Domingo, 19 de maio de 2024

COLUNISTAS

Iany Niero

Tendências 2024: o que é possível usar no ambiente profissional

16/05/2024 10h03 | Por: Iany Niero
Foto: Reprodução/Pinterest

Todos os anos a moda nos apresenta novidades. Algumas nem tão novidade assim, pois são releituras de coleções passadas que ganham novas modelagens, cores e até outros nomes. Algumas tendências não caem no gosto das pessoas, outras vem e permanecem por muitas temporadas.Porém, nem toda tendência pode ser usada no ambiente corporativo. É importante a observação do dress code definido por cada empresa.


Selecionei alguns itens que são tendência para a temporada outono/inverno 2024 e que podem ser usados na maioria dos ambientes de trabalho, claro, observando o estilo e gosto pessoal de cada profissional.


Nos sapatos: sapatilhas, scarpin, sapato mary jane, slingback, bota kitten heels, bota chelsea.
Com relação as cores: tons terrosos, tons neutros como cinza, bege, preto e branco, vermelho cereja, verde escuro e o marrom, que promete cair no gosto de muitas pessoas. Todas essas podem ser usadas nas mais variadas composições e nos mais variados ambientes de trabalho.

Iany Niero

Como a empatia impacta a vida das pessoas

09/05/2024 10h30 | Por: Iany Niero
Foto: Divulgação/FM2S

Em um momento difícil como estamos vivendo, com tragédias naturais, guerras, divergência de opiniões a respeito de tudo, falar em empatia, me perece muito pertinente. Quando falamos em etiqueta, falamos também em relacionamento com as outras pessoas. A etiqueta do 3 milênio é a etiqueta dos relacionamentos. É sobre o outro, sobre perceber o outro e fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem conosco. Por isso, é importante pensar nesse sentimento: empatia, e saber que é possível desenvolvê-la.


A empatia permite que as pessoas se conectem mais profundamente umas com as outras, entendendo e compartilhando emoções. Isso fortalece os laços interpessoais e promove relacionamentos mais saudáveis e satisfatórios. A empatia é uma habilidade vital. Que pode melhorar a qualidade do convívio, promover o bem-estar emocional e contribuir para uma sociedade mais compassiva e solidária.

Quando somos empáticos somos mais capazes de ouvir atentamente os outros e compreender suas perspectivas, isso melhora a comunicação, reduzindo mal-entendidos e conflitos. Ser empático é considerar as necessidades e preocupações dos outros ao tomar decisões, levando a escolhas mais compassivas e éticas. Todos podem praticar a empatia no dia-a-dia e assim fazermos um mundo melhor.


Bj Bj 
Iany Niero

Iany Niero

Qual o estilo da sua mãe? Dicas para acertar no presente

02/05/2024 10h37 | Por: Iany Niero
Foto: Divulgação/Colégio Formos

Pesquisas indicam que a maioria dos filhos pretende presentar a Mãe neste dia 12 de maio com artigos de vestuário: roupas, calçados, acessórios, pijamas, estão no topo da lista. Mas como fazer a melhor escolha? Conhecer gostos e preferências da sua mãe é o primeiro passo para acertar no presente.


Observe o que ela mais usa e o que ela não usa de jeito nenhum. Se ela é mais esportiva e casual, romântica, criativa, gosta de peças mais “diferentonas”, sensuais, ou é aquela mãe que costuma usar peças mais tradicionais e elegantes. Procure dar algo personalizado, assim ela se sentirá muito especial.


Um presente que faz sucesso entre as mães são as “experiências”, ao invés de um presente físico, é possível oferecer uma experiência especial, como um dia no spa, ingresso para um show, uma limpeza de pele, um passeio, ou uma análise de coloração para que ela conheça suas cores positivas e fique ainda mais linda.


Se pergunte: quais os interesses da sua mãe, os hobbies, o que ela gosta de fazer?


