Domingo, 19 de maio de 2024
Geral

Sul do Brasil planeja unificação para prevenção de catástrofes

Plano do Codesul integra ações das defesas civis de SC, RS, PR e MS, com mais tecnologia e centralização para maior segurança frente a desastres naturais

Florianópolis - SC, 07/05/2024 10h38 | Por: Kelle Maciel | Fonte: Cigerd
Foto: Airton Fernandes/divulgação/SC Todo Dia
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul) está implementando um plano que une as defesas civis de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, buscando soluções eficientes para prevenir e lidar com tragédias climáticas. Em reunião recente realizada em Florianópolis, no dia 13 de novembro de 2023, representantes das defesas civis dos quatro estados discutiram a centralização das operações em Santa Catarina, que possui um avançado sistema de monitoramento via satélite.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, destacou que a proposta deve incluir tecnologias avançadas para antecipar informações sobre riscos climáticos e oferecer estrutura adequada para responder rapidamente a ocorrências. O plano prevê a centralização da estrutura em Santa Catarina devido à sua localização estratégica no centro da Região Sul. Além disso, o estado possui um sistema avançado de previsão e monitoramento climático, capaz de fornecer informações precisas e medidas preventivas.

Segundo Fabiano de Souza, secretário de Proteção e Defesa Civil de SC, o serviço de meteorologia via satélite de Santa Catarina é o mais avançado da região, funcionando sete dias por semana com cobertura completa do território catarinense. Ele afirma que, embora os demais estados não tenham ainda um serviço com cobertura total, a adaptação do sistema de Santa Catarina para o restante da Região Sul seria simples.

O plano também prevê a dragagem de rios e a construção de barragens para conter enchentes. A dragagem já começou no município de Rio do Sul, onde três rios estão sendo desassoreados para facilitar o fluxo das águas e evitar alagamentos. O trabalho de prevenção é reforçado pela recém-criada Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, que coordena prevenção e atendimento a desastres naturais no estado.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.