SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Invista no posicionamento digital da sua empresa com o Estúdio SContime!CLIQUE AQUI
Sexta-feira, 20 de maio de 2022

COLUNISTAS

Isadora Zarbato

Palavras que perdem o seu real significado na internet

23/09/2021 20h40 | Atualizada em 29/09/2021 15h28 | Por: Isadora Zarbato
Isadora Zarbato

Várias palavras viram moda na internet. Uma delas é "resiliência", um termo que significa a capacidade do indivíduo lidar com problemas e situações, procurando se adaptar a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão em situações difíceis. Não estou dizendo que as pessoas estão usando o termo de forma errada, mas que a repetição dela nos posts, em imagens, legendas, e até tatuagens, dá a sensação de que a palavra perdeu o seu real sentido.

publicidade

A palavra “empoderamento” apareceu pela primeira vez em 1987, na obra "Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra", de Paulo Freire. Mas nos últimos anos, ela passou a surgir no discurso do movimento feminista e se espalhou para a linguagem de pessoas ligadas a movimentos sociais ou defensoras de direitos civis.

 

Assim nos questionamos: uma palavra tem prazo de validade? Será que daqui alguns anos vamos ouvi-las e lembrar de movimentos, como o feminista, e do seu real sentido? A ideia a ser transmitida é a mesma, mas a palavra usada para expressá-la muda de acordo com a época. Dependendo da geração, palavras podem soar familiares ou causar estranheza. A repetição pode levar ao cansaço de alguns discursos.

 

Tanto a palavra "resiliência" quanto “empoderamento” tem um sinônimo em comum, que é "força". Pessoas resilientes e empoderadas são fortes, espero que o sentido não mude. A língua é dinâmica como a sociedade e o mundo.

Isadora Zarbato

Rádio Cidade Tubarão

Repórter e apresentadora do programa Estúdio Cidade na Rádio Cidade Tubarão. Aqui é o espaço para falar sobre saúde e bem-estar. Contato: isadora.zarbato@gmail.com

VER COLUNAS

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.