Domingo, 19 de maio de 2024

COLUNISTAS

André Roldão

Arlindo, o Rocha

12/04/2024 10h08 | Por: André Roldão

Nessa quarta-feira, 10, tive a oportunidade de conversar com Arlindo Rocha sobre sua candidatura a prefeito de Criciúma, a qual confirmou e disse ser a única opção do PT neste momento. Na estratégia de campanha pretende descolar do partido e nem reunião com candidatos a vereador quer realizar. Seu argumento é simples e óbvio: vereador é outro poder. Como a turma da proporcional se comportará na campanha é uma das questões. Rocha pretende investir na boa administração que teve em Maracajá como sendo o único candidato com a experiência necessária, cuja atuação foi diametralmente oposta às do seu partido. Um bolsonarista que nos acompanhava o definiu assim: “Não roubou e não deixou roubar!”.

PLACEBO

Acélio Casagrande é muito semelhante a José Augusto Hülse: é tão cauteloso nas palavras que não se sabe se mente ou diz a verdade. O fato é que não quer ter a pecha de traidor, dado o espaço privilegiado que teve de Clésio Salvaro. Sempre superficial, evita dar declarações mais enfáticas. Na toada não afirma e nem desmente ida para o Republicanos nessa altura do campeonato mesmo expirada a data. Inferiu, sem inferir, numa jogada que advogados sabem muito bem para burlar data de registros, já que está no PSDB. Apostava em Anselmo Freitas de vice, mas está descartado porque não fez a transferência de domicílio, e disse que mantém excelente relação com Clésio Salvaro. De qualquer forma descompatibilizou-se da secretaria da Saúde de Criciúma. A única candidatura com eleição tranquila é a de vereador.

CARTEIRA

Frustrada a tentativa da oposição de usar a situação da escola municipal Paulo Rizzieri para atacar a gestão de Dalvânia Cardoso em Içara. A prefeita agiu rápido, reunindo-se com Associação de Pais e direção da unidade. Ao final dessa quarta-feira, 10, o caso já estava sob controle. De qualquer forma vale lembrar que Murialdo Gastaldon deixou pronto projeto de reforma, mas ficou na dependência de viabilidade financeira. DC quer a construção de uma escola nova que está na casa de dois milhões.

NA GÔNDOLA 1

Em Nova Veneza, vereador Aroldo Frigo Júnior (PL) tem em Rogério Frigo (PSDB), com quatro mandatos como prefeito no currículo, seu maior aliado para ser candidato a prefeito. Contudo, sem definição de vice até o momento. A escolha depende, também, do movimento da oposição no município, segundo me disse RF.

NA GÔNDOLA 2

Por sua vez a oposição em Nova Veneza aposta na “fritura de Aroldinho”. Sim, esta foi a expressão. “Ao que tudo indica sai Ângela Ghislandi pelo PP, com apoio do MDB, PSD e também o PL, dessa forma isolando o PSDB na outra chapa, que talvez viria com Cesar Pasetto, atual secretário da saúde, com o vereador Edaltro Bortolotto de vice”, disse uma fonte. Pelo que me foi passado, há uma divisão no PL com forte simpatia por Ângela.

 

André Roldão

Proporcionalmente, Criciúma tem seis vezes mais postos de saúde que a cidade de São Paulo

08/04/2024 10h38 | Por: André Roldão

A APOSTA ADMINISTRATIVA DE ARLEU

Em entrevista exclusiva, tratei com o secretário geral da prefeitura de Criciúma, pré-candidato a prefeito, Arleu da Silveira, sobre o desenvolvimento do município. Sua maior aposta está na tecnologia da informação com startups. Este mês inaugura o centro tecnológico da Unesc em parceria com a prefeitura (R$1,5 milhão investidos), na rua Araranguá, que será um dos grandes fomentadores. Igualmente o projeto que está em elaboração pela Fiesc, onde era a Cecrisa (frente ao Nações Shopping), adquirido em 2023. Este inspirado no Caldeiras de Porto Alegre/RS. Outra iniciativa é a parceria com a ONG Happy Face, com o projeto Happy Gifted, o qual, segundo o site da organização, “oferece oportunidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento para crianças com altas habilidades e superdotação”. Ou seja, seleciona e acompanha crianças com QI acima da média. Uma forma de reter talentos e criar um ambiente que possam se desenvolver.

