Quarta-feira, 08 de maio de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

Vilmar Guedes anuncia: é candidato à reeleição no Criciúma

01/05/2024 20h50 | Por: Denis Luciano
Vilmar Guedes anunciou em primeira mão que buscará novo mandato / Reprodução

O presidente do Criciúma Esporte Clube vai concorrer a um novo mandato. Vilmar Guedes anunciou a novidade há pouco no programa "Nubuteco com o Taquarada", em entrevista ao comentarista Reginaldo Corrêa, da Rádio Cidade em Dia.

"Tenho motivo para ir à reeleição. E tenho a intenção", anunciou. "Ontem tive uma conversa com o presidente do Conselho, conversei com meus pares da Executiva, percebi que houve um movimento forte com relação à situação de eleições no Criciúma, isso não é saudável nesse momento, estamos no início de uma competição", detalhou.

Guedes conversou com a família, que avalizou a intenção. "Eu me posicionei, falando com a minha família, eu pretendo sim colocar o meu nome à disposição para uma reeleição", destacou.

A eleição será convocada pelo Conselho Deliberativo para o fim do ano.

 

Denis Luciano

Salvaro convida Flávio Spillere para concorrer a vice

01/05/2024 20h40 | Por: Denis Luciano
Flávio Spillere é sócio e amigo de Clésio Salvaro / Foto: Denis Luciano / Rádio Cidade em Dia

O empresário Flávio Spillere Júnior foi convidado pelo prefeito Clésio Salvaro (PSD) para concorrer a vice-prefeito. O próprio Flavinho confirmou a informação na manhã desta quarta-feira, em entrevista ao Em Dia com a Cidade.

"Ele disse, de zero a dez, qual a chance de eu aceitar a candidatura. Eu disse, zero, e não perca tempo com essa possibilidade pois daqui a pouco tu acaba perdendo a eleição", respondeu. "A gente pouco conversa sobre política", contou. "Mas, por me conhecer, ele tenta, mas de leve", completou.

Flavinho, que é filiado ao PSDB, tem forte oposição familiar também a qualquer pretensão política, e citou a fala de um dos filhos a respeito para ilustrar: "pai, antes que levantem essa situação, por favor, de jeito algum".

Ele é muito próximo de Salvaro. São sócios em uma carbonífera e em outros negócios. "Eu deito a cabeça no travesseiro e fico pensando como será a cidade sem o Salvaro, depois de tantos anos com ele", observou.

Flávio esteve na Cidade em Dia falando sobre os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), abertos oficialmente nesta quarta em Criciúma. O empresário preside a Comissão Central Organizadora dos Jasti, como faz em diversos eventos esportivos a convite da prefeitura desde a gestão Anderlei Antonelli.

Assista a entrevista:

 

Denis Luciano

MDB mobilizado e Carlito ganha força no Rincão

30/04/2024 19h40 | Por: Denis Luciano
MDB passa dos mil filiados e Carlito ganha força no Rincão / Divulgação

Noite de filiações em Balneário Rincão. O pré candidato do MDB, Carlito Darolt reuniu lideranças comunitárias, empresários e comerciantes. Foram mais de 40 filiações e mais de 150 pessoas presentes.

O ato foi prestigiado pelo presidente do PSD, Celso Menezes, e o pré candidato a prefeito pelo PSD, Luiz Laurindo. O presidente do MDB, Neném do Abimar, comemorou as 1.015 filiações do partido. O prefeito Jairo Custódio também participou do ato e o ex-deputado Ronaldo Benedet.

O MDB tem três pré candidatos a vice-prefeito e Carlito saiu fortalecido com esse ato.

Denis Luciano

As costuras de Ricardo Guidi na Câmara

29/04/2024 21h50 | Por: Denis Luciano
Ricardo e Acélio com vereadores do PL / Divulgação

Em dois momentos, o pré-candidato do PL à prefeitura de Criciúma teve diálogos próximos com a Câmara nesta segunda-feira (29). Primeiro, recebeu três dos cinco vereadores do partido em seu escritório. Lá estiveram Jair Alexandre, Obadias Benones e Juarez de Jesus, que compartilharam a mesa com Acélio Casagrande.

Os ausentes justificaram. Manoel Rozeng encontra-se adoentado e Nícola Martins em viagem. Mas são plenamente alinhados com o projeto. Depois, à tarde, Guidi retribuiu à visita, e foi recebido por Jair na presidência da Câmara. 

Os constantes diálogos de Guidi com vereadores carregam vários significados. Transmitir a ideia de um Executivo que dialoga e ouve o Legislativo é algo que permeará certamente a campanha do PL, como um contraponto às atribuladas relações entre o prefeito Clésio Salvaro e a Câmara.

