Os lugares que você frequenta ficam bonitos no Instagram? Já passou da hora de discutir a febre do instagramável, que obriga todo lugar a ficar “bem na foto”, e o quanto isso tem afetado o mundo das trilhas e esportes de aventura. A vontade de mostrar aos amigos um lugar inexplorado cada vez tem diminuído, pois a gente nunca sabe quem é o parente do proprietário que vai levar a informação de que aquele local é especial e tem potencial financeiro.
Locais antes vazios de carros, limpos do fluxo de gente, ermos e silenciosos, habitados apenas pelos pássaros e animais da fauna, agora recebem jipes, comboios de motos, vans de peregrinos que se deslocam a fim de fazer uma foto igual fez aquela pseudo celebridade local. Cada cidade tem a sua. É muito fácil para quem é proprietário de um pedaço de terra construir um hotel, pousada ou bar, por isso, tome muito cuidado para quem você mostra aquele lugar incrível que encontrou para acampar, trilhar, respirar e contemplar a natureza.
Recentemente recebi algumas imagens de um projeto grosseiro e agressivo que está destruindo, se não já destruiu, uma das mais belas vistas de cima da Serra Catarinense. Subindo de Floripa em direção a Lages, no meio do caminho, aquele platô era local de camping, de ver o sol nascer tranquilo, daqui pra frente, será mais um ponto turístico convencional. Nesse momento sinto que, quanto menos a gente incentivar o capital especulativo imobiliário e turístico, melhor será para o nosso futuro e para o meio ambiente.
Rádio Cidade Floripa 90.7
Jornalista em formação, comunicador e apresentador na Rádio Cidade 90.7 Neste espaço falo sobre esportes radicais para você e sua família. Contato: jimsilveira@icloud.com
VER COLUNAS