CONCRETO

Na infraestrutura Silveira destacou que há cerca de 240 obras, entre as que estão em fase de projeto e as em andamento, como a ampliação da Luiz Lazzarin, com passagem de nível no cruzamento com avenida João Ronchi (acesso à Cidade Mineira). Dentre as obras projetadas está o elevado na Luis Rosso com Alexandre Beloli (28º GAC).

CONTAS

“O prefeito só inicia obra que há dinheiro reservado para pagar”, disse. Também ressaltou que Criciúma está com nota máxima para sua capacidade de endividamento/pagamento de empréstimos, que é de R$1 bilhão/ano, para a Caixa Econômica. Quanto ao ranking do PIB dos municípios, AS projeta que Criciúma subirá de 12ª para 8ª com os dados que serão divulgados este ano pelo governo do Estado. Ou seja, recuperar a posição de 2019 em um ano... Contudo, “É impossível superarmos Joinville, Itajaí ou Florianópolis”, acrescentou. 

UMA DECISÃO E O ERRO ETERNO

José Augusto Hülse deixou uma herança trágica na saúde em sua gestão à frente da prefeitura de Criciúma (1983-1988). Fez dezenas de postos de saúde, levando a população a acreditar que isso é bom em si mesmo, a qual não aceita mudanças. Entre o posto do bairro Brasília e do Argentina, menos de um quilômetro em linha reta, por exemplo. O que justificaria uma comunidade pequena, como o Maria Céu, ter uma unidade? Está claro que foi um erro, pois concentrar diminui custos e gera muito maior efetividade. Para os desavisados não pensarem que é apenas uma impressão, um estudo conduzido pela, então secretária da Saúde, Giovana de Sá (2013), documentou o erro e projetou uma solução que ninguém bancará. No governo Décio Góes (PT), 2001-2005, em conversa com o secretário da Saúde à época, Orasil Pina, tratei desse assunto. Enfim, uma decisão mal tomada com consequências ruins para quem defende um tipo de sistema: o próprio povo.

À CURTA DISTÂNCIA

Criciúma tem seis vezes mais postos de saúde que a cidade de São Paulo e cinco vezes mais que Curitiba, proporcionalmente à população. Isso mostra que quantidade, neste particular, não ajuda. Porém, politicamente, é inaceitável fechar unidades saúde. Perde-se votos e Arleu da Silveira sabe disso, recusando-se a, sequer, admitir a possibilidade, por exemplo. Há uma “sensação” de política pública, quando as UPAS são muito mais efetivas. O hospital Santa Catarina, que assiste pacientes da região, indo muito além do município, mostra que a distância não é problema se o atendimento/resolução é o esperado. Da mesma forma vê-se com frequência criciumenses indo a Porto Alegre ou Curitiba atrás de hospitais e especialistas que aqui não têm.

NOTA FISCAL 1

Começa  não a corrida eleitoral por votos, mas a corrida pela regularização de prestação de contas dos partidos políticos. Segundo uma fonte da área, uns poucos se salvam. É uma corrida contra o tempo até julho. Ocorre que as executivas municipais são, via de regra, conduzidas por pessoas sem experiência administrativa, principalmente em cidades pequenas. A Justiça Eleitoral não perdoa e alguns podem perder a nominata inteira a vereador.

NOTA FISCAL 2

O caso mais emblemático envolvendo prestação de contas se deu em Brusque, quando o advogado da coligação Republicanos/PL/DC, do candidato André Vechi (DC), contestou o pedido de candidatura de Eccel (PT) após inconsistências nas contas dos diretórios do PCdoB, Cidadania e Solidariedade. A situação só foi clareada quando o TRE decidiu que a chapa seguisse com os partidos que estavam com a prestação de contas regulares.



