Lavar ou não as embalagens para reciclar? Eis a questão.
Pensando no consumo desenfreado de água, é comum pensar que lavar o resíduo que seria destinado a reciclagem, seria desperdício, certo? Errado.
Lavar os recicláveis não é considerado um desperdício de água, é um uso legítimo de um recurso natural que propicia uma qualidade no material primário para os recicladores, garantindo sua segurança durante todo o processo, e para os nossos tão estimados catadores e cooperados, visando salvaguardar a saúde e a segurança desses trabalhadores.
Quer otimizar ainda mais o processo? Que tal utilizar água de reuso? Este método é considerado a lavagem ideal de embalagens para reciclagem, pois não se faz o uso de água potável que poderia ser utilizada para consumo, por exemplo. Como dica, recomenda-se que coloque a embalagem no fundo da pia e lave a louça como de costume, deixando a água com sabão cair nesses recicláveis. Lavar as embalagens, garante uma diminuição na taxa de contaminação cruzada (óleo x líquido x papel), por exemplo.
Armazenar as embalagens sujas, comprometem a higiene do seu próprio ambiente e das áreas de armazenamento. Eliminar a lavagem prejudicaria ainda a logística de recolhimento diário dos materiais.
Na sua cidade, procure por pontos de coleta, pela Prefeitura local, Conselho do Meio Ambiente, ocasionalmente pode ocorrer através das ações das Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), nas ações do Dia D.
É uma grata satisfação poder estar com vocês, leitores do portal SCTODODIA. Espero estar à altura de tanta dedicação e carinho que depositam não só aqui, mas nas rádios que fazem parte do Grupo Catarinense de Rádios.
Hoje inauguro minha coluna quinzenal neste espaço e vou tratar de meio ambiente e futuro. Uma temática que caminha lado a lado, mas que muitas vezes ignoramos.
Você e eu somos o meio ambiente, por isso que cuidar do que está ao nosso redor é uma autopreservação, é o bem-estar da família, da empresa e da comunidade que está em nossas mãos.
Costumo dizer que a melhor estratégia é sempre preservar e investir um tempo para falar do tema é investir em nós mesmos.
Vai ser um prazer contar com sua presença aqui. Se surgir algum tema correlacionado que queira que eu discorra, por favor, me procure.
Invista um minuto do seu tempo para pensar nisso
Para inaugurar esse momento, trago aqui um projeto mais do que especial que você também vai poder ouvir nas ondas do rádio.
O Grupo Catarinense de Rádios está trazendo para a programação o MINUTO ECOLÓGICO, uma parceria com a OSSOTUBA – Cujo negócio é reciclar e tem o meio ambiente como prioridade. A OSSOTUBA é uma das empresas que tenho a honra de poder acompanhar e sugerir soluções ambientais.
O programete MINUTO ECOLÓGICO, consiste em abordar questões ambientais que envolvem todo o nosso planeta e principalmente a nossa região. Visa conscientizar os ouvintes em geral, sobre as necessidades de ações efetivas, pois se cada um fizer a sua parte, chegaremos juntos a um objetivo comum, que é um MUNDO MELHOR.
O programete vai ao ar nas três rádios do Grupo na região da Amurel: Rádio Monte Carlo, Rádio 102FM e Rádio Cidade Tubarão.
Semeando Novos Tempos
Bióloga e mestre em Gestão Ambiental. Diretora da empresa Semear Soluções Ambientais.