Esta semana o US Fish and Wildlife Service, ou Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, divulgou uma lista declarando vinte e três espécies que estavam classificadas como em risco de extinção e como extintas definitivamente. Uma dessas espécies era o Pica-pau-do-bico-de-marfim, o animal que inspirou o personagem Pica Pau dos desenhos animados.
Pense que alguém pode estar agora olhando pela última vez para um animal que desaparecerá, vai sumir da vida. Consegue? O único culpado para o desaparecimento das vinte e três espécies somos nós, humanos. Culpa do nosso comportamento às vezes nocivo, além da falta de reflexão sobre o que consumimos.
Acho impressionante que nossa massa cinzenta, mesmo evoluída por duzentos e cinqüenta milhões de anos, ainda sustenta uma cisma predatória, que se confunde com a auto-sobrevivência. O humano atual não precisa mais caçar para ter sua janta, os motivos para o estado de alerta ao atravessar uma rua são outros e no entanto, continuamos instintivamente predatórios, mas com outros fins.
Cabe rever nossos hábitos de consumo e o dinheiro que gastamos, o tempo de vida gasto para adquirir esse dinheiro ocupando algo que não volta mais, a vida.
Rádio Cidade Floripa 90.7
Jornalista em formação, comunicador e apresentador na Rádio Cidade 90.7 Neste espaço falo sobre esportes radicais para você e sua família. Contato: jimsilveira@icloud.com
VER COLUNAS