Segunda-feira, 29 de abril de 2024

COLUNISTAS

Luiz Gustavo Kabelo

Demagogia – o mal que engaja e vence eleições

13/03/2024 10h36 | Por: Luiz Gustavo Kabelo

A democracia é a melhor forma de governo que a humanidade já encontrou. Ela se desenvolve desde a Grécia antiga, porém, por vezes se faz bastante frágil. Aristóteles já apontava, há milhares de anos, a sua maior inimiga que se faz presente até os dias atuais: a Demagogia. 

Entre os seis governos que Aristóteles destrinchou um deles se destacou, que é o modelo que o filosofo definiu como o melhor: a democracia. Resumidamente, o autor a define como: um governo que não fica na mão de poucos, pois os interesses e a individualidades dos cidadãos são considerados. 

Não espero que o meu leitor se apegue nas visões de Aristóteles, já que o pensador tem mais de dois mil anos. Além do mais, a sociedade já se desenvolveu e encontrou soluções mais inteligentes, soluções essas que nem o filósofo e nem a democracia Grega encontraram. A democracia da época de Aristóteles era, também, demasiadamente excludente e preconceituosa. 

O que trago aqui é um problema já apontado há milênios, que ainda nos assola e que atualmente, assim como em outras décadas, está em alta. A ideia não é encontrar solução no passado, e sim desenvolver algo que o passado também tentou desenvolver, apontando a gravidade de tal assunto. 

Se a democracia é a decisão livre do cidadão sobre o seu contexto, a demagogia vai contra essa “liberdade” a afeta e a ataca. Mas, não pense que é ela é algo simples e visível, em que podemos apontar e dizer “Isto é demagogia!”  Não! Ela é quase invisível - pelo menos para os desavisados.

Logo, a demagogia não se faz representante da maioria, mas sim vai contra os pilares que sustentam a democracia. Se nosso sistema se define pela decisão da maioria, a demagogia vai a favor de um pequeno grupo. Ainda, ela mascara as reais intenções, fazendo a grande massa concordar com absurdos que vão contra seu próprio interesse, que vão na contramão do seu poder de decisão e seu sistema democrático. 

Os demagogos são os condutores do povo ao abismo, não prezam conduzir à racionalidade, ao discernimento, ao senso crítico ou a qualquer tipo de questionamento. Podem e vão apelar para sentimentalismo, para instintos primitivos, para o bem da família! Note que o discurso navega sempre por questões genéricas que dizem respeito a todos, mas não tem a intenção de afetar a todos. Esse é o principal sinal.

Assim, políticos e seus lacaios usam deste mecanismo para ganhar algum tipo de relevância, pois frases como “imagine sua família nesta situação”, “estão destruindo o futuro de nossas crianças” são clássicos discursos demagogos, tudo feito para gerar engajamento e conquistar alguns votos. Não pense que este é um mal exclusivo da esquerda ou da direita, mas sim um mal de quem quer se promover usando a política e a demagogia como ferramentas, usando a população como um meio para seus objetivos.

Os ideais de igualdade, fraternidade, solidariedade e liberdade caem por terra em uma demagogia. Mas, algo que pode nos blindar contra tais fatalidades é a educação. Logo se torna nítido porque existem tantos esforços para fragilizar o ensino e o educador. 

Não existe um caminho certeiro para fugirmos da demagogia, seria prepotência minha indicar uma solução para um problema milenar, mas posso confirmar que esta jornada não será efetiva sem a parte que mais desenvolveu e desenvolve o ser humano. Uma sociedade que censura bons livros, repele o bom senso e insere representantes demagogos em cargos de gestão importantes para o desenvolvimento de uma sociedade, está, certamente, fadada ao fracasso.
 
 

Luiz Gustavo Kabelo

Além do Eu

Luiz Gustavo Pereira é compositor e escritor com dezenas de trabalhos lançados por bandas e sua produtora. É acadêmico de Psicologia e foi um dos fundadores da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade (Lasesp) e é membro da Liga Acadêmica de Psicanálise (Lepsic).

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.