Segunda-feira, 15 de abril de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

Próximo capítulo: Acélio no governo Jorginho

13/04/2024 20h40 | Por: Denis Luciano
Acélio a caminho do governo Jorginho / Divulgação

No primeiro fim de semana dos últimos cinco anos sem ser secretário de Saúde em Criciúma, Acélio Casagrande pensa: atende o convite do governador Jorginho Mello, assume como secretário-adjunto de Saúde do Estado e segue pré-candidato a prefeito pelo PSDB? É bem provável que o "sim" venha logo no começo da semana.

Mas e isso significa, de imediato, estar no jogo da eleição? Pelo contrário. Qual seria o sentido de assumir uma função no Estado tendo que logo ali se desincompatibilizar? Será mais uma oportunidade que Acélio terá de dizer a que veio nessa de ser pré-candidato a prefeito.

A aposta de bastidor é: o PL "teria uma ficha" assinada por Acélio no PL que apareceria no sistema nas próximas horas, o que o daria condições legais de compor uma chapa pura com Ricardo Guidi para a eleição de outubro. Afinal, qualquer um sabe que, pelo PSDB, a chance de vingar uma candidatura Acélio equivale a zero.

De qualquer forma, a pecha de traidor, tão temida quando sai da boca do prefeito Clésio Salvaro, já paira no ar. Tanto que, na sexta-feira, Acélio disse em resposta a isso em uma entrevista: "eu fiquei no PSDB, o prefeito que saiu. Eu fui fiel ao PSDB". 

Está posto o prato do próximo capítulo da novela.

Denis Luciano

Nova Veneza: Aroldinho garantido pelo PL e PSDB dará vice

11/04/2024 22h00 | Por: Denis Luciano
Moisés Spillere, presidente do Caravaggio, é o nome do PSDB para vice de Aroldinho / Divulgação

O vereador Aroldo Frigo Júnior é o pré-candidato do PL à prefeitura de Nova Veneza. O próprio fez questão de reforçar isso à coluna depois da informação de que a empresária Ângela Ghislandi colocou seu nome para concorrer pelo PP e citou o PL como um possível aliado.

"Só tem uma pessoa que pode retirar nossa candidatura, que é o governador Jorginho Mello. E o governador nos receberá dentro de alguns dias para formalizarmos a parceria com o presidente Marcos Vieira e o PSDB", revelou. Nessa parceria, o PSDB indicará o presidente do Caravaggio Futebol Clube, Moisés Spillere, para candidato a vice na chapa.

Moisés foi filiado pelo prefeito Rogério Frigo há poucos dias no PSDB. "É uma liderança jovem que vai agregar muito ao projeto", elogiou Aroldinho, que segue coletando apoios. "Já tenho os apoios dos deputados do PL na região, e também uma nominata forte para a Câmara".

Sobre a pré-candidatura de Ângela, além de negar qualquer possibilidade de apoio do PL a ela, Aroldinho frisou que prevê uma disputa "saudável". "Conheço a Ângela, temos boas relações, mas faremos uma disputa de propostas para Nova Veneza", completou.

O lançamento da candidatura de Ângela pelo PP criou uma saia justa para o vereador Maikon Michels. Ocorre que ele deixou o MDB há poucos dias e migrou para o PL. Estava cotado até para vice de Aroldinho em possível chapa pura. Ocorre que Michels é muito ligado ao empresário Sanciro Ghislandi, pai de Ângela, e o cenário atual os coloca em palanques distintos.

Denis Luciano

Nova Veneza: Ângela vai para prefeita e embaralha a eleição

11/04/2024 21h30 | Por: Denis Luciano
Ângela vai levar o 11 pra urna em Nova Veneza / Divulgação

A empresária Ângela Ghislandi deu o ok na noite desta quinta-feira (11), colocando-se como pré-candidata do PP à prefeitura de Nova Veneza. Era um anúncio aguardado, na medida em que o sentimento nos bastidores apontava para um "novo curso" da eleição caso Ângela entrasse no jogo.

Ela foi candidata a vice em 2020, na chapa encabeçada por Ênio Milanese que perdeu por apenas 160 votos para Rogério Frigo (PSDB). Desde então, avaliava-se que "era a hora dela", mas que o xeque-mate dependia de questões familiares e partidárias. Pois o aval veio e o martelo está batido.

