Quarta-feira, 29 de maio de 2024
Agro

SC é o primeiro estado a produzir biofertilizante com macroalga marinha

A pesquisa apontou que o Estado tem capacidade de produzi-la, sem risco ao meio ambiente e agregando valor à cadeia produtiva da maricultura

Criciúma - SC, 24/06/2022 14h02 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Divulgação

Já pensou em um biofertilizante que vai do mar para a lavoura? A Epagri e a UFSC já. E a proposta está virando realidade em Palhoça, município da Grande Florianópolis líder nacional na produção de mariscos. Lá está sendo produzida a macroalga Kappaphycus alvarezii, que depois de processada se transforma em biofertilizante. Segundo o Decreto 4.954, biofertilizantes são “produtos que contém princípio ativo ou agente orgânico, isento de substâncias agrotóxicas, capaz de atuar, direta ou indiretamente, sobre o todo ou parte das plantas cultivadas, elevando a sua produtividade, sem ter em conta o seu valor hormonal ou estimulante”.

A Epagri, em parceria com a UFSC, desenvolve projeto desde 2008 para estudar a viabilidade de produzir esta macroalga no litoral catarinense. A pesquisa apontou que o Estado tem capacidade de produzi-la, sem risco ao meio ambiente e agregando valor à cadeia produtiva da maricultura.

Em abril deste ano os maricultores de Palhoça receberam autorização dos órgãos ambientais para iniciar a produção comercial do vegetal. Era só o que Raulino de Souza Filho, mais conhecido como Nino, esperava. Ele, que já cultivava a alga de modo experimental em parceria com a Epagri, investiu em maquinário e montou a estrutura necessária para produzir o extrato de alga, matéria-prima para produção do biofertilizante. Trabalhando ainda de forma experimental, sem pretensões comerciais, ele conseguiu produzir no ano passado 36 mil litros do extrato.

O pesquisador da Epagri, Alex Alves dos Santos, participou do programa Cotidiano da última quarta-feira (23) e salientou detalhes sobre o projeto.

 

publicidade

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.