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Sábado, 24 de fevereiro de 2024

COLUNISTAS

Erick Gazapina

Não negligencie os números

05/12/2023 09h00 | Atualizada em 05/12/2023 11h29 | Por: Erick Gazapina

E se eu te contasse hoje que o principal segredo do meu trabalho, não está ligado à comunicação? 

É claro, saber se comunicar é uma grande parte do negócio do vendedor, e isso é sabido por todo mundo. Tem gente que atribui o sucesso do vendedor somente ao dom de se comunicar, o que em partes está correto, mas vendas não é só isso!

Existe algo que ao meu ver é inegociável para o vendedor, e tem a ver com saber monitorar e utilizar os dados ao seu favor. 

“Mas Erick, eu não tenho um sistema para isso.”

Aí é que está o seu segredo, você é o seu sistema. Existem dados que para o vendedor não podem passar despercebidos, e mesmo sem um sistema de vendas você consegue monitorar, quer seja em uma planilha de Excel, quer seja em uma folha de papel. 

Já adianto, é bem trabalhoso no início, mas, depois que engrena vira uma maravilha. Você não vai mais querer parar de calcular, porque você vai ver na prática onde você acerta e onde você erra, onde você pode mexer para virar o jogo, qual ajuste você precisa fazer para melhorar o seu resultado, onde você é mais efetivo, enfim, os números são capazes de te mostrar mil coisas, mas é preciso tê-los. 

Peter Drucker, o pai da administração moderna, dizia que o que pode ser medido, pode ser melhorado, e eu acredito fielmente nisso. Eu sou um chato com esse negócio de números, e quando alguma coisa não vai bem, geralmente eu tento explicar na calculadora o porquê daquilo. Invariavelmente é ali que está realmente a resposta. 

Agora que já te contei este segredo, você pode fazer algumas coisas com ele. 90% por cento  de quem ler não vai fazer nada, e continuar reclamando que tá dando tudo errado, e os outros 10% vão procurar entender melhor como isso funciona. Se você estiver nestes 90% você já encerrou o texto, boa semana para você. 

Agora se estiver entre os outros 10%,  saiba que tudo pode ser mensurado e que cada dado por mais que pareça insignificante muda o jogo no seu negócio. Quantos atendimentos você faz? Quantas propostas viram venda? Qual o ticket médio por venda? Qual a idade do seu cliente base? Todo número pode ser registrado e é necessário. Por exemplo, o percentual que eu citei no parágrafo anterior fez você vir comigo até o final do texto. E mesmo sem uma calculadora eu posso apostar que não foram só 10% dos que leram. 

Boa semana e boas vendas! 
 

Erick Gazapina

Vamos alegrar a tarde?

Com experiência de uma década na área comercial, compartilho conhecimento por intermédio das mídias sociais, podcast e YouTube. Para cursos e palestras, contato: 48 99687-2339

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