Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Gisele Victor Batista

Sistema Braille: Um Caminho para a Educação Inclusiva e o Alcance do ODS 4

10/04/2024 09h30 | Por: Gisele Victor Batista

Embora o Dia Nacional do Sistema Braille, celebrado em 08 de abril, marque a importância deste sistema de leitura e escrita para pessoas cegas ou com visão reduzida, a realidade brasileira mostra que ainda há um longo caminho pela frente na alfabetização desses indivíduos. Dados da Universidade de Brasília (UNB) de 2015 apontam que 74% das 506 mil pessoas cegas no Brasil ainda não foram alfabetizadas, destacando a necessidade urgente de ações inclusivas.

O Sistema Braille é um sistema de escrita tátil (composto por pontos em relevo) desenvolvido por Louis Braille, ainda no século XIX, que permite que pessoas cegas ou com baixa visão possam ler e escrever através do toque. A sua criação foi um marco crucial na história da educação inclusiva, proporcionando acesso à informação e conhecimento para pessoas com deficiência visual em todo o mundo, proporcionando acesso à comunicação escrita, educação, emprego, interação social e participação na cultura.

Apesar de 3,5% da população brasileira ter algum tipo de deficiência visual, conforme indicação do IBGE de 2022, muitos ainda enfrentam barreiras significativas à educação e à inclusão social. Em 2010, entre as pessoas cegas, 110 mil com 15 anos ou mais de idade não são alfabetizadas; e dentre as pessoas com baixa visão, 1,5 milhão não sabem ler ou escrever. Isso indica que aproximadamente um em cada quatro indivíduos (25%) com deficiência visual eram considerados não alfabetizados, um índice significativamente superior à média da população em geral, que era de aproximadamente 8% para essa mesma faixa etária em 2010 (Agência Brasil, 2023)

A legislação brasileira, por meio da Lei Federal Nº 4.169/1962, reconhece o código Braille como um instrumento essencial para a inclusão educacional, determinando sua presença obrigatória em uma variedade de materiais, tais como livros didáticos e obras culturais, literárias ou científicas, etc. No entanto, a implementação efetiva dessas políticas mostra o desafio de assegurar o acesso equitativo à informação para indivíduos com deficiência visual. 

Ao fornecer acesso a materiais educacionais por meio do Sistema Braille, as escolas e instituições educacionais podem garantir que estudantes com deficiência visual tenham igualdade de oportunidades de aprendizado. Isso não apenas promove a inclusão desses alunos, mas também enriquece o ambiente educacional ao valorizar a diversidade e as diferentes formas de aprender. O Sistema Braille, também, contribui para a promoção de sociedades mais inclusivas e igualitárias, parte essencial do progresso em direção ao Desenvolvimento Sustentável para todos.

A inclusão do Braille no sistema de ensino atende ao ODS 04 -  Educação de Qualidade, que tem como metal geral garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos - Meta 4.5 – Até 2030, eliminar as desigualdades na educação e garantir a equidade de acesso, permanência e êxito em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino para os grupos em situação de vulnerabilidade, sobretudo as pessoas com deficiência, dentre outros grupos.

Para saber mais sobre projetos de diversidade e inclusão, visite @harpiameioambiente

Venha fazer parte das transformações que o mundo precisa!
Se você ou sua empresa pode fazer mais e melhor para cuidar das pessoas e do planeta, faça parte do Movimento Nacional ODS SC. É um movimento social constituído por voluntários, de caráter suprapartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.
https://sc.movimentoods.org.br
 

Gisele Victor Batista

Sustentabilidade em Pauta

Top Voice Sustentabilidade
e ESG LinkedIn

Diretora da Harpia Meio Ambiente
Coordenadora Adjunta de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC
contato@harpiameioambiente.com.br

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.