Sexta-feira, 12 de abril de 2024

COLUNISTAS

Iany Niero

Com que roupa eu vou? Dress code social: como se vestir de acordo com o evento

11/04/2024 17h17 | Por: Iany Niero

Quem nunca ficou em dúvida ao receber um convite para um evento social? Qual a roupa mais adequada? Para um aniversário, casamento, batizado, formatura, etc...
O ideal é que no convite seja especificado o Dress code do evento, ou seja, a roupa mais adequada, para que o convidado tenha um direcionamento sobre o que usar, não cometa uma gafe ou se sinta desconfortável perante o anfitrião e os outros convidados.

Os tipos de dress code são:  Esporte ou casual, Esporte fino, Social e Black-tie.

O TRAJE ESPORTE OU CASUAL que não significa esportivo, é composto por roupas mais despojadas e casuais, indicadas para eventos diurnos, com normas mais flexíveis com relação a roupa. Podem ser usados: vestidos curtos, estampas, bermudas, saias, calça jeans, sapatilhas e salto bloco. Para os homens: calça jeans ou sarja, camisa polo ou manga curta, tênis e sapatênis.

O TRAJE ESPORTE FINO também é conhecido como Traje Passeio ou Tenue De Ville, Esse dress code é um pouco mais sofisticado que o Traje Esporte e normalmente é utilizado em looks mais profissionais.  Sendo bastante indicado para eventos como coquetéis, festas de inaugurações, formaturas, batizados, 
e eventos culturais, como exposições. 

É importante observar o refinamento dos tecidos nesse traje, peças com tecidos em linho, seda, crepe, viscose, musseline, entre outros, são indicadas.
Para as mulheres, são aceitos vestidos mídi, curtos e saias, enquanto as bermudas e tecidos como jeans e sarja, ficam de fora. As estampas são indicadas se observadas poucas cores e menor dimensão. E para os homens, sai a camisa polo, sendo recomendado o uso de camisa social, podendo ou não, estar sobreposta por blazer. Para os pés, são aceitos sapatênis e tênis clássicos.

E tanto para os homens quanto para as mulheres, os terninhos são uma excelente opção, sendo a gravata dispensada para os homens.

O TRAJE SOCIAL ou PASSEIO COMPLETO, restringe um pouco as possibilidades de adaptação. Este dress code, costuma ser utilizado para casamentos, formaturas, premiações e jantares especiais, explorando tecidos mais nobres como cetim, crepe, seda e veludo. Para as mulheres, é comum o uso de vestidos longos e tailleurs, scarpin ou sandália de salto fino, decotes, uso de brilhos, transparência e acessórios que complementem o look.

Já para os homens, a indicação é de ternos escuros, com calça e blazer da mesma cor e camisa lisa e clara. Aqui as gravatas são necessárias, assim como o uso do sapato social, preferencialmente combinando com a cor do cinto.

O TRAJE BLACK-TIE: é indicado para noites de gala, bailes, premiações, casamentos.

Também conhecido como Traje de Gala, o Traje Black-Tie é o mais sofisticado entre todos os trajes. Para os homens, este traje pede o uso de smoking completo, da forma mais clássica possível, com cetim na lapela do blazer, faixa na cintura, gravata borboleta preta e camisa branca com pregas na frente. E os sapatos devem ser de verniz ou de couro.

Já para as mulheres, os vestidos longos são os amis indicados, em tecidos nobres e sofisticados, com caudas, decotes, fendas e salto fino. E se possível, complementar o visual com joias ou acessórios refinados, que valorizam a produção e o refinamento apropriado para a ocasião, que não costuma ser tão comum, por isso mesmo pede um traje especial e apropriado.

Com essas informações fica muito mais fácil adequar a roupa ao evento para o qual você foi convidado, só não esqueça de observar o seu estilo pessoal.
Bj,bj  Iany Niero


 

Iany Niero

O que torna um colaborador excelente? Power skills: a nova tendência do mercado

05/04/2024 08h36 | Por: Iany Niero
BOTICA URBANA/Internet

Em um mercado cada vez mais competitivo, que evolui muda e se transforma a cada dia, é impossível não destacar as habilidades comportamentais.
As Power skills são consideradas habilidades dos colaboradores do futuro. O mercado vai exigir cada vez mais essas habilidades.

As Hard skills, são as já conhecidas habilidades técnicas. São sólidas, fundamentais e podem ser avaliadas. Estão ligadas a cursos, especializações, certificações.
As Soft skills, são as habilidades comportamentais. Estas não são possíveis mensurar: são as habilidades comportamentais e interpessoais como: inteligência emocional, empatia, pró- atividade, gestão de tempo, bom relacionamento com colegas, etc...