 

André Roldão

Os prejuízos econômicos de Criciúma nas mãos de Salvaro e outras

03/04/2024 08h05 | Por: André Roldão

OS PUPILOS DE SALVARO

A única razão que me ocorre para que Clésio Salvaro, prefeito de três mandatos de Criciúma, preferir Arleu da Siveira à Acélio Casagrande como sucessor, este melhor colocado nas avaliações internas que aquele, é que precisa gerar dependência. Sim, CS necessita que seu sucessor “deva” a eleição. Ou seja, não quer quem tenha “luz própria”. O alcaide não quer sombra. Eis um dos motivos pelos quais perseguiu diariamente a administração Márcio Búrigo, pois viu que não teria ingerência e não poderia aceitar seu sucesso. Atrapalhou!

DO CONTRA

Salvaro passou quase quatro anos enchendo o saco em ataques ao Márcio, sem que tenha intermediado uma única ação em favor do município. Não é isso que se espera de um homem público, que queira o bem de sua terra? Sabe aquele guri tarado pelo primeiro assento no ônibus escolar, que fica revoltado porque outro foi mais rápido um dia e o fez sentar atrás? Ei-lo, birrento! Quer o poder pra si, mesmo que fora dele.

SALVARO, O LIMITADO

Nas mãos de Clésio Salvaro Criciúma só perdeu posições no ranking econômico de Santa Catarina. Em 2019 estava em 8º lugar no PIB dentre municípios do Estado, hoje está em 12º, atrás de Brusque e Palhoça, por exemplo, quando já foi a 4ª cidade. Em seus 12 anos de mandato não trouxe uma única grande empresa e não atribuiu ao município nenhuma relevância em algum setor como já foi na cerâmica e descartáveis. Ou seja, a força da cidade está no apego dos investidores locais em se manterem aqui. Nenhuma surpresa para um homem de limitações intelectuais severas, cuja visão se limitou à praças e locais de certa atração de público, como um mirante.

NANICO

É bem simples de constatar a pequenez intelectual do prefeito de Criciúma. Em nenhuma roda de conversa fica mais que alguns minutos, não aprofunda-se em tema algum e evita pessoas que possam questioná-lo, se mantendo em movimento. Outra característica é detestar leitura, pesquisa ou dedicar-se em entender a dinâmica de um setor. É totalmente submisso às informações concisas e superficiais de assessores e muda de assunto rapidamente. Seu sucesso eleitoral se deve EXCLUSIVAMENTE ao contato constante e ininterrupto com o eleitor. Ele é presente e isso ilude o povo, cuja capacidade de análise é, ainda, baixíssima, senão nula ao ignorar o peso de uma prefeitura na economia local.

FOMENTO

Criciúma, como cidade polo, tem diversos setores que podem ser impulsionados. Para tanto a administração pública pode aglutinar conhecimento e liderança. Hoje temos apenas a Casa Pronta e Agroponte, de iniciativa privada de Willy Backes, que não são aproveitados neste sentido. Salvaro não foi capaz de criar, sequer, um evento setorial para impulsionar, gerar negócios e atrair investidores.

NO MAPA DO MUNDO

Entre os cinco produtos mais exportados, sim, exportados de Criciúma, estão a cerâmica, máquinas e aparelhos para a agricultura, pigmentos e construções pré-fabricadas. Somente os cinco primeiros da lista perfazem mais de 150 milhões de Dólares ao ano. Em qual destes a prefeitura é parceira para atrair, fomentar, gerar negócios, enfim, agregar como poder público? Nenhum! Em 12 anos não colocou uma pastinha debaixo do braço para oferecer o parque industrial na FIESC e, por que não, na FIESP. É ou não é o representante do criciumense? Arleu, seu pupilo, vai seguir este caminho, caso eleito?

NA FORÇA DO ÓDIO 



PP de Balneário Rincão está em definitivo com Giórgio Bertan, tendo Naelti Viana como vice. Viana ressaltou a boa relação com Bertan, vinda de vários anos, na reunião dessa segunda-feira. Assim, tratou como natural a parceria para este pleito. Mas a grande motivação está em dar uma resposta à deputada federal Júlia Zanatta, a qual processa, junto com outros ex-PL, pelas agressões perpetradas pela bolsonarista dia 2 de novembro de 2023. Todos os detalhes daquele dia serão amplamente explorados na campanha, principalmente se ela tiver um candidato a prefeito, ou estiver numa aliança.