As respostas para essas perguntas podem dar uma boa indicação de presente. Jardinagem, culinária, dança, moda, pintura, viagem... Sua mãe é fitness, fashionista, aventureira ou zen? Um presente que seja útil no dia-a-dia dela será muito apreciado.


Com essas dicas vai ficar mais fácil acertar no presente, e claro, junto com ele não esqueça de levar todo seu amor e carinho.


Bjbj 
Iany Niero

Iany Niero

Escolher a roupa correta é fundamental para ter uma imagem profissional positiva

25/04/2024 10h17 | Por: Iany Niero
Foto: Reprodução/Pinterest

Ser um profissional capacitado e com bom currículo é importante para ter uma carreira de sucesso. Mas outros fatores precisam ser considerados, um deles é a vestimenta para o ambiente de trabalho. Engana-se quem pensa que é possível usar qualquer peça de roupa, ou que as tendências do momento podem ser usadas em todos os locais de trabalho.


Se a empresa não tem uniforme, é importante observar algumas regras de vestimentas para não prejudicar a sua imagem e a sua carreira. Na hora de escolher a roupa para o trabalho e preciso ter bom senso, os looks de trabalho não são os mesmos de ir para a balada, praticar esportes, ir à praia, ou aquele encontro amoroso. As ocasiões são bastante diferentes e devem ser tratadas de formas diferentes. Observar o ambiente e adequar a roupa é sempre a melhor opção.

 

Entenda o Dress code: algumas empresas tem o código de vestimenta formal, outras mais casuais, respeitar esses códigos conta pontos positivos a sua imagem profissional.
Mantenha um visual profissional: mesmo em ambientes casuais, evite roupas justas, transparentes, muito curtas, decotadas e rasgadas.
Peças clássicas: na dúvida opte pelo clássico, ele vai bem na maioria dos locais de trabalho.
Evite excessos: roupas chamativas, estampas extravagantes, acessórios exagerados, sapatos barulhentos, todo excesso não combina com ambientes corporativos.
Seu estilo: este pode ser adaptado ao local de trabalho, sempre com muita atenção, o estilo elegante funciona bem em ambientes corporativos, já o sensual é o menos aceito.
Aparência: roupas limpas, passadas e em bom estado, completam o look de trabalho adequado.


Sua imagem fala por você, saber usá-la a seu favor é muito importante para transmitir uma imagem profissional positiva que auxilie e não atrapalhe os seus objetivos. 


Bjbj 
Iany Niero

Iany Niero

Imagem corporativa: muito além da roupa dos colaboradores

18/04/2024 15h03 | Por: Iany Niero
Foto: Reprodução/Freepik

Você tem preferência por alguma marca, produto ou serviço? Costuma ter uma opinião formada sobre algumas empresas, fala sobre ela para outras pessoas, seja de maneira positiva ou negativa?
Isso é resultado da construção de imagem feita por essa empresa.


Imagem corporativa é a forma que a empresa é vista por clientes, colaboradores, stakeholders pelas pessoas. É como a empresa é vista no mercado.
Os clientes avaliam inúmeras questões que os fazem se identificar com uma marca ou empresa. As empresas que não fazem a gestão da sua imagem tendem a criar uma imagem negativa para o público.

Hoje, consumidores estão cada vez mais conscientes com relação ao consumo de produtos e as empresas que frequentam, sejam elas de venda de produtos ou mesmo de prestação de serviços. Mas afinal, quais os pontos que o cliente avalia para formar a opinião sobre uma empresa? 


Alguns mais importantes: atendimento e experiência em todo o processo, pós-atendimento e suporte, questões ambientais, práticas sustentáveis, presença digital, vestimenta e aparência dos colaboradores, postura da empresa no relacionamento com os clientes, entre outras.
Uma boa imagem corporativa é fundamental para que os clientes conheçam a marca, saibam se podem confiar e continuem sendo clientes. Fazer a gestão da imagem corporativa contribui para que a empresa se destaque, se mantenha no mercado e atraia mais clientes através do marketing positivo feito pelos próprios clientes.