As Power skills, são a união das hard e das soft, formando um mix e acrescentando mais algumas que transformam o profissional em excelente para o mercado.
Entre as Power skills podemos destacar:  APRIMORAMENTO CONSTANTE, ou seja, aquele profissional que busca constante aprendizado. Cursos, palestras, congressos, treinamentos. Em um mercado voraz, quem não evolui cognitivamente tende a ficar para trás. 

COMUNICAÇÃO: ter uma boa comunicação é uma habilidade que diferencia o profissional. Saber falar, como falar, o que falar e ser entendido é uma habilidade Power skill poderosa.

ANTECIPAÇÃO: ter uma visão abrangente e antecipar problemas antes que eles aconteçam é uma habilidade muito valorizada nos dias de hoje.

ETIQUETA: saber se comportar nas mais diversas situações de trabalho (reuniões, jantares, eventos, viagens corporativas) ajuda o profissional a representar a empresa e a sua carreira com elegância.

VESTIMENTA ADEQUADA: vestir-se de acordo com a profissão que exerce, o cargo que ocupa, o cliente que atende, a empresa que trabalha é condição fundamental para causar uma boa impressão e transmitir uma boa imagem profissional. Estar adequadamente vestido é representar a empresa corretamente, e esta é uma habilidade muito apreciada nos dias atuais por empresas dos mais variados segmentos.

Todas essas habilidades podem ser desenvolvidas e contribuem muito para quem deseja um bom posicionamento no mercado de trabalho.
 

Iany Niero

Cores de outono e a coloração pessoal. Você sabe a sua cartela de cores?

27/03/2024 08h10 | Por: Iany Niero

As cores transmitem intenções e sentimentos, por isso podem nos impactar psicologicamente.

Neste texto vou falar da mensagem das cores, mais precisamente das cores do outono, estação que iniciou em 20 de março e tem características muito peculiares.
A escolha de um tom carrega consigo um significado e podemos usar esse poder e força a nosso favor.

É comum as pessoas terem medo de usar uma cor ou estampa por acharem que não “combina”. Estudando análise de coloração fica claro que algumas cores harmonizam mais com algumas pessoas do que com outras. Esses tons estão relacionados com a tonalidade de pele, cabelos, olhos, entre outros fatores.

Saber a cartela de cores que mais combina com você, ajuda a parecer mais jovem, leve, harmônica, elegante ou até mesmo mais sensual e poderosa. O grande truque é identificar as cores positivas de cada pessoa.

A coloração pessoal é feita a partir de um teste de comparação de cores. Começo definindo o contraste. Depois a temperatura (quente, fria, neutra fria e neutra quente) a intensidade (intensa ou suave) e a profundidade (clara ou escura). O Método Sazonal expandido possui 12 cartelas de cores, dentre elas 3 são de Outono. 

As cartelas de Outono possuem cores quentes, profundas e terrosas, assim como as cores estação. No outono a temperatura passa a cair e as folhas se transformam do verde suave aos tons de coral, vermelho e amarelo. Tudo ao redor ganha cores profundas e quentes com pouco brilho. Todos esses tons estão nas cartelas de outono que são:

 Outono quente, Outono escuro e Outono Suave.

Após saber sua cartela de cores você vai acertar em tons de maquiagem, acessórios, cabelo, roupas, estampas, etc...

Saber a sua paleta de cores não é algo limitante, mas uma forma de exaltar a sua beleza natural. 
Será que suas cores são de Outono? A linda estação que chegou?

BjBj 

Iany Niero
 

Iany Niero

Todas as cores podem transmitir elegância?

20/03/2024 08h43 | Por: Iany Niero

Transmitir elegância através da imagem e do comportamento, é algo que muitas pessoas buscam em todo o mundo quando o assunto é aparência.
E, as cores são alguns dos recursos que podemos usar para conquistar essa imagem elegante.

Apesar de algumas cores serem associadas a elegância, como preto, branco e os tons de nude, qualquer cor se usada da forma correta pode transmitir esse conceito.
O segredo para um look alinhado está na forma como combinamos as cores, na escolha da modelagem das roupas, tecidos e os acessórios que complementam.

O contexto da ocasião também deve ser observado, porque uma roupa considerada elegante usada fora de contexto pode resultar em uma gafe.

Elegância é derivada do latim- ELEGANTIA.  Do verbo ELIGERE, que significa: escolher bem.