GOELA ABAIXO

Ouvi quando um assessor do deputado estadual Jessé Lopes (PL) falou dos cuidados que a equipe tem com informações recebidas para não propagar Fake News. Parece que o filho de Júlio César Lopes aprendeu a lição depois de várias condenações por mentir em rede social. Numa delas disse que o, então governador, Carlos Moisés, tinha uma relação extra conjugal, com uma gravidez em curso.

 

André Roldão

De 'passeio em parque' a contrariedade de decisões partidárias: como está a política da região?

01/04/2024 09h14 | Por: André Roldão

A CURVA 

De Márcio Búrigo: “O Ricardo é meu parente, amigo e filho de um prefeito que sempre levou meus votos em sua carreira política. Não tenho como não estar com ele. Continuarei no UB, pois sou segundo suplente de Deputado Estadual”. A questão envolvendo o União é que, segundo Búrigo, “a vontade da maioria da base do partido era para estar com Guidi e isso se falou muito nas reuniões do partido”, como já mencionei em edição anterior. Mas mudaram a direção que era de Aníbal Dário como candidato a Prefeito. O que houve para a direção não ouvir quem dá força ao partido? Em duas oportunidades perguntei ao presidente do partido em Criciúma, vereador Paulinho da Farmácia, sobre as motivações da mudança e não se manifestou.

NOVAMENTE

Alex Michels está como único candidato a prefeito do PSD de Içara e é natural que permaneça, tal sua votação em 2020. Naquela eleição ficou em segundo lugar, com 9.758 votos (32,59%), superando Arnaldo Lodetti (MDB). Até o momento não há nomes disputando ser seu vice publicamente e, sequer, mencionou seu vice anterior na nossa conversa. Tampouco alianças definidas.

DIREITA VOLVER!

Ex-vereador Toninho de Mello e o ex-vice-prefeito Henrique Guglielmi deixaram o PL para o MDB. Mello pleiteia a majoritária na disputa com Carla Souza. Guglielmi esclareceu que seu nome está à disposição do partido para: “1) Colocar uma alternativa Bolsonarista dentro do MDB; 2) Construir uma unidade partidária sólida; 3) Apresentar mais um nome dentro do partido com ficha limpa. Me coloco como possível instrumento partidário nas eleições municipais deste ano. A posição que vou ocupar depende do partido. O grupo é quem decide”. Porém, ao falar em ser “soldado do partido”, percebe-se um problema. Ao definir-se como soldado não aponta na possibilidade de ser algo diferente do que é a sigla, a qual não tem nada de bolsonarismo e soldado não questiona, obedece.

COCAL DO SUL

Médica Giovana Galato (PSDB), especialista em saúde pública, está definida como pré-candidata a prefeita, tendo dois empresários interessados em serem vice, Laércio Carvalho e Richardson Vieira. Atualmente está na suplência da Assembleia Legislativa. Prefeito Fernando Faveri, disse estar “focado na administração da cidade, com a entrega das obras para os munícipes, mas sobre o pleito manteremos a coligação MDB, PL, União Brasil e Republicanos”. Acrescentou que outros dois poderão ajuntar-se.

VINDIMA

Se PL, PSD, UB e MDB estiverem juntos na disputa em Urussanga contra o PP, a eleição será um passeio no parque. Está claro. Então, a corrida para definir quem será o candidato a prefeito é intensa. Se estiverem separados, com a natural divisão de votos, a coisa fica mais complicada. Por outro lado, uma união ampla aponta para a acomodação dos partidos... O presidente do PL, Clézio Fréccia, segue cauteloso à espera de uma pesquisa interna para o partido posicionar-se melhor. Johnny Felipe comentou que desde 2022 as lideranças de oposição vêm dialogando informalmente. O fato é que Urussanga é maravilhosa demais para ter problemas administrativos e corrupção na prefeitura.