E, ao que tudo indica, o PP uniu-se na causa. Na conversa com os correligionários, ao final do encontro, Ângela frisou que buscará parcerias com PL, PSD e MDB. Desses, o PL é um caso a ser analisado com atenção, já que o vereador Aroldo Frigo Júnior vem há um bom tempo trabalhando como "o pré-candidato do prefeito Frigo". 

Cabe lembrar que, há poucos dias, gerou um certo constrangimento o convite que os vereadores Aroldo e Maikon Michels fizeram para que o empresário Sanciro Ghislandi entrasse no PL. Sanciro é PP, pai de Ângela e, por mais que o governador Jorginho Mello estivesse avalizando o convite, foi uma operação que pode ter acelerado o anúncio da entrada dela no jogo, pelo PP.

Denis Luciano

Diálogo no PSD: Salésio rebate Juarez

08/04/2024 17h47 | Por: Denis Luciano
Vereador Salésio Lima respondeu Juarez de Jesus sobre diálogo no PSD / Divulgação

Ao subir à tribuna para justificar a migração para o PL, o vereador Juarez de Jesus fez uma crítica ao seu antigo partido, mencionando falta de diálogo no PSD. "A gente não tinha diálogo, eu tinha dificuldade", disse.

Salésio Lima (PSD) rebateu. "Juarez, você foi líder do partido. Eu admito minhas falhas, admita as suas. Eu sempre o respeitei, torço por seu sucesso, admiro seu trabalho, mas não dá pra jogar fora os anos que andamos juntos", afirmou. "Não dá pra aceitar que não houve diálogo. O senhor devia ter procurado o presidente do PSD para reclamar", apontou.

Detalhe: é possível que Salésio Lima, ao afirmar que Juarez "devia ter procurado o presidente" para reclamar falta de diálogo, estivesse se referindo a Ricardo Guidi, que presidia o PSD até o último mês. "A verdade sempre tem que vir à tona".

A disputa PSD x PL, de olho na eleição de outubro, já está evidente entre os vereadores.

Denis Luciano

Vereadores do PL: Guidi, diálogo e alfinetadas no governo

08/04/2024 17h26 | Por: Denis Luciano
Vereadores do PL com Ricardo Guidi hoje / Divulgação

Vereadores do PL subiram à tribuna da Câmara nesta segunda-feira para destacar a primeira reunião conjunta dos cinco parlamentares com o deputado federal e secretário de Estado Ricardo Guidi, que ocorreu nesta manhã. Pré-candidato a prefeito, Guidi aproveitou o encontro para alinhar ideias.

O PL tornou-se a maior bancada da Câmara, saltando de um (Pastor Jair Alexandre) para cinco vereadores (somando Juarez de Jesus, Nícola Martins, Obadias Benones e Manoel Rozeng). "A ideia é unir forças", salientou Guidi.

"Ficou claro a tentativa que fizeram de neutralizar o Ricardo dentro do PSD, onde ele tinha história", comentou Juarez, saudado pelo colega Nícola como novo líder da bancada. "A gente não tinha diálogo, eu tinha dificuldade", disse Juarez, em clara crítica ao seu partido anterior, o PSD.

Nícola evidenciou o perfil do diálogo que Guidi buscou oferecer. "Vamos poder construir abertamente, pois existe uma liderança aberta ao diálogo e a ouvir o contraditório", apontou, em nova cutucada em direção ao atual governo, já que Nícola, tanto quanto Juarez, eram de partidos da base do prefeito Clésio Salvaro.

Obadias Benones citou o líder do governo, Toninho da Imbralit (PSD), ao mencionar que foi "leal e fiel, tudo o que foi pedido enquanto eu estava na base, foi feito, e qualquer coisa dita em contrário não é verdade". Ou seja, fez questão de salientar que, enquanto fez parte da base, esteve com o governo Salvaro. Agora, portanto, está "do outro lado".

Manoel Rozeng lembrou que a ida para o PL permitirá o desenvolvimento das políticas públicas na área das drogas que buscou alavancar até agora e não conseguiu.

Denis Luciano

Ex-prefeito Antonelli filia-se ao PP

08/04/2024 15h30 | Por: Denis Luciano
Antonelli, com Comin e Kaminski, assinando ficha no PP / Divulgação

O ex-prefeito Anderlei Antonelli está filiado ao PP. Sua adesão ao partido foi confirmada na tarde desta segunda-feira (8). Ele assinou a ficha em conversa com o presidente municipal Valmir Comin e com o vereador e pré-candidato a prefeito, Júlio Kaminski.

Antonelli vem há meses dialogando para se filiar ao Progressistas. Ele chegou a especular, há algum tempo, que tinha intenção até de colocar seu nome para uma possível participação na disputa majoritária.