Guidi com Jair Alexandre na Câmara / Divulgação

Há um cenário novo para análise, com a troca do candidato governista e Vágner Espíndola assumindo a batuta que cabia a Arleu da Silveira. Fora das quatro paredes, o silêncio é ensurdecedor sobre a mudança, ao melhor estilo Guidi. Mas é óbvio que, internamente, houve a certeza do sinal da trincheira oposta, de que algo não vinha bem com a escolha que Salvaro fez.

E há a busca de Ricardo Guidi por um vice para compor a chapa. "São muitas opções", assegura uma fonte próxima ao pré-candidato. Mas é sabido que será necessário acertar. O PP segue a bola da vez, mas há simpatia pelo nome que o MDB oferece (Paulo Ferrarezi) mas a lembrança pelo peso que Acélio tem. Não será uma decisão simples.

Denis Luciano

Arleu volta a atacar Acélio: "nem mau caráter é"

29/04/2024 17h25 | Por: Denis Luciano
Arleu bateu forte em Acélio nesta segunda, na tribuna / Divulgação

Em sua primeira sessão na Câmara após abrir mão da pré-candidatura a prefeito, o vereador Arleu da Silveira (PSD) voltou a bater pesado no ex-secretário de Saúde, Acélio Casagrande. Ele recordou dois momentos em que Acélio assumiu compromissos com o grupo do prefeito Clésio Salvaro (PSD).

"Em 2022, eu era pré-candidato a deputado estadual. O Acélio apertou a minha mão, larguei a candidatura para apoiar ele, e ele se comprometeu em me apoiar para prefeito em 2024", recordou. "Há 90 dias, chamamos o Acélio em uma reunião e o deputado Julio Garcia perguntou se ele estaria conosco. O Acélio respondeu que sim, que seria meu vice. E disse mais, que se lá na frente quisessem trocar o vice, ele abria mão", detalhou.

E bateu forte. "A palavra, não vale nada? Quem não tem palavra, nem mau caráter é". E foi além: "que ele não faça mais isso, no mesmo dia, estando no PSDB, se filiou ao PL e ao Republicanos. CPF não se joga no lixo". 

Arleu reiterou que recebeu diversos alertas do MDB. "O MDB nos traiu, traiu o PSDB, traiu o PSD e vai trair o PL". E reforçou que já está na coordenação da pré-campanha de Vágner Espíndola, que assumiu seu lugar no PSD. "Ninguém precisa gostar de mim, quem não faz nada, nunca vai ser prejudicado", finalizou.

Denis Luciano

Vereador assume PSD e não vai à reeleição

29/04/2024 11h15 | Por: Denis Luciano
Ato de sábado que empossou Salésio na presidência do PSD de Criciúma / Divulgação

O vereador Salésio Lima assumiu, no último sábado (27), a presidência do PSD criciumense. Em entrevista ao Em Dia com a Cidade nesta segunda-feira (29), Salésio anunciou que não será candidato a um quarto mandato na Câmara.

"Eu já havia conversado com a minha família sobre a decisão de não concorrer, a decisão está tomada e comuniquei ao partido", apontou. Isso facilitou na decisão da cúpula, de indicar Salésio para presidir o partido com tranquilidade.

Mesmo com as baixas dele próprio e também de Vágner Espíndola, guindado à condição de pré-candidato a prefeito na sexta, o PSD está em condições de eleger uma bancada numerosa, ao menos na confiança e projeção do presidente Salésio. Com seus costumeiros 2 mil votos, mais a boa votação que se esperava para Vaguinho ao Legislativo, trata-se de um desfalque. "Nossa nominata está completa e vamos fazer uma grande eleição", sublinha.

Salésio chegou a estar especulado, no ano passado, para compor de vice na chapa governista à prefeitura. Depois, com a migração do então pré-candidato Arleu da Silveira para o PSD, a projeção arrefeceu. 

Com Salésio, a Executiva pessedista passa a contar com o vereador Márcio Darós vice-presidente e a vereadora Geovana Benedet Zanette secretária-geral. Estão na Executiva, ainda, o deputado Julio Garcia, o prefeito Clésio Salvaro, o vereador Toninho da Imbralit mais Arleu, Vaguinho e os pré-candidatos que já disputaram alguma eleição.

Quem não vai

Com Salésio, Criciúma chega à marca de sete vereadores que não buscarão reeleição. Soma-se a Arleu da Silveira (PSD), Roseli de Lucca Pizzolo (PSDB), Pastor Jair Alexandre (PL), Zairo Casagrande (PDT) e os que anunciaram pré-candidaturas a prefeito, Paulo Ferrarezi (MDB) e Júlio Kaminski (PP).

