Domingo, 07 de julho de 2024
Agro

Cerca de 80% da produção de arroz vem do Sul do Brasil

Os dados são do Boletim da Safra de Grãos da Conab

Santa Catarina, 04/07/2024 09h31 | Por: Matheus Machado | Fonte: Alesc
Foto: Reprodução

O Brasil está entre os maiores produtores mundiais de arroz, sendo o maior produtor da América Latina, com uma produção anual na casa dos 10 milhões de toneladas, podendo variar para mais ou para menos, de acordo com as condições climáticas de cada ano. Somente na safra 2021/2022, de acordo com dados do Boletim da Safra de Grãos da Conab, foram produzidos 10,803 milhões de toneladas do grão, em uma área de 1,619 milhão de hectares. Deste total produzido, cerca de 90% é destinado para o consumo interno e o restante, que equivale a 1,3 milhão de toneladas, são exportados para o todo o mundo.

Além desses dados apresentados através do relatório da Conab, o Sul do Brasil é responsável por 80% da produção de arroz do país. Essas informações foram trazidas pelo presidente da Cooperja e da OCESC, Vanir Zanatta, que deixou claro que não há não há nenhuma necessidade de importar arroz em meio a Sessão da Alesc Itinerante realizada em Criciúma nesta quarta-feira (3). “Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, juntos, conseguem manter o mercado interno. Não vai faltar arroz para o consumidor brasileiro”, disse.

Concordando com ele, Walmir João Rampinelli, do SindiArroz-SC, confessou que está preocupado com a realização do leilão para a importação de arroz beneficiado. “ Temos que buscar a suspensão dessa medida”.

Ele informou que a entidade representa 26 empresas no Estado, a maioria localizada no Sul de Santa Catarina. “O cultivo de arroz em Santa Catarina emprega 50 mil pessoas e envolve cinco mil famílias, em 93 municípios, especialmente no Sul. São pequenas propriedades que tem como moeda de troca o arroz”, avaliou.  

publicidade

Santa Catarina produz hoje 1,2 milhões de toneladas do grão. “É o segundo estado que mais produz no país. O primeiro, é o Rio Grande do Sul. Mesmo com toda tragédia climática que atingiu o estado gaúcho, mais de 84% das lavouras de arroz estavam colhidas e armazenadas em silos”, alegou, destacando que todo o setor foi surpreendido pelo do leilão da importação do grão pelo governo federal.

“Essa ação vai gerar recessão e desemprego, desestruturando toda a cadeia produtiva do setor”, avaliou, apelando para que o Parlamento se uma e apoie o setor do arroz catarinense.  “Não vai faltar arroz. O mercado interno não será desabastecido. Apelo para que esta comissão trabalhe junto conosco, para que consigamos demover o governo federal dessa medida precipitada de importar arroz”, finalizou.   

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.