Sexta-feira, 12 de abril de 2024

COLUNISTAS

Fabrício Attanásio

Tecnologias Sustentáveis e Tendências Tecnológicas 2024: Qual a relação com a Inovação e ESG?

27/02/2024 15h39 | Por: Fabrício Attanásio

Quando iniciei a coluna “Inovação & Sustentabilidade” no Portal SC Todo Dia, além do desafio de trazer uma perspectiva diferente e relevantes sobre estas temáticas, tinha o objetivo de abrir portas e oportunidades para outras pessoas também falarem sobre Sustentabilidade, ODS, ESG e Inovação. 

Atualmente, me sinto realizado e muito feliz por ter colegas com suas colunas contribuindo e ampliando a consciência e importância destes assuntos tão importantes para as pessoas, organizações e nosso planeta. Desde então, tenho defendido a integração das práticas de Inovação com a sustentabilidade, ODS e a ESG; e a tecnologia, neste contexto, não pode ficar de fora.
 
O reconhecido Gartner em uma publicação sobre tendências estratégicas, destacou que “Em 2025, 50% dos diretores de tecnologia da informação terão métricas de desempenho vinculadas à sustentabilidade da organização de TI”.

Essa e outras evidências demonstram uma tendência cada vez mais presente nas áreas de TI das organizações, demandando que os profissionais de tecnologia busquem conhecer e se aprofundarem sobre a sustentabilidade e ESG e a aplicação em suas áreas, para não ficarem fora desde movimento. 

As 24 tendências em tecnologia para 2024, com um olhar para Inovação, elaborado pela renomada Singularity University Brazil, juntamente com o Learning Village que integram o Ecossistema Ânima Educação presente em todo Brasil, onde tenho a oportunidade de fazer parte como professor universitário, dentre estas tendências, identifiquei 7 com relação direta com a sustentabilidade e ESG que são apresentadas a seguir. Cabe destacar, que existiam outras tendências com impacto indireto, que optei em não relacionar.

1.    Repensar a IA para um caminho mais sustentável
2.    Pilar ESG como modelo de negócio
3.    Desperte sua imaginação: enfrentamento aos desafios climáticos com inovação
4.    Cleantechs: tecnologia a serviço da mudança
5.    Descarbonização: o futuro financeiro sustentável
6.    Startups são cruciais para edificar o futuro das alternativas sustentáveis
7.    Preparo sustentável para o amanhã

Observa-se que essas 7 tendências em tecnologia, ligadas a sustentabilidade, ESG, Inovação e tecnologia, tem impacto muito significativo nos modelos de negócios praticados, envolvendo praticamente todos os setores da sociedade, desde startups, empresas, governo, entidades da sociedade civil organizada.

Apresentando várias oportunidades de negócios e de desenvolvimento de projetos, em prol da melhoria da vida das pessoas, organizações mais sustentáveis e o cuidado com o nosso planeta. Reforçando a importância deste trabalho integrado.

Gartner complementa seu estudo, afirmando que a tecnologia sustentável é um modelo de soluções digitais que pode ser usado para capacitar resultados ambientais, sociais e de governança (ESG).

• Tecnologias ambientais: Impedir, minimizar e adaptar-se aos riscos no mundo natural.
• Tecnologias sociais: Melhorar os resultados dos direitos humanos, bem-estar e prosperidade.
• Tecnologias de governança: Fortalecer a conduta nos negócios e a construção de capacidade.


 

Como já explicamos anteriormente, a inovação não é apenas tecnológica, mas neste contexto, a tecnologia torna-se muito relevante para que possamos realmente, solucionar ou transformar nossas organizações e o planeta de forma mais impactante e disruptiva, porém, para que isso aconteça, é necessário conhecer sobre o assunto, identificar e priorizar os problemas e demandas mais relevantes, e atuar de forma sistêmica na construção de soluções aliadas com a Tecnologia, a denominada TI Sustentável, onde pessoas capacitadas, a inovação, tecnologias e a sustentabilidade se unem para o desenvolvimento de soluções sustentáveis para nossa e próximas gerações.

Assim, colocando em prática a Inovação integradas a ESG e Sustentabilidade. 

VAMOS JUNTOS, DESENVOLVER TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS, QUE IMPACTEM POSITIVAMENTE E TRANSFORMEM AS PESSOAS, NOSSAS ORGANIZAÇÕES E O PLANETA?!
 

 

Fabrício Attanásio

Inovação & Sustentabilidade

Administrador, professor universitário, palestrante e consultor com experiência de mais de 20 anos em organizações nacionais e internacionais. Idealizador e CEO da i-KOA Inovação & Transformação. É cofundador e coordenador-geral do Comitê ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) de Tubarão e região da Amurel do Movimento Nacional ODS de Santa Catarina.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.