SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

COLUNISTAS

Fabrício Attanásio

Você tem hábitos sustentáveis? Descubra sua pegada no planeta e transforme seus hábitos!

07/02/2024 15h02 | Atualizada em 07/02/2024 18h04 | Por: Fabrício Attanásio

Já parou para pensar que seus hábitos e comportamento de consumo praticados em sua vida, podem impactar os recursos naturais de nosso planeta e as pessoas?

Há quem se defenda encontrando diversas justificativas em seu favor, para legitimar o argumento de não ter nada ver com isso, afirmando que é um problema de responsabilidade dos governos, das indústrias e assim por diante.  A analogia com  aquela conhecida passagem onde um barco tinha um furo e que a água estava entrando, e a pessoa que estava do outro lado não quis ajudar, justificando que o furo estava do outro lado do barco, o desfecho desta história todos nós conhecemos, e, infelizmente, não foi boa para todos que estavam no mesmo barco.

Por onde começar? Que tal por sua pegada no planeta!

Uma forma de nos autoavaliarmos é conhecer nossa Pegada no Planeta, a chamada Pegada Ecológica, uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo da população humana sobre os recursos naturais. Permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do nosso planeta. Avalia a capacidade dos ecossistemas em produzir recursos úteis e absorver os resíduos gerados pelo ser humano. Assim, a Pegada Ecológica contabiliza os recursos naturais biológicos renováveis (vegetais e grãos, carne, peixes, madeira e fibras, energia renovável, etc.), segmentados em Agricultura, Pastagens, Florestas, Pesca, Área Construída e Energia e Absorção dos gases de efeito estufa (Dióxido de Carbono - CO2, etc).

É só acessar o link http://www.footprintcalculator.org/home/pt,  responder os questionamentos e descobrir qual é a sua pegada ecológica. Dica: você pode mudar o idioma para o português. 

A partir do conhecimento de sua pegada ecológica, o site identifica quantos planetas seriam precisos se todos no planeta vivessem como você, assim como, qual o dia de sobrecarga na terra considerando seus hábitos de consumo. É uma oportunidade de refletir sobre seus hábitos e buscar torná-los mais sustentáveis. 

Pesquisa da CNI revela que 81% dos brasileiros adotam hábitos sustentáveis 

A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) consultou 2.021 cidadãos com idade a partir de 16 anos em todas as unidades da Federação. O levantamento foi conduzido pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem, da FSB Holding, entre os dias 18 e 21 de novembro de 2023. A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95% e a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101%, devido ao arredondamento.

Os brasileiros têm adotado ações relacionadas à conservação do meio ambiente no dia a dia, embora ainda haja espaço para expansão do consumo sustentável. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 81% adotam hábitos sustentáveis sempre ou na maioria das vezes, em 2022, eram 74%. Nos últimos seis meses: 

⦁    73% evitaram desperdício de água sempre e 17% na maioria das vezes, somando 90%; 
⦁    69% evitaram desperdício de energia sempre e 20% na maioria das vezes, somando 89%; 
⦁    50% reduziram a produção de lixo sempre e 28% na maioria das vezes, somando 78%; 
⦁    52% reutilizaram água sempre e 22% na maioria das vezes, somando 74%; 
⦁    47% separaram lixo para reciclagem sempre e 18% na maioria das vezes, somando 65%; 
⦁    45% reutilizaram ou reaproveitaram embalagens de produtos sempre e 25% na maioria das vezes, somando 60%; 
⦁    43% reutilizaram o uso de embalagens sempre e 27% na maioria das vezes, somando 70%;

Gosto e utilizo muito da frase de Gandhi, SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER VER NO MUNDO! Hábitos cada vez mais sustentáveis devem ser uma prática de todos nós, e todos devem fazer sua parte, o governo, o setor produtivo, e a sociedade juntos. Precisamos transformar nosso país para uma economia mais sustentável e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cuidando com maior responsabilidade de nosso planeta e das pessoas.

É verdade que precisamos avançar na viabilização de produtos mais sustentáveis, na pesquisa 62% consideram difícil encontrar produtos sustentáveis em lojas e 45% não verificam se o produto que vão comprar foi produzido de forma ambientalmente sustentável. Os principais entraves para práticas sustentáveis apontados foram falta de campanhas de conscientização (19%), hábitos ruins (15%) e desconhecimento (15%).

3 dicas para começar a desenvolver hábitos mais sustentáveis?

Existem muitas formas de criar hábitos sustentáveis, vou citar três dicas que podem ajudar você a começar, caso ainda não tenha essas práticas. 

1.    Antes de comprar pare, pense e decida: na maioria das vezes compramos por impulso, reflita se realmente você precisa do que você está querendo comprar e qual a finalidade da compra, confesso que já comprei produtos que não precisava, mas também já comprei com o objetivo de ajudar o produtor rural, artesanal ou uma ação social.

2.    Cuide do desperdício: vivemos em um país com muitos recursos naturais e na maioria dos lugares fartura de alimentos e produtos, diferente de países que passaram por guerra ou escassez de recursos naturais, produtos e alimentos. Assim, desde a famosa prática de fechar a torneira quando escova os dentes, até a economia com energia, dentre outros, ajudam! Toda

3.    Consumo e práticas sustentáveis: comece aos poucos e vá ampliando as práticas, privilegie a aquisição e consumo de produtos sustentáveis, especialmente de produtores locais. Eles podem ser de diversas naturezas, seja de produtores rurais e familiares, artesãos ou industrializados. Escolha produtos com embalagens reutilizáveis ou biodegradáveis, alimentos orgânicos de preferência de produtores locais, busque separar o lixo para reciclagem, e assim por diante.
O importante é aos poucos adotar essas práticas no seu dia a dia, você fazendo sua parte com disciplina, irá transformá-las em hábitos sustentáveis que vão crescendo e sendo incorporados em sua vida ou organização sem mudanças muito drásticas. E ao final, já sabemos os resultados,  você ganha e todos nós também! 

VAMOS JUNTOS, DESENVOLVER HÁBITOS MAIS SUSTENTÁVEIS, EM NOSSA VIDA E EM NOSSAS ORGANIZAÇÕES!
 

Fabrício Attanásio

Inovação & Sustentabilidade

Administrador, professor universitário, palestrante e consultor com experiência de mais de 20 anos em organizações nacionais e internacionais. Idealizador e CEO da i-KOA Inovação & Transformação. É cofundador e coordenador-geral do Comitê ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) de Tubarão e região da Amurel do Movimento Nacional ODS de Santa Catarina.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.