção é inspirar as pessoas a terem novas vivências e se aventurarem por esse mundo a fora por meio de publicações de conteúdos autênticos e cuidadosamente selecionados. ​ Sejam bem vindos! ​ Boa Leitura e muitas viagens!

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.