Portanto, ELEGANTE é quem faz boas escolhas. Com relação ao vestir, elegância significa: planejar, ter conhecimento sobre o que veste bem cada biótipo, escolher bem, não somente o que usar, mas quando e como usa.

Elegância no VESTIR e no SER, está diretamente ligada a palavra RESPEITO.

Então, respondendo à pergunta inicial: todas as cores podem transmitir elegância?

A resposta é SIM!

Mas é necessário ter consciência de como, quando e onde usar cores. Também da combinação que faz com as cores, os tecidos que escolhe, a observância do seu estilo pessoal, contexto e postura.

Bj Bj
Iany Niero
 

Iany Niero

Março mês da mulher, uma reflexão além das homenagens

11/03/2024 17h32 | Por: Iany Niero

O mês de março inicia com a comemoração do dia internacional da mulher, no dia 08.

Muito além de ganhar flores, presentes, receber homenagens, o mês da mulher convida a uma reflexão sobre questões importantes.
Já estamos no século XXI e muitas mulheres enfrentam dificuldades em ter direitos básicos garantidos ao redor do mundo. Por isso a data é tão importante, pois faz com que o mundo pare um dia para ouvir o que às mulheres tem a dizer.

Março também é um “marco” para celebrar conquistas que sempre foram difíceis de alcançar e para valorizar aquelas que foram as ruas no passado, representaram e fizeram, acreditaram  em um mundo melhor e mais justo e proporcionaram as mulheres de hoje uma situação diferente de um passado não tão distante.

Março também é um mês para resgatar a autoestima feminina que por vezes fica esquecida. 

E saber que esta não está ligada apenas a aparência física e a aprovação dos outros.

No entanto, autoestima é na verdade o que sentimos em relação a nós mesmas, é um fator fundamental para o bem-estar emocional de todas nós. Amar a si mesma significa estar em paz com suas escolhas, conhecer seus valores e viver de acordo com sua verdade. 

É fortalecer-se internamente e permitir que essa força se reflita em nosso exterior.

O amor próprio é uma ferramenta poderosa para transformar a nossa realidade.

A autoestima está relacionada ao autoconhecimento, confiança, disciplina, liberdade,
e felicidade.

Que todas as mulheres sejam felizes, realizadas e valorizadas, em março e em todos os outros meses e que saibam recomeçar sempre que necessário.

BjBj
Iany Niero

Iany Niero

Etiqueta e imagem adequada ao ambiente de trabalho: cada dia mais necessária

05/03/2024 15h32 | Por: Iany Niero
Imagem: Tangerino

Na semana passada uma postagem da revista Forbes movimentou as redes sociais. O título: “Falta de etiqueta prejudica Geração Z no mercado de trabalho”, um tema que pode ser novo para muitas pessoas, mas nada novo para mim, que trabalho com etiqueta em empresas há 7 anos. 

A falta de etiqueta por parte de um profissional, seja ele, colaborador, gestor, empresário, afeta significativamente a sua imagem profissional, não falo aqui somente da Geração Z, mas de todas as gerações. Ter um comportamento adequado no ambiente de trabalho, se vestir bem e ter uma boa apresentação pessoal, é fator decisivo para conseguir uma vaga, se manter nela e alcançar melhores posições e salários.

Mas vou falar da Geração Z. Nascida no século 21, entre 1995 e 2010, a era da transformação digital, essa geração conversa em uma linguagem tecnológica, redes sociais, aplicativos, dialogam por mensagens abreviadas, gírias e figuras. Isso é espontâneo, captam informações com rapidez e encontram soluções rápidas para desafios que outras gerações não encontram. 

 Qual o lado bom disso? Cada vez mais o mercado exige pessoas modernas, dinâmicas e que dominam a tecnologia.

Temos um lado não tão bom? Temos. Essa geração tem sérios problemas com hierarquia, não gostam de rotina maçante, muitas vezes são avessos a cumprir horários, tem tendência a agitação e imediatismo, não demonstram proatividade (não fazem nada além daquilo para que foram contratados), características que acabam sendo malvistas no mercado de trabalho.

E não para por aí. Segundo pesquisa da plataforma de currículos Resume Builder (EUA) para 74% dos líderes americanos, essa é a geração mais difícil de lidar e trabalhar. Dados apontam que 58% se vestem mal, 57% não fazem contato visual e 39% não se comunicam bem, sendo assim 3 em cada 10 recrutadores evitam contratar pessoas dessa geração, preferindo pessoas com mais idade, que tenham compromisso, boa imagem pessoal e bom comportamento.

