SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

COLUNISTAS

Fabrício Attanásio

Como a Ecoinovação e a Inovabilidade podem ajudar a tornar sua empresa ou organização mais inovadora e sustentável?

20/09/2023 18h27 | Atualizada em 20/09/2023 21h46 | Por: Fabrício Attanásio

Os desafios do século 21 e da nova economia, associados a inúmeros episódios climáticos e escândalos éticos, dentre outros, vem se intensificando no Brasil e no mundo, agravando os problemas ambientais e sociais, e impactam o econômico-financeira das empresas e toda sociedade. Isso acontece porque a gravidade dos riscos associados provoca um aumento no custo do capital e consequentemente dos juros, por um outro lado os insumos e matérias-primas necessárias para o processo produtivo acabam aumentando também.

Diante deste cenário, as empresas e demais organizações estão buscando melhorar ou inovar o que já fazem, outras procuram descobrir novas oportunidades de mercados e inovar em novos negócios para se manterem produtivas e competitivas, não ficando para trás. A inovação, para algumas empresas e organizações ainda é um desafio, para outras já é uma realidade, e quando falamos que unir a Inovação e a Sustentabilidade, para a grande maioria é ainda mais distante de sua realidade, um desafio maior que elas não conseguem visualizar como factível e viável para o que fazem. 

Neste momento, surgem inúmeros cases que nos ajudam a entender que independentemente do tamanho ou setor da empresa, quando as lideranças e as pessoas querem fazer acontecer, a inovação e a sustentabilidade com seus resultados aparecem e a transformação acontece. 

Você sabia que tema do Congresso Internacional de Inovação da Indústria será ECOINOVAÇÃO?
Esse assunto, que inclusive dá nome a nossa coluna “Inovação e Sustentabilidade”, é tão relevante que a 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae, que acontece no final do mês de setembro em São Paulo, adotou o tema ECOINOVAÇÃO, com a finalidade de mostrar a importância da inovação voltada a sustentabilidade. 

A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, destaca que o Congresso é uma oportunidade para empresários, representantes de governos e academia debaterem um tema essencial para o Brasil. “O maior evento de inovação da América Latina reúne especialistas de todo o mundo para discutirem um tema que impulsiona os países para o desenvolvimento e o crescimento. E, com o tema ecoinovação, queremos mostrar também a importância da inovação aliada à agenda de sustentabilidade, um assunto urgente. O Brasil tem condições de abrir muitas oportunidades em ecoinovação com energias renováveis, tais como o hidrogênio verde, e a descarbonização da economia”, diz Gianna Sagazio (CNI).

SC tem 12 finalistas no Prêmio Nacional de Inovação
E, para quem acha que estamos distantes dessa realidade, Santa Catarina tem 12 finalistas no Prêmio Nacional de Inovação que será apresentado no Congresso, ficando atrás apenas de São Paulo (16) na classificação entre os estados. Os Finalistas catarinenses são, EMPRESAS: Nanoativa, Nanoscoping, Christal, Kemia Tratamento de Efluentes, Nanovetores e Tupy. PESQUISADORES INOVADORES: Letícia Mazzarino. ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO: Ecossistema de inovação de Florianópolis. Cabe ressaltar que algumas empresas são finalistas em mais de uma subcategoria.

Participe!

Estarei lá e trarei muitas novidades e inovações para compartilhar com vocês...

Mas afinal, o que é ECOINOVAÇÃO e INOVABILIDADE (INNOVABILITY)?
O conceito de ecoinovação pode ser compreendido e analisado em três dimensões: seus objetivos, o foco principal, seus mecanismos  e métodos para introdução de mudanças e seus impactos sobre as condições ambientais (OCDE, 2009). O Banco Mundial, complementa o conceito de ecoinovação afirmando que o “desenvolvimento e comercialização de novas formas de solução para os problemas ambientais através de melhorias na tecnologia, com uma ampla interpretação de tecnologia, de forma a envolver melhorias no produto, processo, organizacionais e de mercado. [...] compreende muitas tecnologias fundamentalmente diferentes para alcançar um crescimento mais recurso-eficiente, limpo e resiliente”.