Nas últimas semanas, Antonelli é um dos mais assíduos nas reuniões que vem sendo realizadas por um grupo que conta com o ex-vereador Itamar da Silva (também do PP), o ex-deputado Jorge Boeira (que está voltando para o PP, em vias de se filiar também) e outros, que se reúnem para discutir o ambiente político do Criciúma.

Antonelli foi prefeito pelo MDB entre 2005 e 2008 e não candidatou-se à reeleição pois, contra a sua vontade, o partido indicou Acélio Casagrande, derrotado por Clésio Salvaro (PSDB) em 2008. Depois, Antonelli chegou a ser filiado ao PSB, pelo qual seria candidato a deputado estadual, mas a operação não se consolidou e ele deixou a vida partidária.

Denis Luciano

Acélio para prefeito: ele ainda não falou com o PSDB

07/04/2024 21h55 | Por: Denis Luciano
Acélio com Jorginho, Guidi e Júlia neste sábado / Divulgação

Acélio Casagrande está no jogo para concorrer a prefeito de Criciúma. Anunciou sua decisão neste sábado ao governador Jorginho Mello e ao pré-candidato do PL, Ricardo Guidi. Horas depois, ainda na noite de sábado, teve nova reunião com o prefeito Clésio Salvaro (PSD) na qual reiterou sua decisão.

Ele continuará secretário de Saúde até sexta-feira. Para a sequência, tem a expectativa de assumir por um período como deputado estadual, já que é primeiro suplente da bancada tucana. E, por enquanto, ao menos nos próximos dias, não vai se pronunciar sobre a decisão de buscar ser prefeito.

O PSDB, quer Acélio prefeito?

Acontece que Acélio ainda não comunicou ao PSDB. Foi o que garantiu há pouco, à coluna, a deputada federal e presidente municipal Geovania de Sá. 

"Houve um encaminhamento dentro do PSDB, e esse caminho é dar o vice ao PSD e ao Arleu da Silveira. O que eu estou sabendo (da pré-candidatura de Acélio a prefeito) é pela imprensa. E a discussão assim, pra mim, não é válida. O Acélio ainda não conversou conosco", informou.

Geovania embarca para Brasília nesta segunda-feira, e não terá tempo para uma reunião com Acélio. Essa conversa só deverá ocorrer no retorno dela, possivelmente já para o ato de saída do secretário da Saúde, na sexta-feira. "O interessado é o Acélio, vou esperar que ele nos procure. O partido está aberto, é democrático. Mas nas tratativas para vice do PSD ele não tocou nesse assunto", observou a deputada.

Se valorizou

É fato que, com o movimento feito, Acélio valorizou seu passe. Ficará na vitrine e vai avaliando seu desempenho nas pesquisas. Caso se saia bem, se cacifa.

Quem comemorou este movimento foi a esquerda. Na leitura de Arlindo Rocha (PT), a direita se divide, e isso pode beneficiar o campo de centro-esquerda, no qual o ex-prefeito de Maracajá se coloca sozinho.

Eleição no ar

Nesta segunda, ouviremos no Em Dia com a Cidade o próprio Arlindo, a deputada Júlia Zanatta (PL, que estava no encontro de Jorginho, Guidi e Acélio neste sábado) e outras lideranças mais.

Neste domingo, fizemos com nossa parceira Gabriela Schelp na Rádio Cidade em Dia uma edição especial do Boca de Urna, nosso podcast de política, comentando as últimas das eleições em Criciúma e região. Confira:

 

Denis Luciano

Acélio para prefeito? Às 10h deste domingo na Cidade em Dia

07/04/2024 00h50 | Por: Denis Luciano
Acélio neste sábado no jogo do Criciúma com Guidi, Júlia e Jorginho / Divulgação

Acélio Casagrande fica no PSDB. Ele disse isso ao governador Jorginho Mello (PL) na tarde deste sábado, em conversa testemunhada pelos deputados Ricardo Guidi e Júlia Zanatta em um dos camarotes do estádio Heriberto Hülse.

E mais: ele anunciou que será candidato a prefeito pelo PSDB. A novidade foi informada pela filha de Acélio, Ana Carolina Casagrande, nas redes sociais. Ela noticiou, ainda, que é pré-candidata a vereadora pelo PL.

Acontece que a suposta pré-candidatura de Acélio a prefeito não é algo tão simples. Não depende apenas da decisão dele. Depende da vontade do partido, e o partido é, em nível local, da absoluta órbita do prefeito Clésio Salvaro (PSD).