Será que existe uma solução para isso? Sim.  Desenvolvimento contínuo e gestão de pessoas é fundamental. É urgente que as empresas capacitem essa força de trabalho, ensinando de acordo com as suas necessidades, para que aprendam na prática, como se vestir para o trabalho, noções de etiqueta corporativa e relacionamento com colegas e clientes. A dica de ouro é ENSINAR para que a rotatividade não seja tão grande, tão onerosa e a imagem da empresa não seja prejudicada.

BjBj 

Iany Niero
 

Iany Niero

Gosta de estampas? Saiba quais são tendências para o outono/inverno 24

26/02/2024 15h36 | Por: Iany Niero
Imagem: portal Mude

Estampas estão naquele lugar de ame ou odeie, há pessoas que gostam e usam muito, outras não usam de jeito nenhum. Roupas estampadas estão muito relacionadas a estilos criativos e dramáticos. Mas isso não significa que pessoas de estilos considerados mais discretos não usem estampa, usam sim, porém estampas mais clássicas e atemporais.

Se você é do time que adora uma estampa, vou te contar quais são as estampas tendência para o outono/inverno 24.
As estampas atemporais, como de costume em todos os invernos, continuam: listras, poá, xadrez, pied-de-poule.

 Mas algumas pretendem se destacar mais, como é o caso do Poá: as “bolinhas” voltaram, em sua forma tradicional e também com o desenho renovado (com desenhos miúdos, pouco espaçamento, fundo colorido e disposição desorganizada das bolinhas).
 Florais também estarão presentes, como natureza alterada, com efeitos artificiais, desenhos em formas de manchas, alto contraste, efeito pichação e pinceladas, um floral nada convencional, mas muito futurista. Será que a moda “pega”?

As onças estarão à solta no inverno 24, a estampa animal print, que já é clássica e atemporal, principalmente a de onça, estará presente em calçados, bolsas, roupas e acessórios.

Risca de giz, estampa que considero das mais chiques e elegantes, está dando as caras nas lojas no previw, e promete cair no gosto de homens e mulheres neste inverno.

Texturas e estampas pinceladas, respingos e texturas criadas a partir de pincéis criam as estampas artísticas. As pinceladas variam entre pequenos pontos e grandes borrões. Fundo branco com desenhos pretos são recorrentes, pois o combo P&B (preto e branco) também é tendência para o inverno, tanto em estampas, como compondo looks de alto contraste.

Agora, é observar se as apostas vão se confirmar realmente, pois uma tendência só é realmente tendência se cair no gosto das pessoas e elas usarem.

Bjbj 

Iany Niero

Iany Niero

No radar da moda: quais cores darão o tom do outono/inverno 2024

19/02/2024 09h52 | Por: Iany Niero

Passadas as liquidações de verão, o olhar das lojas e dos consumidores se volta para as novidades, o chamado: Previw de coleção, que nada mais é do que uma amostra das tendências que veremos no próximo outono/inverno.
Iniciarei falando das tendências em CORES, pois estas darão o tom das próximas estações.

É o momento para fazer novas escolhas e se atualizar, conhecendo as cores da nova estação.

Agências como WGSN, Coloro e Pantone, definem as cores para o ano e para as estações. Confira as apostas:
Tons terrosos: com destaque para o cáqui e o marrom amadeirado. São cores elegantes e sofisticadas, escolha o marrom que mais harmoniza com seu tom de pele e componha lindos looks.

Cinza: muitas pessoas não gostam e tem dificuldade de usar, mas por ser acromático, é uma cor de fácil de combinação com outras.

P e B, o queridinho preto e branco, a mistura aparece como tendência, mas os dois tons separados também são apostas fortes para o inverno 24.

Verde oliva envelhecido: um tom de verde opaco e chique que promete encantar nas próximas estações.

Vermelho cereja: esse, tem tudo para ser o tom que vai cair no gosto da maioria das pessoas na próxima estação, um tom elegante e invernal que fica lindo em looks monocromáticos ou combinado com outras cores.

Apricot crush: eleita pela Pantone como a cor do ano de 2024. Uma cor suave, que fica entre o coral e o laranja e transmite calma e feminilidade.

Roxo: ligado ao futurismo e a tecnologia, é uma cor considerada polêmica, pessoas que gostam de roxo não são a maioria, mas quem gosta pode aproveitar para incorporar o roxo nos seus looks de outono/inverno.

