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Segunda-feira, 15 de agosto de 2022

COLUNISTAS

Mariana Kjillin

As decorrências e efeitos do público: Instagram, TikTok ou Kesong?

04/08/2022 08h00 | Atualizada em 03/08/2022 11h38 | Por: Mariana Kjillin

Na coluna da semana anterior falamos sobre as mudanças na plataforma Instagram, assemelhando-se ao TikTok e o movimento “Make Instagram “Instagram” Again”. No entanto, o primeiro posicionamento de Adam Mosseri (27/07), diretor chefe do Instagram, através de um vídeo em sua conta do Twitter, reafirmou as mudanças presentes nas últimas atualizações do aplicativo, confirmando os novos caminhos da rede, investindo em conteúdos audiovisuais e se afastando de fotos e posts estáticos.

Porém, logo no dia 28/07, o Instagram voltou atrás em seu posicionamento alegando que “o crescimento do vídeo que vimos é muito anterior a nos inclinarmos mais para recomendações e conteúdo desconectado.” e que as mudanças relacionadas a conteúdo recomendado nos feeds serão pausadas em parte até que a função seja aprimorada. Mosseri disse também ao jornalista Casey Newton que a plataforma prioriza os conteúdos de familiares e amigos em vez de marcas.

E a reviravolta da história é uma possível resposta da ByteDance, desenvolvedora do TikTok, que está trabalhando no desenvolvimento de um aplicativo exclusivo para fotografias, assim como era o Instagram em seu início. Contudo, ao que tudo indica, o lançamento será limitado à China e não chegará ao Ocidente tão cedo.

E agora? O que faremos?

Em uma era tão instantânea do consumo, é necessário criar uma marca estável e com colunas firmes. Uma marca que não dependa de uma plataforma, que migre entre as mídias, que se adapte às tendências mas não seja refém delas. Vemos multinacionais e até mesmo pequenas empresas locais que migram entre os tempos e as mídias e não tem seu produto abalado por elas.

Durante a pandemia, muitos empreendedores sentiram a necessidade de se conectar digitalmente e o fizeram das formas que imaginaram ser corretas. Mas o fato é que nada resiste ao tempo sem uma boa estratégia e um bom posicionamento. Então não, não é válido você mostrar seu rosto nas mídias de seu negócio, nem se render às músicas que estão nas trends, se você não planejar isso de uma forma atrativa para seu público e não limitar seu trabalho e produto ao que “todos estão fazendo”.

Pense na sua marca, pense no seu produto, pense no seu potencial comprador, e estabeleça estratégias sem se privar ao Instagram, TikTok e afins. Pense fora, se conecte com seu público, estabeleça uma relação, mostre o seu valor e o seu diferencial e planeje! Pense todos os seus passos para a construção de sua marca, isso o favorece a curto e a longo prazo.

A SContime está à disposição para estabelecer a melhor estratégia para sua empresa!

Fonte: Forbes.

Mariana Kjillin

SContime Comunicação Digital

Videomaker e Fotógrafa. Graduanda em Artes Visuais, especialista em direção de arte com foco em produções fotográficas e audiovisuais.

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