ROLDÂNICAS

- Nesta quarta-feira, 3, Anibal Dário volta ao MDB para ser candidato a prefeito novamente pela sigla.
- Prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso, encaminhou, semana passada, à Câmara de Vereadores, proposta de aumento salarial real de 1%, mais 2,66% do INPC a todos os servidores referente a maio de 2023/fevereiro de 2024.
- O salário médio mensal dos trabalhadores formais em Içara (2021) é de 2,3 salários mínimos. Em Treviso é de 3,5. Criciúma, 2,5.
- Vida é confusão. É preciso ignorar muita coisa pra ter certezas!
- Nesta segunda, PP de Balneário Rincão faz evento na avenida Leoberto Leal, 935, às 20 horas.
- Pensando cá... O eleitor que vota em seu igual não quer evoluir.

Contato: 48 99106-0434
 

André Roldão

Alianças improváveis e o medo de Ricardo Guidi

28/03/2024 17h06 | Por: André Roldão

DIGA-ME COM QUEM ANDAS

Sou adepto da “memória genética” na qual parte substancial de nossos comportamentos são determinados pelo comportamento ancestral. Há muitos estudos neste sentido e falo baseado em leituras. Isso se cristalizou no modo de vida de sociedades antigas nas quais o casamento e a política eram feitos com base no patrimônio e em como as famílias dos pretendentes viviam, bem como não haverem choques com a cultural local. Relação muito bem descrita por Sigmund Freud em “Totem e Tabu”. Ou seja, na hora do “casamento” com o poder, é preciso analisar muito bem o passado imediato e distante do candidato e, principalmente, com quem se alia.

ENFIM RACHOU

 

União Brasil de Criciúma fecha apoio a Arleu da Silveira. Ou seja, expulsa quem trabalhou muito pelo partido como o ex-prefeito Márcio Búrigo. Semana passada Búrigo me disse que o apoio era majoritário a Ricardo Guidi. Deu ruim! De blá-blá-blá de candidatura própria para limitar-se a uma nominata coadjuvante de vereadores. Na filiação de Anibal Dário, ano passado, tinha, no mínimo, vinte vezes mais pessoas que na nesta foto.

ALIANÇA IMPOSSÍVEL

Presidente do Republicanos de Criciúma, advogado Jefferson Monteiro, levou uma puxada de tapete histórica de Jorginho Mello, quando presidente do PL estadual, para encaixar a candidatura de Júlia Zanatta em 2020. Assim, não há a menor possibilidade de unirem-se nesta eleição. Portanto, “o caminho natural é de apoio a Arleu da Silveira”, disse Monteiro. E acrescentou que a aliança se resume às candidaturas na proporcional, sem promessas de cargos num eventual governo.

A HERANÇA 

Por conta de citar Altair Guidi, na última coluna, e sua capacidade de deixar aliados pelo caminho, um leitor da família Bolan, lembrou-me do ex-deputado Aristides Bolan, que experimentou o quanto o ex-prefeito de Criciúma foi capaz de trair quem lhe estendeu a mão. Seu filho Ricardo abandonou a parceira com Júlio Garcia de forma não amistosa...

O MEDO DE GUIDI

Arleu da Silveira efetivou sua filiação no PSD na quinta-feira, 21 de março. Assim, a pressão sobre Ricardo Guidi, para ser candidato, ficou imensa. Por um lado, teria que ter a maioria do partido para derrubar Silveira; por outro, teria que se filiar a um novo partido, perdendo o mandato que pertence ao PSD. O PL é um dos caminhos. Neste teria a Júlia Zanatta querendo emplacar o próprio marido como vice, subir no palco, mandar no berro e fazer de conta que está sintonizada com Criciúma. RG sai de uma briga pra entrar em outra.

A SEM NOÇÃO DA VEZ

Nem ouso colocar a foto de tão sem noção que a deputada federal Júlia Zanatta se fez ao lançar uma boneca que, segundo ela, espanta comunista. O “objeto” de tiara e arma na mão tem a insinuação de amuleto, ou algo assim. Imagino quem se atreveria a compra-la.

