Terça, 21 de maio de 2024
Geral

A GREVE CONTINUA: Manifestação dos professores e reunião com o Estado termina sem acordo em Florianópolis

Novo ato está agendado para acontecer no dia oito de maio

Florianópolis - SC, 30/04/2024 17h37 | Por: Tiago Damos
Foto: Divulgação/SC Todo Dia

Professores grevistas da Rede Estadual de Educação e sindicalistas se reuniram em forma de protesto na tarde desta terça-feira (30), em frente ao prédio do Centro Administrativo de Santa Catarina, escritório do governo do Estado, em Florianópolis. Mais uma vez, a reunião entre o sindicato e o Estado terminou sem um acordo. 

Segundo Evandro Accadrolli, Coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE/SC), o ato foi uma resposta às falas do Governor do Estado, Jorginho Mello quanto às reivindicações feitas pelos servidores. "Nós lamentamos a forma que o governo vem nos tratando. Precisa valorizar o professor para ele querer permanecer na rede de ensino. É uma grande greve e ela vai ganhar corpo e se tornar uma das maiores de Santa catarina".

Em pronunciamento, Jorginho chegou a afirmar que caso a paralisação continuar, haverá descontos além de novas contratações de profissionais para substituir grevistas e impedir que alunos não sejam prejudicados por deixar de frequentar às aulas. Ainda em desacordo, sindicalistas dizem que o movimento já tem 45% de adesão. Em contrapartida, o Secretário de Estado da Administração, Vânio Boing, afirmou que apenas 15% deles entraram em greve.

Dentre as principais reivindicações dos professores estaduais, estão a descompactação da tabela salarial, o lançamento de um novo concurso público, a revogação do desconto de 14% sobre os salários dos aposentados, a garantia de hora-atividade para todos os professores e a melhoria na infraestrutura escolar.

De acordo com o secretário, os pedidos estão sendo ouvidos. "Aquilo que foi possível implementar no ano passado já está valendo. Houve um aumento no Vale-alimentação que vai completar agora em 2026 aproximadamente 108%, de 12 para 25 reais. Nós também estamos propensos a acatar o custo da hora atividade para ser implementada a partir de 2025. A principal reivindicação da categoria é com relação à descompactação e o governador mais uma vez está disposto a ver o que é possível fazer, mas isso precisa de um estudo detalhado que o Estado está realizando."

Quatro representantes do SINTE/SC se reuniram junto ao Secretário de Estado de SC para debater sobre a resolução da paralisação, que não teve acordo. Um novo ato está agendado para acontecer no dia oito de maio, novamente em frente ao Centro Administrativo de Santa Catarina.

publicidade
Greve dos professores estaduais em Florianópolis. Foto: Tiago Damos

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.