Com essa lista, é possível fazer uma análise no seu guarda-roupas e conferir quais cores você tem que estão entre as tendências. Se não tem, gostou de alguma dessas e quer atualizar os looks para a próxima estação, em breve as lojas estarão cheias de novidades para você se inspirar.

Na próxima semana, tendências em estampas para o outono/inverno 24. 

Bjbj
Iany Niero
 

Iany Niero

Liquidações de verão: como fazer compras assertivas

13/02/2024 12h44 | Por: Iany Niero

As lojas deram a largada para as liquidações de verão.

É o momento certo para comprar peças com ótimos descontos.

Mas é importante observar algumas orientações para não cair em “ciladas” ou comprar peças por impulso que nunca vai usar.
Uma dica importante é não deixar para o final, pois as peças em estoque são limitadas.

Cores, modelos e tamanhos que você deseja, podem esgotar rapidamente.

Olhe seu armário e faça uma lista com itens que você está precisando, ajuda a não comprar peças desnecessárias, somente porque tem preço bom.

Investir em peças atemporais é sempre assertivo, pois elas não saem de moda de um ano para o outro: indico jeans (escuros e com poucos detalhes), calça, jaqueta, camisas e saias jeans serão usadas por muito tempo.

Vestidos são um ótimo investimento nas liquidações de verão, os lisos e de estampas clássicas, como poá, floral e listras, com boa modelagem e respeitando seu estilo, não tem erro.

Camisas são clássicas, aproveite para comprar na sale de verão. Opções não faltam, visto que alfaiataria vem sendo protagonista nas ultimas coleções e vai permanecer. Escolhendo bons tecidos, boa modelagem e acabamento, uma camisa é sempre bem-vinda.

Blazer: está entre as melhores compras nas liquidações de verão, é um ítem versátil que vai do escritório ao passeio no fim de semana. Com a vantagem se de encaixar em todas as estacões.

Cropped, alongado, oversized, com recortes ou tradicional, liso ou estampado, observe qual fica melhor para você, e aproveite para comprar com desconto.

Macacão: completa a lista de peças para investir, é versátil, chique e atemporal. Pode ser a solução para um casamento, reunião de trabalho, ou para um passeio no final de semana.

Agora que você tem ótimas orientações, coloque um calcado confortável e aproveite as liquidações de verão para fazer ótimas compras.

BjBj 
iany Niero
 

Iany Niero

Carnaval: dicas de etiqueta para ser um folião elegante

05/02/2024 09h49 | Por: Iany Niero
Imagem: Saúde ocupacional

É Carnaval, e provavelmente você está se perguntando: com que roupa eu vou?

Será que no Carnaval vale tudo?

E onde ficam as regras de etiqueta nos dias de folia?

Estas não devem ser deixadas de lado, afinal o que acontece no Carnaval, pode repercutir no restante do ano.

Bailes, bloquinhos, Carnaval de rua. Alguns exigem fantasia, outros, abadá, em alguns o traje é você quem escolhe.
Quanto a fantasia, o ideal é escolher algo prático, fácil de vestir, que não atrapalhe os movimentos.
Com relação ao abadá, é elegante respeitar o uso e não descaracterizar demais a peça.

Se você não pretende gastar com fantasia e vai usar as suas roupas durante o Carnaval, o ideal é optar por peças de tecidos leves, que permitem que a pele respire, e calçados confortáveis.
Evite decotes muito profundos e roupas muito curtas/justas, pois você estará em movimento e há pessoas com todo tipo de educação. Brilho, bijuterias, tiaras decoradas, podem ser uma ótima opção para incrementar o seu look sem perder a elegância.

Outras regras básicas de etiqueta que não devem ser esquecidas: beba com moderação, se dirigir não beba, não seja inconveniente, respeite seus limites, use desodorante, respeite filas, jogue o lixo no lixo, faça xixi no banheiro e não na rua, não se envolva em brigas, não xingue as pessoas, cuide com postagens em redes sociais (suas, de colegas ou de estranhos) lembre-se: caiu na rede é público.

Chame a atenção pelas atitudes educadas e gentis, é isso que destaca você e torna um folião elegante.
Bom carnaval.

Bjbj 
Iany Niero


 

Iany Niero

Moda & Modos

Moda é sobre o nosso comportamento e posicionamento! Representa uma forma de vestir, se comunicar, transmitir atitude e, até mesmo, de contar ao mundo um pouquinho de quem somos. Quer ficar informado sobre as tendências contemporâneas? Te convidamos a mergulhar neste mundo todas as quintas-feiras!

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.