LACRA E LUCRA

Prefeito de Criciúma, munido de pesquisas de opinião, e sabedor do quanto Criciúma é conservadora, lacrou ao ameaçar de corte de energia o show do URB Music Tour 2024, se houvesse apologia às drogas e sexo. CS tem convicções eleitorais, mais que pessoais! A desistência da organização de utilizar o Parque Altair Guidi comprova o tiro certeiro do Crezo. O show “revolucionário” foi para local privado e destilou aquele discurso em que são vítimas da elite opressora. Foi o tempo em que o Rap falava de vencer com esforço pessoal.

DE COLATERAL A PRINCIPAL

Como a ameaça tinha um coadjuvante, o Gilberto, funcionário da Cosip, de alicate em punho, a repercussão foi imediata. “Gilberto do Alicate” viralizou pelo Brasil. O convite para ser candidato não levou 24 horas. Mas vai aqui a experiência: reforça a sigla para os de cima ocuparem vaga na Câmara, ou, não nos esqueçamos da Rosimere que, sozinha fez mais de 4 mil votos em 1988, feito histórico, não assumindo porque a legenda não atingiu o coeficiente.

SIDERÓPOLIS 

Em Siderópolis PP e PDT sentaram há alguns dias para alinhavar uma aliança para esta eleição, a despeito das diferenças na visão capital/trabalho. O PP apresentou os nomes de Ademir Donadel (vereador de seis mandatos), Pedro Valcir (dois mandatos) e Alexandre Caetano, atual presidente da sigla. Pelo PDT, o ex-vice-prefeito, Elvi Donadel, e o empresário Alessandro Biz, colocaram seus nomes à disposição.

DÁ LICENÇA, TÔ PASSANDO!

Questionada sobre suas motivações para ser pré-candidata a prefeita de Içara, a vereadora Carla Souza (MDB) disse: “Dar espaço para outras mulheres vereadoras, renovação no partido, meu trabalho consolidado como vereadora e a oportunidade que o partido me ofertou”.

ROLDÂNICAS

- Nas duas fotos desta postagem vimos reuniões de dois partidos. Muito mais gente na de Siderópolis que na de Criciúma. Pense! Arleu foi sozinho? Pense mais ainda!
- MDB Mulher de Urussanga está sob a liderança da queridona Tatiane de Costa.
- Então os móveis do Palácio da Alvorada estavam lá o tempo todo. É isso que dá morar num avião e passear em casa! 
- Anibal Dário segue sem partido mesmo desejando uma candidatura a vice-prefeito em Criciúma.
- Quando a Esquerda fala em “políticas públicas” leiam-se duas coisas: controle do Estado e discursos ao invés de soluções.
 

André Roldão

Fidelidade e gratidão é piada na política

25/03/2024 08h46 | Por: André Roldão

CEDO? NEM TANTO

Um dos fatos mais emblemáticos da política de Criciúma foi a aparição de Ricardo Guidi no ato de filiação de Arleu da Silveira no PSD, dia 6 de março. Chegou com fanfarra e torcida organizada, desfilou no meio do público que lotava do AM Master Hall, subiu no palco, falou à vontade e mostrou firmeza como nunca. Afinal, é um homem comedido, reservado, de pouco enfrentamento, segundo pude observar.

A ousadia de Guidi teve efeito imediato. A tensão de Clésio Salvaro e Júlio Garcia ficou claríssima. Salvaro apelou para seu patrimônio eleitoral para, supostamente, garantir a eleição de Silveira, o que mostra que seu candidato não teria capacidade por si mesmo de se eleger.

Por sua vez, Garcia agarrou-se ao discurso de fidelidade e gratidão, já que o filho de Altair Guidi esteve como parlamentar aliado. Mas, convenhamos, fidelidade e gratidão na política brasileira é como imaginar um petista defendendo livre mercado.

Se herança fala alto, Altair deixou episódios de total falta de gratidão e fidelidade, quando virou as costas para Argemiro Manique Barreto, fundamental para sua primeira eleição em 1977, e quando jogou Romanna Remor aos cães em 2000.

O fato é que há uma disputa interna do PSD, parte com Arleu, outra parte com Ricardo. Nesta briga entra Salvaro que tem muito mais a oferecer como prefeito e o mais forte cabo eleitoral atualmente. Eis aquele momento em que o fisiologismo grita efervescente das entranhas de quem quer cargo no serviço público.

