Sábado, 18 de maio de 2024
Justiça

MPSC identifica plágio em prova de processo seletivo

Foi recomendado a anulação do processo seletivo

Arroio Trinta - SC, 05/05/2024 15h28 | Por: Vitor Wolff
Foto: Reprodução/SCTodoDia
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No mês de março deste ano, a Prefeitura de Arroio Trinta, localizada no Meio-Oeste, organizou um processo seletivo para preencher vagas em diferentes áreas e contratou os candidatos aprovados. No entanto, descobriu-se que as questões das provas foram copiadas da internet, o que causou indignação entre vários candidatos. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Videira, recomendou a anulação do processo seletivo.

De acordo com as investigações, em uma das provas, das 30 questões, 24 eram cópias exatas de conteúdo encontrado na internet, e as outras seis apresentavam pequenas variações apenas na ordem das alternativas de resposta. Em outras provas também foram identificadas questões e alternativas copiadas. O MPSC alerta para o risco de favorecimento de candidatos específicos, o que coloca em dúvida a imparcialidade do processo seletivo.

publicidade

A Prefeitura de Arroio Trinta já informou que acatará a recomendação e solicitou um prazo para realizar um novo processo seletivo. A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Videira estabeleceu um prazo de 30 dias para que as medidas necessárias sejam tomadas, incluindo a exoneração dos funcionários contratados temporariamente, e poderá tomar medidas judiciais caso o compromisso não seja cumprido.

"Uma rápida pesquisa na rede mundial de computadores já mostrou que a maioria das questões aplicadas nas provas era igual ou praticamente igual às encontradas em sites especializados, o que caracteriza plágio e fere os princípios constitucionais da igualdade, legalidade, impessoalidade, entre outros, e cabe ao Ministério Público combater esse tipo de prática", explica a Promotora de Justiça Raíza Alves Rezende, que atua na área da moralidade administrativa.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.