Uma boa imagem corporativa: motiva os colaboradores, fortalece a reputação da empresa, atrai novos clientes, confere autoridade no mercado e mais que tudo, é um grande diferencial competitivo.
Convido você a observar esses pontos nas empresas e marcas que costuma consumir e frequentar.


Bjbj
Iany Niero

Iany Niero

Com que roupa eu vou? Dress code social: como se vestir de acordo com o evento

11/04/2024 17h17 | Por: Iany Niero

Quem nunca ficou em dúvida ao receber um convite para um evento social? Qual a roupa mais adequada? Para um aniversário, casamento, batizado, formatura, etc...
O ideal é que no convite seja especificado o Dress code do evento, ou seja, a roupa mais adequada, para que o convidado tenha um direcionamento sobre o que usar, não cometa uma gafe ou se sinta desconfortável perante o anfitrião e os outros convidados.

Os tipos de dress code são:  Esporte ou casual, Esporte fino, Social e Black-tie.

O TRAJE ESPORTE OU CASUAL que não significa esportivo, é composto por roupas mais despojadas e casuais, indicadas para eventos diurnos, com normas mais flexíveis com relação a roupa. Podem ser usados: vestidos curtos, estampas, bermudas, saias, calça jeans, sapatilhas e salto bloco. Para os homens: calça jeans ou sarja, camisa polo ou manga curta, tênis e sapatênis.

O TRAJE ESPORTE FINO também é conhecido como Traje Passeio ou Tenue De Ville, Esse dress code é um pouco mais sofisticado que o Traje Esporte e normalmente é utilizado em looks mais profissionais.  Sendo bastante indicado para eventos como coquetéis, festas de inaugurações, formaturas, batizados, 
e eventos culturais, como exposições. 

É importante observar o refinamento dos tecidos nesse traje, peças com tecidos em linho, seda, crepe, viscose, musseline, entre outros, são indicadas.
Para as mulheres, são aceitos vestidos mídi, curtos e saias, enquanto as bermudas e tecidos como jeans e sarja, ficam de fora. As estampas são indicadas se observadas poucas cores e menor dimensão. E para os homens, sai a camisa polo, sendo recomendado o uso de camisa social, podendo ou não, estar sobreposta por blazer. Para os pés, são aceitos sapatênis e tênis clássicos.

E tanto para os homens quanto para as mulheres, os terninhos são uma excelente opção, sendo a gravata dispensada para os homens.

O TRAJE SOCIAL ou PASSEIO COMPLETO, restringe um pouco as possibilidades de adaptação. Este dress code, costuma ser utilizado para casamentos, formaturas, premiações e jantares especiais, explorando tecidos mais nobres como cetim, crepe, seda e veludo. Para as mulheres, é comum o uso de vestidos longos e tailleurs, scarpin ou sandália de salto fino, decotes, uso de brilhos, transparência e acessórios que complementem o look.

Já para os homens, a indicação é de ternos escuros, com calça e blazer da mesma cor e camisa lisa e clara. Aqui as gravatas são necessárias, assim como o uso do sapato social, preferencialmente combinando com a cor do cinto.

O TRAJE BLACK-TIE: é indicado para noites de gala, bailes, premiações, casamentos.

Também conhecido como Traje de Gala, o Traje Black-Tie é o mais sofisticado entre todos os trajes. Para os homens, este traje pede o uso de smoking completo, da forma mais clássica possível, com cetim na lapela do blazer, faixa na cintura, gravata borboleta preta e camisa branca com pregas na frente. E os sapatos devem ser de verniz ou de couro.

Já para as mulheres, os vestidos longos são os amis indicados, em tecidos nobres e sofisticados, com caudas, decotes, fendas e salto fino. E se possível, complementar o visual com joias ou acessórios refinados, que valorizam a produção e o refinamento apropriado para a ocasião, que não costuma ser tão comum, por isso mesmo pede um traje especial e apropriado.