Outro termo novo e ainda pouco conhecido, relacionado é a inovabilidade, ou em inglês, innovability, o conceito traz a perspectiva de associar a inovação e sustentabilidade na geração de produtos e serviços de uma empresa. Na prática, a inovabilidade é mais um avanço do ecossistema de inovação, no sentido de promover estratégias de desenvolvimento competitivo, rentável e com responsabilidade socioambiental (Sebrae). Inovabilidade induz desde o início que as soluções sejam criadas e desenvolvidas de forma inovadora e sustentável.

Inovabilidade (Innovability) e Ecoinovação são dois termos que se destacam atualmente quando o assunto é inovação para a sustentabilidade. Porém, é preciso destacar que há um grande debate na literatura quanto ao termo e ao conceito que melhor definem a intersecção entre inovação e sustentabilidade. “Ao que parece, encontrar um ponto conciliador que permita abarcar todas as nuances existentes em inovação e sustentabilidade tem demandado grande esforço dos estudiosos da área. “Inovação Verde”, ”Inovação Ambiental”, “Inovação Sustentável”, “Ecoinovação” e, talvez o mais novo de todos, o “Inovabilidade” são termos, os quais conectam em seu corpo teórico a inovação à aspectos da sustentabilidade e que surgiram ao longo das últimas décadas na área acadêmica, dentro das empresas, em organizações governamentais, e em especial as organizações multilaterais.” (INVENTTA)

Como ser uma empresa ou organização mais inovadora e sustentável?
Inicialmente é importante destacar que não existe uma receita única e milagrosa, porque depende muito da cultura da empresa, setor e mercado de atuação, porte, etc, mas podemos indicar algumas práticas que podem ajudar. Os conceitos e práticas de ecoinovação e inovabilidade ajudam, mas precisamos muito mais. 

O ponto de partida sem dúvidas é a Liderança da empresa querer promover essa transformação e patrocinar o trabalho a ser realizado. A seguir seguem algumas etapas que entendemos que podem ajudar:
1.  Mindset (mentalidade) das Lideranças orientado a Inovação e Sustentabilidade
2. Diagnóstico sistêmico da Empresa
3. Estratégia alinhada à Inovação e Sustentabilidade 
4. Modelo de gestão e operação mais adequado para empresa
5. Processos ágeis de gestão da inovação e sustentabilidade
6. Pessoas e cultura voltados a inovação e sustentabilidade
7. Sistema de gestão dos resultados que inclua a inovação e sustentabilidade
8. Cultura da aprendizagem e evolução contínua 

A experiência que temos em implantação desta nova forma de fazer negócios nas empresas e organizações, demostra que da mesma forma que existem muitos problemas e desafios, a Mindset (mentalidade) capaz de olhar a realidade atual e identificar várias oportunidades e rapidamente aproveitá-las, está cada vez mais presente no mercado, assim, este cenário para algumas empresas e organizações pode parecer estar muito distante, porém, está mais próximo do que se imagina, basta estarem abertos a novas possibilidades, que num futuro próximo podem se transformarem em grandes ganhos de produtividade e competitividade, seja para seu negócio e atuação atual ou em novos negócios e soluções inovadores e sustentáveis.

FICA O CONVITE, TORNE SUA EMPRESA OU ORGANIZAÇÃO MAIS INOVADORA E SUSTENTÁVEL!

 

Fabrício Attanásio

Inovação & Sustentabilidade

Administrador, professor universitário, palestrante e consultor com experiência de mais de 20 anos em organizações nacionais e internacionais. Idealizador e CEO da i-KOA Inovação & Transformação. É cofundador e coordenador-geral do Comitê ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) de Tubarão e região da Amurel do Movimento Nacional ODS de Santa Catarina.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.