Claro que o presidente estadual do partido, deputado Marcos Vieira, dirá que topa a parada. E ajudará Acélio, na sua licença da Secretaria de Saúde, fazendo-o deputado estadual pelo período que a lei permitir. Para tanto, basta que o próprio Vieira ou então o colega Vicente Caropreso (ou os dois) se licenciem da Alesc.

Acélio e Salvaro juntos

Acélio voltou a se reunir com Clésio Salvaro na noite deste sábado. Conversaram sobre a suposta candidatura mas, no Paço, segue havendo confiança que Acélio será, na verdade, vice de Arleu da Silveira (PSD).

Se achar uma forma efetiva de entrar no jogo, Acélio embaralha o cenário. Bem colocado em pesquisas, poderá se colocar entre Guidi e Arleu, e dar até um protagonismo a Arlindo Rocha (PT), na medida em que divide votos.

Salvaro deixará Acélio concorrer a prefeito? Saiba tudo e mais um pouco neste domingo, na Cidade em Dia, em edição extra do Boca de Urna, nosso podcast de política ligado nas Eleições 2024. Será às 10h, ao vivo, comigo e com Gabriela Schelp, tanto no FM 89,1 quando no Youtube e Facebook da Cidade em Dia.

Enquanto isso, Jorginho segue na região. O governador estará neste domingo, às 10h, em cerimônia no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara.

Eleições fazem isso. Até abrirmos podcast ao vivo na Rádio Cidade em uma manhã de domingo.

Denis Luciano

Jorginho, Guidi e Acélio no jogo do Tigre. Governador falou na Cidade

06/04/2024 17h55 | Por: Denis Luciano
Acélio e Guidi com Jorginho / Fotos: Divulgação

O governador Jorginho Mello chegou em cima da hora no estádio Heriberto Hülse. A bola quase estava rolando na decisão do Catarinense entre Criciúma e Brusque quando ele desembarcou do carro acompanhado da reitora Luciane Ceretta e do deputado Ricardo Guidi, pré-candidato do PL à prefeitura de Criciúma.

Foram até o camarote da Unesc assistir a partida. No meio do caminho, Jorginho conversou com exclusividade com a Rádio Cidade em Dia. Ao repórter Paulo Monteiro, disse que o tapete está estendido para Acélio Casagrande (PSDB) migrar para o PL, o que ele deveria fazer ainda hoje.

"O PL tem as portas abertas para todos os que gostam de nos ajudar a construir coisa boa. O convite está feito", disse Jorginho, na Cidade em Dia.

Estão no camarote, também, os deputados federais Daniel Freitas e Júlia Zanatta além de Jair Renan Bolsonaro, filho 04 de Jair Bolsonaro e pré-candidato a vereador pelo PL em Balneário Camboriú.

Minutos depois, chegou Acélio Casagrande. Vestindo camisa do Tigre, além de Ricardo Guidi (que ganhou uma personalizada da Universidade, das mãos da reitora Ceretta), Acélio foi cercado por Jorginho e pelos deputados, que insistiram no convite. Acélio tem até 23h59min para decidir se fica no PSDB ou se ingressa no PL para ser vice de Guidi.

A aguardar os próximos capítulos.

Denis Luciano

MDB e PSD fechadíssimos no Rincão

05/04/2024 21h10 | Por: Denis Luciano
Reunião de PSD e MDB reforçou parceria em torno de Luiz Laurindo / Divulgação

A coligação "mais antiga" para outubro em Balneário Rincão está mais que reafirmada. Isso ficou claro em movimentado evento da noite desta sexta-feira (5) entre correligionários de MDB e PSD.

O ato, do PSD, marcou lançamento dos pré-candidatos do partido à Câmara e a prefeito, que é o atual vice Luiz Laurindo (PSD). O prefeito Jairo Custódio (MDB) marcou presença, bem como o presidente emedebista rinconense, o empresário Neném do Abimar. 

Nos seus discursos, o presidente do PSD do Rincão, médico Celso Menezes, foi na linha de Luiz Laurindo, pontuando a união, lealdade e esforço coletivo entre pessedistas e emedebistas na praia.

Trata-se de uma parceria que ingressa em seu oitavo ano, e o prefeito Jairo não titubeou em momento algum no lançamento do vice para a sua sucessão. Reina agora a expectativa sobre a indicação para vice que, naturalmente, partirá do MDB.

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.