Assista a entrevista de Salésio Lima à Rádio Cidade em Dia nesta segunda:

 

Denis Luciano

Deputado Tiago Zilli sofreu infarto. Saer Sarasul o trouxe até Criciúma

28/04/2024 17h48 | Por: Denis Luciano
Deputado infartou neste domingo, e está hospitalizado em Criciúma / Divulgação

O deputado estadual Tiago Zilli (MDB) sofreu um infarto neste domingo. Ele encontrava-se em Turvo quando passou mal. Foi conduzido até Criciúma, onde encontra-se hospitalizado.

Por sua assessoria, foi informado que Zilli "chegou 'bem', conversando e gesticulado" e os médicos consideram a situação "sob controle", com o paciente lúcido e sob cuidados no Hospital São José. Ele passa por exames hemodinâmicos para constatar a extensão do infarto.

Abaixo, a nota à imprensa divulgada pela assessoria do deputado no começo da noite:

O deputado Tiago Zilli (MDB) foi internado após incidente de saúde na tarde deste domingo, 28 de abril. O parlamentar  sofreu um infarto agudo do miocárdio e encontra-se atualmente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José, em Criciúma.

O incidente ocorreu, enquanto estava em casa com sua família em Turvo. Ele foi prontamente atendido no Hospital São Sebastião de Turvo pelo médico da família, Roberto Salvaro e transferido com agilidade pela aeronave do SAER SaraSul para Criciúma.

Atualmente, está passando por exames e procedimentos. O incidente levou à realização imediata de um cateterismo de urgência, procedimento que transcorreu sem complicações.

A família agradece imensamente as equipes médicas envolvidas, o SAER SaraSul e todas as mensagens de apoio e carinho neste momento delicado.

Denis Luciano

Troca-troca: Vaguinho já na campanha, Arleu coordenador

26/04/2024 20h35 | Por: Denis Luciano
Vaguinho já em agenda de pré-candidato agora à noite com Arleu e Salvaro / Divulgação

A bomba do fim da tarde foi amadurecida em 48 horas. Na quarta-feira, Arleu e Salvaro já conversavam sobre a possibilidade de troca do candidato do PSD à prefeitura. O assunto evoluiu no dia seguinte, incluindo o deputado Julio Garcia no debate. No fim da manhã desta sexta-feira, com a pesquisa qualitativa sobre a mesa, bateram o martelo: Vágner Espíndola passava a ser o nome do grupo de Clésio Salvaro para a disputa ao Paço. O anúncio ao público veio na reunião com pré-candidatos à Câmara, pouco depois das 17h.

As primeiras entrevistas de Vágner e Arleu sobre o troca-troca na majoritária foram na Rádio Cidade em Dia, logo após a reunião do fim da tarde. "Quero enaltecer o gesto público do Arleu", enfatizou Vágner. "Nós dois temos o mesmo espaço no coração do prefeito Salvaro", enfatizou Vágner, que fará sua estreia nas urnas em Criciúma. Sempre nos bastidores, atuou com Salvaro desde os tempos de Alesc. Na prefeitura, foi secretário de Governo e da Fazenda.

Arleu da Silveira lembrou que vinha bem na pesquisa quantitativa "mas episódios recentes, como a traição do Acélio, fizeram de fato alguns votos migrarem". Foi a primeira vez que o agora ex-candidato do PSD demonstrou indignação pública contra a postura do ex-secretário Acélio Casagrande, que deixou o governo Salvaro para apoiar a pré-candidatura de Ricardo Guidi (PL): "o Acélio é um traidor, nos enganou, nos traiu. Ele tinha dado a palavra que estaria no nosso projeto".

Arleu e Vágner no anúncio da tarde desta sexta / Divulgação

Arleu reconheceu o que a pesquisa qualitativa apontava, e foi determinante para a troca do candidato: "o criciumense quer um gestor técnico. E nós não vamos deixar Criciúma retroceder aos tempos do cabidaço de empregos na prefeitura. Não vamos entregar a cidade para um pangaré daqui a pouco botar tudo a perder".

Vágner já cumpriu a primeira agenda como pré-candidato a prefeito na noite desta sexta. Com Arleu, já anunciado seu coordenador de campanha, e o prefeito Salvaro, foram até um costelaço no Bairro Boa Vista. Neste sábado, estarão juntos no encontro de formação dos pré-candidatos do PSD à Câmara.

