Segunda-feira, 29 de abril de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

Urussanga: Prefeito, vereadores e servidor terão audiência à tarde

16/04/2024 10h30 | Por: Denis Luciano
Vaga do prefeito vazia no estacionamento defronte à prefeitura hoje / Foto: Eduardo Madeira / Rádio Cidade em Dia

O prefeito Gustavo Cancellier (PP), os vereadores Beto Cabeludo (Republicanos) e Thiago Mutini (PP) mais o ex-secretário Xixo Murara, presos preventivamente no amanhecer desta terça-feira em Urussanga, seguem sendo ouvidos em uma delegacia de Criciúma. À tarde, haverá uma audiência de custódia para determinar se seguem em prisão preventiva ou se responderão em liberdade à sequência do processo da Operação Terra Nostra.

A prisão dos quatro agitou mais uma vez o ambiente político de Urussanga. No Executivo, criou um vácuo institucional. Com o vice-prefeito Jair Nandi (PSD) rompido politicamente com o prefeito há dois anos, e não frequentando a prefeitura, não há um ordenador nesse momento na rotina administrativa da cidade. A gestão vai andando por conta própria, tocada pelos servidores. A vaga do prefeito vazia no estacionamento hoje, flagrada pelo repórter Eduardo Madeira, ilustra a situação. A prefeitura ainda não se manifestou.

É bem provável que a sessão da Câmara esteja com dois a menos hoje, diante das prisões de Mutini (aliado do prefeito, foi seu secretário faz pouco tempo) e Cabeludo (que era do MDB, rompeu, tornou-se governista e migrou recentemente para o Republicanos). A Câmara se pronunciou em nota assinada pelo presidente Luan Varnier (MDB):

O Legislativo Municipal esclarece que ainda não foi comunicado oficialmente e nem teve acesso aos autos da operação que resultou na prisão de dois vereadores e do prefeito Municipal.

A Câmara se compromete em zelar pela transparência e a continuidade do bom trabalho e aguarda a manifestação dos órgãos judiciais para a tomada das decisões com o objetivo de reestabelecer a moralidade no Município.

A Operação Terra Nostra investiga aquisição de dois imóveis com valores superfaturados, e os crimes de organização criminosa e falsidade ideológica. Os imóveis em questão seriam terrenos para implantação de um distrito industrial em Urussanga.

É natural que o episódio mexa com o cenário eleitoral na cidade. No momento, são pré-candidatos à sucessão de Cancellier: vereador Odivaldo Bonetti (PP), o ex-prefeito Jhonny Felippe (MDB), o vice-prefeito Jair Nandi (PSD), a empresária Joelma Fornasa (PL), presidente da Associação Empresarial de Urussanga, mais Rodolfo Della Bruna (PSDB).

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.