Por outro lado, uma eventual vantagem de RG sobre AS é surpreendente! Isso coloca o atual prefeito de Criciúma num desafio que ainda não havia enfrentado. Quando foi às ruas por Márcio Búrigo tinha ampla vantagem logo na largada.

O desfile de Guidi mostrou força de quem sabe que seu nome é assunto nas rodas de política e em grande parte do eleitorado. Entrou caminhando firme como quem sabe que desestabiliza o poder. Este ano estamos diante de um cenário espetacular para quem, como eu, gosta de uma pipoca com guaraná pra ver a disputa.

Salvaro tietou o governador Jorginho Mello em evento na Unesc, depois de ironizar Ricardo Guidi com um “correu para o governador...” como se isso fosse um desastre. Pela expressão de Mello a coisa não foi bem digerida... ainda.

“WAHLSTREIT”

O PP de Forquilhinha trabalha com três nomes para a candidatura a prefeito em oposição à reeleição do Neguinho. Lei Alexandre, que teve 5.152 votos (32% dos votos válidos) em 2020, os vereadores Felipe Dordete, o mais votado daquele pleito (968 votos) e Marilda Casagrande (777 votos). Naquele ano os votos válidos chegaram a 15.928.

UM VICE

Anibal Dário, o médico que ficou em segundo lugar contra Clésio Salvaro em 2020, com 10.707 votos (10,82%), afirmou a este colunista que “seria uma honra receber este convite”, para ser vice de Ricardo Guidi. Naquela eleição estava no MDB e sem partido. Contudo, na sua filiação ao UB, ano passado, foi posto como candidato a prefeito este ano. Segundo o ex-prefeito Márcio Búrigo este partido está majoritariamente com Guidi. Porém, conhecemos a política o suficiente para sabermos como o atual prefeito sabe convencer.

DE VOLTA AO PASSADO

E o PT... uma possibilidade razoável desse partido voltar a ter vereador está numa candidatura de Décio Góes. Lembremos que, mesmo com uma administração pífia, só não teve um segundo mandato como prefeito porque a Justiça deu causa para um processo muito interessante à época e que, tendo lido o parecer do relator do Tribunal de Justiça, vi uma defesa absolutamente ruim. O último vereador dos “trabalhadores”, tarados por um sindicato, foi José Carlos Mello, cujo mandato findou em 2016. Ou seja, lá se vão duas legislaturas sem vereador petista.

VINO

Em Urussanga Jonnhy Felipe (MDB) vem com garra para voltar a ser prefeito. Já está fazendo vídeos para divulgar sua posição contra a atual administração. Desconheço uma ocasião em que um prefeito tenha dado tanta munição aos opositores como o atual, Luis Gustavo Cancellier. Haja Gaeco!


- No site da Câmara de Vereadores de Criciúma os ex-vereadores Adair Locks e Antonio Izidório são do PT.

- Carla Souza é a pré-candidata do MDB de Içara neste momento. Poderemos ter duas mulheres brigando pela cadeira de prefeita. Algo inédito nesse município!

- Salvaro chamou Eduardo Moreira e seus parceiros de abutres. Depois uniram-se em campanha. Brigou com Júlio Garcia visceralmente no PFL. Hoje juram fidelidade mútua...

- Diploma universitário não é, há décadas, garantia alguma de renda. E o governo do Estado, com o dinheiro dos impostos, auxilia uma massa de jovens a “comprar” o canudo.

- MDB de Criciúma, de maior partido a coadjuvante. O mundo político rodopia!

André Roldão

Política de Roldão

Jornalista profissional, nascido em Porto Alegre/RS, de pais catarinenses, está em Içara desde 1986. Cursou Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo e História pela Esucri/Uniasselvi. Iniciou na imprensa em Janeiro de 1994 na rádio Eldorado AM, correspondente da Revista Mundo Cerâmico, colunista do Jornal da Manhã e Tribuna de Notícias, além de atuar no movimento comunitário da região Sul do Estado, tendo realizado os dois primeiros encontros das Uniões de Associações de Moradores, bem como o primeiro encontro de Conseg, Polícias Civil e Militar, e Ministério Público. Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.