Assista no link abaixo a entrevista de Vágner Espíndola ao colega Eduardo Madeira no Jornal da Cidade:

Confira abaixo a entrevista de Arleu da Silveira:

 

Denis Luciano

Guidi com três candidatos a vice no Rio Maina

25/04/2024 21h15 | Por: Denis Luciano
Guidi com Pierini, Ferrarezi e Acélio no Rio Maina / Divulgação

Em agenda na noite desta quinta-feira pelo Rio Maina, o pré-candidato do PL a prefeito de Criciúma andou acompanhado de três potenciais nomes para a composição como vice na chapa. Ricardo Guidi teve ao seu lado o ex-secretário Acélio Casagrande (PL), o vereador Paulo Ferrarezi (MDB) e o empresário Miguel Pierini (PP).

É simbólica a foto. Guidi com Acélio seria a chapa natural, mas guarda consigo o problema de não atrair outro partido, o que cria um fator de risco indicando possibilidade de progressistas e emedebistas lançarem-se em projetos próprios ou ficarem na alça de mira do Paço. Qualquer desses cenários favoreceria Arleu da Silveira (PSD).

Por isso, Guidi leva em consideração, e muito, as proximidades com o MDB e o PP. Os emedebistas estão com a parada resolvida internamente: ou Paulo Ferrarezi vai a prefeito, ou é o nome do partido para vice de Guidi. Não há outra alternativa. No PP, embora a preferência por Júlio Kaminski na chapa própria à prefeitura, não é segredo que os diálogos vão bem avançados para ingresso na majoritária indicando o vice, daí Pierini é uma das tantas opções. Ele carrega a força do Rio Maina, de onde é natural e de família tradicionalíssima, fator que deve ser levado em conta.

E, diferente do MDB, o PP tem vários outros nomes a oferecer. O próprio Kaminski, a rigor o favorito por sua condição de pré-candidato a prefeito, e mais Anderlei Antonelli, Miri Dagostim e o presidente municipal Valmir Comin, cada qual com seu potencial.

Se esse roteiro com essa foto era para ser um teste, torna-se um bom teste do esforço que o governador Jorginho Mello tem feito para unir o máximo possível de forças em torno de Ricardo Guidi.

Denis Luciano

Arteris poderá assumir construção do túnel no Morro dos Cavalos

24/04/2024 19h45 | Por: Denis Luciano
Ministro Renan e bancada federal catarinense trataram do túnel no Morro dos Cavalos / Divulgação

O ministro Renan Filho reuniu-se com o Fórum Parlamentar Catarinense no fim da tarde desta quarta-feira (24), em Brasília, e trouxe uma notícia mais animadora em relação à futura construção do túnel no Morro dos Cavalos na BR-101, em Palhoça. Ele apontou para a otimização do contrato com a Arteris, atual concessionária. Esse é um avanço em relação ao processo que ele havia anunciado na última semana, na visita a Santa Catarina.

“É uma obra de complexidade e custo significativo, que envolve a construção de túneis de até 1,5 quilômetro, é obra bilionária em termos de investimento. Existe a necessidade de priorizar e equilibrar os recursos disponíveis que são de R$ 4 bilhões, considerando não apenas o Morro dos Cavalos, mas também outras obras importantes que precisam ser realizadas em Santa Catarina”, comentou o ministro. 

Mas ao apontar para a otimização do contrato com a Arteris, Renan oferece um atalho em relação à ideia anterior. Originalmente, ele havia exposto que uma proposta de repactuação seria levada ao Tribunal de Contas da União (TCU) e depois a um leilão na B3, onde qualquer concessionária poderia assumir o investimento. Agora, ele trata de uma conexão direta com a atual operadora da rodovia, o que certamente implica em ganho de tempo.

Uma das articuladoras da reunião, a deputada federal criciumense Geovania de Sá (PSDB) saiu otimista do encontro. “O governo está buscando alternativas, e a mais viável, será a otimização do contrato de concessão com a Arteris, o que deverá impactar no prazo e também no valor da tarifa. Deverão ser linkados, em 90 dias, as obras prioritárias da BR-101 e serão escolhidas as prioritárias. Vamos defender isso aqui no Ministério dos Transportes, durante a reunião o Ministro se mostrou aberto a buscar solucionar esse problema, de todos que transitam por esse corredor modal fundamental para o estado de Santa Catarina, o Rio Grande do Sul, a América do Sul. Além de quem utiliza a rodovia para o turismo. Continuamos na luta pelas melhorias da BR-101 e, com certeza, a nossa urgência hoje é Morro dos Cavalos”, apontou.

A deputada fala a respeito logo cedo, nesta quinta-feira, no Em Dia com a Cidade, na Rádio Cidade em Dia.

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.