Segunda-feira, 06 de maio de 2024
Tech

Santa Catarina se destaca com uso de tecnologias

Com uso de satélites e tecnologias avançadas, SC alcança destaque na coleta de dados sobre biodiversidade, fornecendo informações essenciais para a conservação ambiental e políticas públicas

Florianópolis - SC, 26/04/2024 09h04 | Por: Kelle Maciel | Fonte: Semae
Foto: FlorestaSC/divulgação/SC Todo Dia

Em Santa Catarina, um levantamento de dados sobre as florestas tropicais usando tecnologia de ponta e satélites tem se destacado como um dos mais completos da América do Sul. O projeto, conhecido como Floresta-SC, foi desenvolvido pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e já catalogou 3.329 espécies vegetais no estado até abril de 2024.

Durante uma visita técnica à FURB, o secretário adjunto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), Guilherme Dallacosta, e a diretora Gabriela Brasil dos Anjos, ressaltaram a importância do programa para o desenvolvimento de políticas públicas ambientais. O estado, com 38% de seu território coberto por florestas nativas, vê uma ferramenta crucial neste programa para promover a conservação e restauração dos ecossistemas.

O programa fornece dados para políticas públicas, para o setor privado e práticas de manejo responsável. As informações são utilizadas por mais de 100 universidades globalmente. Segundo Alexander Christian Vibrans, coordenador do programa pela Furb, o uso de tecnologias como sensores de satélite e coletas em campo garante a precisão dos dados, necessários para entender os processos ecológicos e os impactos das mudanças climáticas nas florestas da região.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.