Segunda-feira, 06 de maio de 2024

COLUNISTAS

Gisele Victor Batista

Dia Mundial da Terra e os desafios da Agenda 2030

24/04/2024 10h00 | Por: Gisele Victor Batista


À medida que celebramos o Dia Mundial da Terra, enfrentamos desafios ambientais e climáticos sem precedentes, que destacam a urgência de ações globais articuladas e interconectadas. Os impactos das mudanças climáticas estão se intensificando, e conforme o relatório do IPCC de 2023, cada fração de aumento na temperatura global intensifica ameaças dos eventos extremos, como estresse hídrico, desertificação e inundações, e que afetam milhões ao redor do mundo. A erosão dos solos, a perda de biodiversidade e o aumento das emissões de gases de efeito estufa são alguns dos problemas críticos que ameaçam nosso planeta e a sobrevivência de nossa própria espécie. O mesmo relatório aponta que limitar o aquecimento global a 1,5°C ainda é possível, mas requer ação imediata e significativa para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a resiliência climática. Ultrapassar esse limite implicaria em danos severos e irreversíveis aos biomas naturais, com implicações em nosso modelo de vida atual.

Neste contexto, e destacando o dia 19 de Abril, os povos originários emergem como guardiões vitais dos ecossistemas terrestres, desempenhando um papel crucial na conservação das florestas e na luta contra o desmatamento. A sabedoria tradicional e práticas sustentáveis de bioeconomia e manejo da terra são essenciais para preservar a biodiversidade e manter os ecossistemas saudáveis e/ou em regeneração. A proteção e o reconhecimento dos direitos dos povos indígenas não só são fundamentais para a conservação ambiental, mas também para alcançar o desenvolvimento sustentável, conforme destacado pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 (ODS 15).

Além disso, a adaptação baseada em ecossistemas, como restauração de habitats, agricultura sustentável e economia da natureza, demonstram ser estratégias mais eficazes tanto para mitigar os impactos das mudanças climáticas quanto para promover o bem-estar humano e a segurança alimentar. Garantir um planeta sustentável e inclusivo é o objetivo fim da Agenda 2030.
Enfrentamos o desafio de garantir que os financiamentos para perdas e danos devido às mudanças climáticas sejam adequados, acessíveis e previsíveis, especialmente para as comunidades mais vulneráveis, que já estão sentindo os impactos severos do aquecimento global. A decisão histórica na COP27 de estabelecer fundos específicos para lidar com perdas e danos é um passo importante, mas os detalhes de sua implementação serão cruciais.

No Dia Mundial da Terra, comemorado no dia 21 de abril, é imperativo reconhecermos a interconexão entre a saúde do nosso planeta, o bem-estar das suas populações indígenas e a nossa própria sobrevivência. A colaboração global, o reconhecimento dos direitos indígenas e o compromisso com soluções sustentáveis são fundamentais para superarmos esses desafios e garantirmos um futuro viável para as próximas gerações.
Cuidar dos ecossistemas naturais atende ao ODS 15 “Vida Terrestre” -  Meta 15.b Brasil – Mobilizar significativamente os recursos de todas as fontes e em todos os níveis, para financiar e proporcionar incentivos adequados ao manejo florestal sustentável, inclusive para a conservação e o reflorestamento.
Para saber mais sobre Agenda 2030 e os ODS, visite @harpiameioambiente

Venha fazer parte das transformações que o mundo precisa!
Se você ou sua empresa pode fazer mais e melhor para cuidar das pessoas e do planeta, faça parte do Movimento Nacional ODS SC. É um movimento social constituído por voluntários, de caráter suprapartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.
https://sc.movimentoods.org.br

Fontes de pesquisa: 
- World Economic Forum: "Environment and development in 2023: The 4 key issues"
- UN Environment Programme: "Climate Change 2023: Synthesis Report"
- World Resources Institute: "Top Findings from the IPCC Climate Change Report 2023"
 

Gisele Victor Batista

Sustentabilidade em Pauta

Top Voice Sustentabilidade
e ESG LinkedIn

Diretora da Harpia Meio Ambiente
Coordenadora Adjunta de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC
contato@harpiameioambiente.com.br

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.