SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Segunda-feira, 18 de outubro de 2021

COLUNISTAS

Isadora Zarbato

Prevenção ao suicídio não pode ser lembrada somente em setembro

16/09/2021 19h00 | Atualizada em 29/09/2021 15h30 | Por: Isadora Zarbato
Freepik

Todos nós já passamos por uma fase ruim. Ou talvez você conheça alguém que está passando por dficuldades no momento. E realmente é isso, uma fase, um momento. Uma vez ouvi uma frase que marcou muito: "todo mundo precisa de terapia". Isso é um fato. Existe um preconceito em marcar uma consulta em um psicólogo ou psiquiatra, muita gente acha que isso é coisa de "louco", mas não. Pelo contrário, é uma necessidade do ser humano, assim como ir em um cardiologista e oftalmologista. 

publicidade

Nós somos seres comunicativos, temos a necessidade de falar, mesmo as pessoas mais caladas. Acredito que a tecnologia tem afetado um pouco isso, estamos mais no virtual do que no mundo real. Algumas pessoas por natureza já têm mais dificuldades de comunicação do que outras, e os psicólogos tentam ajudar as pessoas a demonstrarem e falarem o que sentem. 

 

E por que falo tanto em comunicação, em falar? Essa é uma das formas que uma pessoa demonstra que precisa de ajuda. Em 2021, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina, promove pelo oitavo ano consecutivo a campanha do Setembro Amarelo, com o tema "Agir salva vidas". A ação, que foi implementada no Brasil em 2014, tem como principal objetivo diminuir índices de suicídio.

 

No Brasil, os casos passam de 13 mil por ano, podendo ser bem maiores em decorrência das subnotificações. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já ao que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos.

 

E as pessoas que não tem condição de pagar por uma consulta, existe também o Centro de Valorização da Vida (CVV), que é um trabalho anônimo e ajuda milhares de pessoas diariamente que ligam para o 188. A ligação é gratuita, funciona os sete dias da semana, 24h por dia. A central do CVV está estabelecida em São Paulo. Para as pessoas que têm medo de serem reconhecidas por alguém durante a ligação, podem ficar despreocupadas, pois as linhas são distribuídas para todo o país.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.