Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Fabrício Attanásio

ESG e SUSTENTABILIDADE: Sobrevivência ou Competitividade? Como acelerar a implementação?

25/04/2024 08h53 | Por: Fabrício Attanásio

Vamos nos inspirar nos ótimos insights e experiências compartilhadas no 3ª Edição do Fórum ESG da Amcham Brasil, realizado nesta segunda-feira (22.04), no MASP em São Paulo, também transmitido ao vivo para todo o Brasil, e enfatizar as principais questões que as empresas precisam para liderar estratégias e práticas de ESG e consolidar seus resultados.

Para quem ainda não conhece, a Amcham Brasil é a maior entidade multissetorial do país e a maior Câmara Americana de Comércio fora dos Estados Unidos. E promove conexões entre mais de 180 mil executivos, oferece conteúdo para o desenvolvimento de lideranças empresariais e atua na defesa de interesses transversais em temas como Brasil-EUA, competitividade, sustentabilidade, comércio internacional e investimentos. Fundada em 1919, é uma entidade sem fins lucrativos e apartidária, para saber mais acesse: https://www.amcham.com.br/ 

Quando falamos de ESG, sigla em inglês que corresponde às práticas ambientais (E, de environmental), sociais (S, de social) e de governança (G, de governance) ou de Sustentabilidade nos negócios, normalmente as primeiras questões que surgem são: 

1. Nós já fazemos nossa parte, pagamos impostos e geramos empregos; 
2. Já cumprimos a regulação e a legislação; 
3. Estamos muito bem, geramos ótimos resultados e lucro, não temos tempo e recursos para esses modismos; dentre outras

E, por aí vai...mas a grande questão a ser considerada é: no setor e mercado que a empresa atua, ESG e Sustentabilidade hoje é uma questão de Sobrevivência ou Competitividade? Ou melhor, amanhã e depois? Qual o comportamento e tendências do mercado e consumidores  atualmente e no futuro? Não saber essas respostas de forma consistente e fundamentada, já demonstra uma fragilidade e riscos para empresa, saber e não fazer nada, também.

Mas depois de estudar e analisar todas essas questões a empresa ainda tem dúvidas da importância da ESG e a Sustentabilidade em sua Empresa? Neste caso, sou muito sincero e enfatizo: SE VOCÊS NÃO ACREDITAM, NÃO IMPLEMENTEM! Porém, assumam as consequências e os riscos atuais e futuros dessa decisão. 

Neste contexto, dados interessantes da Pesquisa Panorama ESG 2024 realizada no Brasil, merecem serem destacados:

- 71% das empresas respondentes já adotam melhores práticas de ESG, um aumento de 24% na comparação com 2023 (47%).
Sobre o por que as organizações estão aderindo à Agenda ESG?
- 78% afirmam buscar ter um impacto mais positivo em questões ambientais e sociais
- 77% dizem que estão buscando fortalecer a reputação no mercado ao entrarem na agenda
- 63% estão na agenda para fortalecer a relação com os stakeholders

Sobre os principais desafios na Agenda ESG:

- 40% dificuldade de mensurar indicadores ESG 
- 32% ausência de uma cultura forte de ESG 
- 30% falta de recursos financeiros 

Agenda ESG é coletiva, mas deve ser conduzida pelos líderes empresariais (77%) e governamentais (67%), 52% dos respondentes acredita que a realização da COP30 no Brasil terá impacto positivo em sua organização. O pilar social é a prioridade para 72%dos respondentes, seguido de governança (68%) e ambiental (66%).

Afinal, como acelerar a implementação da agenda ESG e Sustentabilidade? 

Neste contexto, vamos conhecer alguns fatores críticos de sucesso que são fundamentais para sua implementação. Iremos começar com os fatores identificados da pesquisa apresentada no Fórum ESG Amcham. Onde os respondentes destacaram que para acelerar a implementação da agenda ESG, são necessários pelo menos três aspectos: 

  • a capacitação e desenvolvimento de lideranças e colaboradores (56%); 
  • a importância de integrar a sustentabilidade na estratégia de negócios da empresa (48%); 
  • a previsão de orçamentos específicos e recursos financeiros adequados para viabilizar as iniciativas ESG (47%). 

Podemos ressaltar que nesta capacitação e desenvolvimento das lideranças e colaboradores, precisa ser contemplado a Mindset (mentalidade) orientado a Inovação e Sustentabilidade/ESG, profissionais internos qualificados e/ou consultoria com experiência são fundamentais, além  dentre outros fatores, um bom Diagnóstico sistêmico da Empresa, e a partir do alinhamento a estratégia rever o modelo de gestão e operação é muito importante, assim como, quando necessário os processos, o sistema de gestão dos resultados e sua comunicação,  na busca de fortalecimento da Cultura da aprendizagem e evolução contínua da agenda ESG/Sustentabilidade na empresa.

O "Panorama ESG 2024", revela que a adoção de práticas de sustentabilidade e ESG pelas empresas no Brasil teve um avanço significativo no último ano, e a tendência é se intensificar.

Dentre muitas participações relevantes no fórum, gostaria de destacar as contribuições do CEO Natura &Co Fábio Colletti Barbosa, executivo experiente que integra o Conselho de Administração da AMBEV, dentre outras empresas.  Fábio afirma que ESG não é modismo, e é para todos os tamanhos de empresas, e que não existe receita de bolo, precisa aprender a compreender e criticar com conteúdo. As empresas estão cada vez mais, entendendo a necessidade de ESG, e destaco que elas estão implementando por: 1. Convicção; 2. Conveniência; 3. Constrangimento. Outro destaque foi a visão sistêmica que ele abordou,  no “E” tem S e G, dentro do "S”, tem; e tem E e S, dentro do G. Ou seja é um tema transversal.

Importante destacar que a implementação correta das práticas ESG e de Sustentabilidade tem como principal finalidade, ajudar na geração de resultados e na perenidade dos negócios, através das dimensões de governança e econômica, e de forma equilibrada com os compromissos assumidos com as dimensões social e ambiental. Assim, com certeza, adotando essas práticas de forma adequada, a sua empresa será reconhecida por seus stakeholders (internos e externos) e terá ainda mais competitividade no mercado, seja ele nacional ou internacional.  

E, VOCÊ, GOSTARIA DE AVANÇAR NA AGENDA ESG E DE SUSTENTABILIDADE EM SUA EMPRESA?

Estamos à disposição para lhe ajudar. ENTREM EM CONTATO!
 

Fabrício Attanásio

Inovação & Sustentabilidade

Administrador, professor universitário, palestrante e consultor com experiência de mais de 20 anos em organizações nacionais e internacionais. Idealizador e CEO da i-KOA Inovação & Transformação. É cofundador e coordenador-geral do Comitê ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) de Tubarão e região da Amurel do Movimento Nacional ODS de Santa Catarina.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.