Sábado, 11 de maio de 2024
Economia

Reforma tributária impacta empreendedores de médio porte

Proposta prevê substituição de cinco tributos por dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs), gestão compartilhada entre União, estados e municípios e período de transição de sete anos

Brasília - DF, 11/07/2023 08h27 | Por: Redação
Foto: Agência Brasil

Aprovada pela Câmara dos Deputados, a reforma tributária tem como objetivo simplificar a cobrança de impostos no Brasil. A proposta prevê a substituição de cinco tributos por dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs), com gestão compartilhada entre a União e estados/municípios. No entanto, a alíquota do IVA ainda não foi definida.

Micro e pequenas empresas não serão obrigadas a aderir às mudanças, ao contrário dos negócios de médio porte, que serão diretamente afetados. Advogados tributaristas ressaltam que a reforma pode beneficiar empreendedores, reduzindo o tempo e os gastos com obrigações fiscais. Além disso, destaca-se o fim da "bitributação", em que as empresas poderiam descontar o valor já pago em etapas anteriores da cadeia produtiva.

Para alguns especialistas, esse benefício poderia atrair até mesmo empreendedores do Simples Nacional, já que poderiam aderir ao IVA sem perder competitividade. No entanto, tudo depende da atividade da empresa e do quanto ela poderia obter de desconto no imposto pago em etapas anteriores. Prestadores de serviços, por exemplo, podem não obter vantagens significativas devido à natureza de seus gastos.

Vale ressaltar que, neste primeiro momento, a reforma tributária se concentra nos impostos sobre bens e serviços, afetando empresas, indústrias e prestadores de serviços. O regime do Simples Nacional continuará existindo e as empresas que se enquadram nos critérios poderão optar por permanecer nele. No entanto, alguns especialistas alertam que a manutenção no Simples pode levar alguns pequenos negócios a perder competitividade, o que seria um impacto indireto da reforma.

A proposta agora segue para o Senado e, se aprovada, precisa ser sancionada pelo presidente Lula. O período de transição da reforma está previsto para ocorrer entre 2026 e 2032. A definição da alíquota do IVA e outros detalhes ainda serão discutidos e estabelecidos ao longo do processo legislativo.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.