Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Fabrício Attanásio

Você já ouviu falar em Inovação Frugal e como ela contribui para o Desenvolvimento Sustentável?

25/10/2023 18h18 | Por: Fabrício Attanásio

Não? Então, chegou o momento de conhecer sua origem, seu conceito e, melhor ainda, exemplos e cases reais de inovação frugal. 

A mentalidade frugal surgiu nos mercados emergentes, especialmente na Índia e na China, em decorrência, principalmente, das adversidades e necessidades extremas das condições do mercado e de baixa renda (BHATTI e  ENTRESCA, 2013). Embora tenha estado presente na academia e os estudos terem sido intensificados nos últimos anos, o termo “inovação frugal” ainda é novo e pouco conhecido. 

Para Navi Rajdou, criador do termo e consultor de inovação no Vale do Silício, os empreendedores desenvolvem a habilidade de criar soluções criativas de baixo custo, e destaca a importância de as empresas descobrirem como aplicar essa estratégia, reutilizando recursos para atender às necessidades dos consumidores mais vulneráveis.  
A revista de negócios The Economist pode ser vista como uma das pioneiras, que combinou a frugalidade com a inovação quando publicou um artigo intitulado “Saúde na Índia: lições de um inovador frugal” (ECONOMIST, 2009). Outro conceito de Inovação Frugal que facilita a compreensão, afirma que a “Inovação que atende às necessidades de clientes com baixo poder aquisitivo, tipicamente localizados em mercados emergentes de baixa renda (SIMULA, HOSSAIN E HALME, 2015). Entre as características que aparecem com frequência, destacam-se 3 requisitos essenciais para definir uma inovação como frugal. São eles: a redução de custo, o foco em funcionalidades essenciais e a melhora na performance.

Exemplos e cases de inovação frugal
Um exemplo de inovação frugal, apresentado pelo próprio Navi Rajdou em uma entrevista à Casa Firjan, foi uma incubadora para bebês prematuros, onde no ocidente as incubadoras utilizadas custam U$ 20.000, cerca de 100 mil reais, foi criada uma inovação frugal onde a incubadora custa apenas U$ 200, cerca de 1000 reais e não precisa de eletricidade, e ela já salvou mais de 300 mil bebês prematuros no mundo, um exemplo incrível como esse de inovação frugal, fica fácil demostrar e compreender o impacto que ela pode gerar no mundo, e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável porém, pode parecer muito distante da nossa realidade. Muitos outros exemplos de startups ou empresas que vem criando inovações frugais no Brasil e no mundo, demostram que sua prática é uma realidade cada vez mais presente.

Existem vários exemplos de inovação frugal próximos da nossa realidade, mas gostaria de citar algumas desenvolvidas pelo brilhante trabalho que as(os) estimadas(os) pesquisadoras(es) do Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Sustentável (Greens) e do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Unisul, vem produzindo na área de pesquisa dedicada à inovação frugal, à população da base da pirâmide e à sustentabilidade.

Dentre as diversas pesquisas e inovações de impacto local e internacional, neste momento destaco algumas, como a criação da despolpadeira de butiá, uma inovação frugal pensada para atender uma necessidade da comunidade de extrativistas do município de Laguna em Santa Catarina, não somente com o objetivo de produção ou econômica, mas também com foco na preservação ambiental. "Nossos recursos naturais são escassos e a tecnologia deve estar a nosso favor, contribuindo com uma produção sustentável e acessível aos produtores locais", afirma prof. José Baltazar Guerra Diretor do Greens. Inovação que impacta positivamente a comunidade local e gera renda de forma sustentável. Outros exemplos de inovação frugal como o Projeto Beneficiadora de Mandioca e Projeto Carrinho Coletor de Lixo, dentre outros, ficam para apresentarmos em outro momento. 

Inovação Frugal é reconhecida no Prêmio Inovação no Ensino Superior
A última inovação sustentável que gostaria de destacar, foi o Desenvolvimento da Perfiladora de Fibra de Bananeira, uma máquina fundamentada no conceito de inovação frugal, incorporando suas características como de ser uma solução simples, acessível e eficaz, valorizando a simplicidade, sustentabilidade e eficiência. Máquina frugal foi projetada para extrair fibras de bananeira de forma eficiente, segura e acessível, atendendo às necessidades específicas das artesãs têxteis em Corupá, Santa Catarina. Inclusive este projeto recebeu recentemente uma premiação nacional do renomado Prêmio Inovação no Ensino Superior da SEMESP.  Os projetos contam com a participação das professoras Ana Regina de Aguiar Dutra, Anelise Leal Vieira Cubas, do professor José Baltazar Guerra Diretor e demais pesquisadores do Greens e PPGA da Unisul, aos quais parabenizo pelo excelente trabalho que vêm desenvolvendo, incluindo o pioneiro Seminário Internacional de Inovações Frugais realizado em Florianópolis neste mês. 

Acredito que ficou evidente com os exemplos, como a inovação frugal contribui para o desenvolvimento sustentável, os ODS e até a ESG, pois como ela gera inovações para a base da pirâmide e de forma sustentável, buscando resolver problemas que promovam a inclusão, redução das desigualdades, desenvolvimento econômico e socioambiental, isto é, uma inovação frugal, sendo efetivamente, uma inovação frugal, impacta positivamente e contribui significativamente para o desenvolvimento sustentável, caso contrário, será mais um ideia ou invenção que não fará diferença no mundo! 

 

Fabrício Attanásio

Inovação & Sustentabilidade

Administrador, professor universitário, palestrante e consultor com experiência de mais de 20 anos em organizações nacionais e internacionais. Idealizador e CEO da i-KOA Inovação & Transformação. É cofundador e coordenador-geral do Comitê ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) de Tubarão e região da Amurel do Movimento Nacional ODS de Santa Catarina.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.