Com essas informações fica muito mais fácil adequar a roupa ao evento para o qual você foi convidado, só não esqueça de observar o seu estilo pessoal.
Bj,bj  Iany Niero


 

Iany Niero

O que torna um colaborador excelente? Power skills: a nova tendência do mercado

05/04/2024 08h36 | Por: Iany Niero
BOTICA URBANA/Internet

Em um mercado cada vez mais competitivo, que evolui muda e se transforma a cada dia, é impossível não destacar as habilidades comportamentais.
As Power skills são consideradas habilidades dos colaboradores do futuro. O mercado vai exigir cada vez mais essas habilidades.

As Hard skills, são as já conhecidas habilidades técnicas. São sólidas, fundamentais e podem ser avaliadas. Estão ligadas a cursos, especializações, certificações.
As Soft skills, são as habilidades comportamentais. Estas não são possíveis mensurar: são as habilidades comportamentais e interpessoais como: inteligência emocional, empatia, pró- atividade, gestão de tempo, bom relacionamento com colegas, etc...

As Power skills, são a união das hard e das soft, formando um mix e acrescentando mais algumas que transformam o profissional em excelente para o mercado.
Entre as Power skills podemos destacar:  APRIMORAMENTO CONSTANTE, ou seja, aquele profissional que busca constante aprendizado. Cursos, palestras, congressos, treinamentos. Em um mercado voraz, quem não evolui cognitivamente tende a ficar para trás. 

COMUNICAÇÃO: ter uma boa comunicação é uma habilidade que diferencia o profissional. Saber falar, como falar, o que falar e ser entendido é uma habilidade Power skill poderosa.

ANTECIPAÇÃO: ter uma visão abrangente e antecipar problemas antes que eles aconteçam é uma habilidade muito valorizada nos dias de hoje.

ETIQUETA: saber se comportar nas mais diversas situações de trabalho (reuniões, jantares, eventos, viagens corporativas) ajuda o profissional a representar a empresa e a sua carreira com elegância.

VESTIMENTA ADEQUADA: vestir-se de acordo com a profissão que exerce, o cargo que ocupa, o cliente que atende, a empresa que trabalha é condição fundamental para causar uma boa impressão e transmitir uma boa imagem profissional. Estar adequadamente vestido é representar a empresa corretamente, e esta é uma habilidade muito apreciada nos dias atuais por empresas dos mais variados segmentos.

Todas essas habilidades podem ser desenvolvidas e contribuem muito para quem deseja um bom posicionamento no mercado de trabalho.
 

Iany Niero

Cores de outono e a coloração pessoal. Você sabe a sua cartela de cores?

27/03/2024 08h10 | Por: Iany Niero

As cores transmitem intenções e sentimentos, por isso podem nos impactar psicologicamente.

Neste texto vou falar da mensagem das cores, mais precisamente das cores do outono, estação que iniciou em 20 de março e tem características muito peculiares.
A escolha de um tom carrega consigo um significado e podemos usar esse poder e força a nosso favor.

É comum as pessoas terem medo de usar uma cor ou estampa por acharem que não “combina”. Estudando análise de coloração fica claro que algumas cores harmonizam mais com algumas pessoas do que com outras. Esses tons estão relacionados com a tonalidade de pele, cabelos, olhos, entre outros fatores.

Saber a cartela de cores que mais combina com você, ajuda a parecer mais jovem, leve, harmônica, elegante ou até mesmo mais sensual e poderosa. O grande truque é identificar as cores positivas de cada pessoa.

A coloração pessoal é feita a partir de um teste de comparação de cores. Começo definindo o contraste. Depois a temperatura (quente, fria, neutra fria e neutra quente) a intensidade (intensa ou suave) e a profundidade (clara ou escura). O Método Sazonal expandido possui 12 cartelas de cores, dentre elas 3 são de Outono. 

As cartelas de Outono possuem cores quentes, profundas e terrosas, assim como as cores estação. No outono a temperatura passa a cair e as folhas se transformam do verde suave aos tons de coral, vermelho e amarelo. Tudo ao redor ganha cores profundas e quentes com pouco brilho. Todos esses tons estão nas cartelas de outono que são:

 Outono quente, Outono escuro e Outono Suave.

