Sexta-feira, 12 de julho de 2024

COLUNISTAS

Gisele Victor Batista

O que a diversidade diz sobre você mesmo?

03/07/2024 14h48 | Por: Gisele Victor Batista

A diversidade nas empresas tornou-se um tema central, não apenas por uma questão de cumprimento normativo (cotas), mas tem sido tratada como uma estratégia essencial à inovação e competitividade no mercado.
Mas compreender a diversidade envolve mais do que reconhecer as diferenças que existem, naturalmente, entre as pessoas. Ela revela nossos vieses inconscientes que são estereótipos, crenças e preconceitos de onde decorrem nossos julgamentos ao que conhecemos como "padrão".

Precisamos ir além enquanto seres humanos, sair de nossas ilhas de referência para ampliarmos nossa capacidade de compreender a realidade, pois uma visão limitada do mundo, tende a ser uma visão limitada sobre nós mesmos.
A diversidade é ampla e representa a pluralidade dos seres humanos, e isso inclui raça, gênero, idade, religião, deficiência, orientação sexual, experiências, e outras características de identidade. Ainda, ela pode ser segmentada em várias categorias, mas duas das principais são diversidade inata (que são os traços com os quais nascemos) e a diversidade adquirida (que inclui aqueles que ganhamos através de nossas experiências).

Essas características deveriam ser motivo de orgulho de nossa individualidade, mas acabam criando barreiras para muitos profissionais no meio corporativo. Denominados de "Marcadores Sociais", esses atributos visíveis ou identificáveis, podem influenciar a forma como as pessoas são percebidas e tratadas no ambiente de trabalho, afetando a autoestima, acesso a oportunidades e, consequentemente, a produtividade.

É preciso entender a diversidade e criar políticas que reconheçam e abordem essas questões para promover ambiente de segurança psicológica, inclusivo e onde o sentimento de pertencimento impulsiona as pessoas a prosperarem. Equipes diversas são mais criativas, inovadoras e eficazes na resolução de problemas, resultando em maior rentabilidade e satisfação dos clientes.

Existem 03 estágios para lidar com equipes diferentes:

✔Exclusão: não aceito do diferente.
✔Integração: eu acolho o diferente.
✔Inclusão: sentimento de pertencimento.

"Não Deixar Ninguém para Trás"! Este princípio orientador da Agenda 2030 e reforça o compromisso de atender às necessidades dos indivíduos mais vulneráveis e marginalizados, garantindo que as políticas e ações considerem as variadas necessidades de diferentes grupos sociais, culturais, econômicos e ambientais. A diversidade e inclusão de vozes diversas significa que tod@s tenham representação e participação, se sentindo pertencentes aos espaços que ocupam.
A multiplicidade é humana e, se somos diferentes, é essa pluralidade que nos aproximará! Conhecer sobre diversidade pode ser revelador e exige autoconhecimento e autopercepção sobre comportamentos e atitudes, para saber quem realmente cabe em nosso "tod@s".

Que saber mais sobre Projetos ESG para sua Empresa? Acesse: @giselevictorbatista

Venha fazer parte das transformações que o mundo precisa!

Se você ou sua empresa pode fazer mais e melhor para cuidar das pessoas e do planeta, faça parte do Movimento Nacional ODS SC. É um movimento social constituído por voluntários, de caráter suprapartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.

https://sc.movimentoods.org.br

Gisele Victor Batista

Planeta ODS

Top Voice Sustentabilidade
e ESG LinkedIn

Diretora da Harpia Meio Ambiente
Coordenadora de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC
contato@harpiameioambiente.com.br

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.