SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Domingo, 05 de dezembro de 2021

COLUNISTAS

Ronaldo Sant'Anna

A responsabilidade da opinião

23/09/2021 21h33 | Atualizada em 29/09/2021 15h35 | Por: Ronaldo Sant'Anna

A partir de hoje, estou iniciando um novo ciclo, acrescentando ao trabalho que realizo atualmente, como radialista e professor universitário, a atividade de comentarista aqui no Portal SCTODODIA, do Grupo Catarinense de Rádios. É claro que, como profissional da comunicação, a obtenção de um novo espaço sempre é importante, porque oferece algumas oportunidades, como a de atingir um público ainda maior, definir que assunto se vai abordar, sob qual enfoque o tema vai ser discutido, etc.

Na realidade, é um privilégio poder manifestar-se sobre assuntos que podem mudar a vida de alguém, são poucas as pessoas que têm acesso a um “lugar de fala” (para usar uma expressão da moda) e poder dizer o que pensam, de maneira livre. No entanto, ser o encarregado na definição do que vai ser veiculado em um espaço como esse é uma grande responsabilidade.

 

Alguns aspectos corroboram esta afirmação. Em primeiro lugar, não se tem uma ideia muito precisa em relação ao número de pessoas que entrarão em contato com o que é ali colocado, assim como não se sabe que tipo de leitor vai acessar os dados, em termos de formação educacional, situação socioeconômica, posicionamento político/ideológico, ou seja, qual é o perfil deste leitor/usuário. O caráter heterogêneo do potencial público obriga o colunista a produzir conteúdo que seja acessível à maioria, uma vez que não existe um direcionamento para um perfil específico.

 

Além disto, o conteúdo produzido, apesar de opinativo, deve ser claro, preciso, objetivo. Estas características, necessárias a um texto jornalístico de qualidade, são essenciais para que qualquer mensagem seja entendida pela maior parte das pessoas que a recebe. Assim, também devem fazer parte de um texto opinativo.

 

Por fim, a responsabilidade maior refere-se àquilo que poderíamos denominar de poder da palavra. Quem utiliza um veículo de comunicação precisa ter consciência de que pode influenciar, positiva ou negativamente, aquele que recebe a mensagem.

 

Por isso é preciso ter muito cuidado com o que se escreve. Afinal, esta é uma frase que os fãs de quadrinhos vão entender com mais facilidade, mas que serve para todos os comunicadores: “com grande poder vem grande responsabilidade”.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.