Após saber sua cartela de cores você vai acertar em tons de maquiagem, acessórios, cabelo, roupas, estampas, etc...

Saber a sua paleta de cores não é algo limitante, mas uma forma de exaltar a sua beleza natural. 
Será que suas cores são de Outono? A linda estação que chegou?

BjBj 

Iany Niero
 

Iany Niero

Todas as cores podem transmitir elegância?

20/03/2024 08h43 | Por: Iany Niero

Transmitir elegância através da imagem e do comportamento, é algo que muitas pessoas buscam em todo o mundo quando o assunto é aparência.
E, as cores são alguns dos recursos que podemos usar para conquistar essa imagem elegante.

Apesar de algumas cores serem associadas a elegância, como preto, branco e os tons de nude, qualquer cor se usada da forma correta pode transmitir esse conceito.
O segredo para um look alinhado está na forma como combinamos as cores, na escolha da modelagem das roupas, tecidos e os acessórios que complementam.

O contexto da ocasião também deve ser observado, porque uma roupa considerada elegante usada fora de contexto pode resultar em uma gafe.

Elegância é derivada do latim- ELEGANTIA.  Do verbo ELIGERE, que significa: escolher bem.

Portanto, ELEGANTE é quem faz boas escolhas. Com relação ao vestir, elegância significa: planejar, ter conhecimento sobre o que veste bem cada biótipo, escolher bem, não somente o que usar, mas quando e como usa.

Elegância no VESTIR e no SER, está diretamente ligada a palavra RESPEITO.

Então, respondendo à pergunta inicial: todas as cores podem transmitir elegância?

A resposta é SIM!

Mas é necessário ter consciência de como, quando e onde usar cores. Também da combinação que faz com as cores, os tecidos que escolhe, a observância do seu estilo pessoal, contexto e postura.

Bj Bj
Iany Niero
 

Iany Niero

Março mês da mulher, uma reflexão além das homenagens

11/03/2024 17h32 | Por: Iany Niero

O mês de março inicia com a comemoração do dia internacional da mulher, no dia 08.

Muito além de ganhar flores, presentes, receber homenagens, o mês da mulher convida a uma reflexão sobre questões importantes.
Já estamos no século XXI e muitas mulheres enfrentam dificuldades em ter direitos básicos garantidos ao redor do mundo. Por isso a data é tão importante, pois faz com que o mundo pare um dia para ouvir o que às mulheres tem a dizer.

Março também é um “marco” para celebrar conquistas que sempre foram difíceis de alcançar e para valorizar aquelas que foram as ruas no passado, representaram e fizeram, acreditaram  em um mundo melhor e mais justo e proporcionaram as mulheres de hoje uma situação diferente de um passado não tão distante.

Março também é um mês para resgatar a autoestima feminina que por vezes fica esquecida. 

E saber que esta não está ligada apenas a aparência física e a aprovação dos outros.

No entanto, autoestima é na verdade o que sentimos em relação a nós mesmas, é um fator fundamental para o bem-estar emocional de todas nós. Amar a si mesma significa estar em paz com suas escolhas, conhecer seus valores e viver de acordo com sua verdade. 

É fortalecer-se internamente e permitir que essa força se reflita em nosso exterior.

O amor próprio é uma ferramenta poderosa para transformar a nossa realidade.

A autoestima está relacionada ao autoconhecimento, confiança, disciplina, liberdade,
e felicidade.

Que todas as mulheres sejam felizes, realizadas e valorizadas, em março e em todos os outros meses e que saibam recomeçar sempre que necessário.

BjBj
Iany Niero

Iany Niero

Moda & Modos

Moda é sobre o nosso comportamento e posicionamento! Representa uma forma de vestir, se comunicar, transmitir atitude e, até mesmo, de contar ao mundo um pouquinho de quem somos. Quer ficar informado sobre as tendências contemporâneas? Te convidamos a mergulhar neste mundo todas as quintas-feiras!

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.