Quarta-feira, 19 de junho de 2024
Tech

Tecnologias desenvolvidas por Itajaí são destaques na conferência da ONU, em Dubai

Secretário de Tecnologia, Murilo Sodré comentou que a cidade desenvolveu mais de 250 soluções tecnológicas para a população

Itajaí -SC , 06/12/2023 08h53 | Por: Redação | Fonte: Secom Itajaí
Ferramentas serão utilizadas para monitoramento e gestão de desastres naturais. Foto: Secom Itajaí/SCTodoDia

As ações tecnológicas criadas por Itajaí foram destaque durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que ocorre até 12 de dezembro, em Dubai. O Município foi apresentado como case de sucesso durante um painel sobre tecnologia e sustentabilidade pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para facilitar o acesso da população, como aplicativos, portais, sistemas e serviços digitais.

Implementada pela Secretaria Municipal de Tecnologia, a fábrica de softwares foi apresentada pela Codex, empresa representante das soluções ESRI no Brasil, que integrou os painéis do evento internacional. Além disso, a Codex desenvolve as ferramentas do Arcgis, que é um sistema utilizado no projeto GeoItajaí e no portal Gestão de Desastres, desenvolvidos pelo município.

O secretário municipal de Tecnologia, Murilo Sodré, comentou que a cidade desenvolveu mais de 250 soluções tecnológicas para a população. “Isso reflete o compromisso de Itajaí com a governança de dados e a inovação tecnológica. Ao longo dos últimos sete anos, desenvolvemos mais de 250 soluções tecnológicas para a população. A produtividade de nossa equipe municipal se traduz em uma média de três novas soluções digitais por mês, um testemunho da nossa ágil capacidade de inovação e resposta às demandas sociais e ambientais”.

Conforme o atual ranking da Connected Smart Cities, Itajaí está acima de São Paulo em Governança. O Município ocupa a 17ª posição nacionalmente, em contraste com a 70ª posição de São Paulo.

publicidade

Ferramentas serão utilizadas para monitoramento e gestão de desastres naturais

O portal Gestão de Desastres de Itajaí, destacado nesta retranca, utiliza o software de geolocalização Arcgis para oferecer um detalhado registro de alagamentos e deslizamentos na cidade. Ao coletar informações da população e da Defesa Civil por meio do aplicativo Conecta.Í, a ferramenta possibilita decisões ágeis e eficazes, direcionando intervenções imediatas com base nas áreas afetadas e nos níveis de urgência.

O site compartilha informações cruciais de órgãos como a Defesa Civil, 7° Batalhão de Bombeiros Militar e Guarda Municipal, fornecendo alertas e dados sobre o monitoramento dos rios, abrigos disponíveis e outras informações relevantes para a gestão de desastres naturais.

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.