Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Gisele Victor Batista

34 Mulheres Extraordinárias que Revolucionaram a Sustentabilidade

06/03/2024 11h18 | Por: Gisele Victor Batista

Desde o início do movimento ambientalista, as mulheres têm desempenhado um papel fundamental na defesa de um planeta mais justo e sustentável. Elas têm liderado e participado ativamente de campanhas e protestos em defesa da natureza e dos direitos dos povos indígenas e comunidades locais e tradicionais. Muitas vezes, é uma batalha dura e silenciosa, repleta de riscos, preconceitos e decepções. Mas a força delas vem do coração, cheio de coragem e movido pelo sonho de construir um mundo melhor para todos e todas.
Buscando honrar as que vieram antes, minha homenagem ao Dia Internacional das Mulheres é apresentação de uma pesquisa sobre as principais ambientalistas que marcaram a história da sustentabilidade. Cientistas, pesquisadoras, políticas, empreendedoras, religiosas e jovens, elas fizeram da causa ambiental as suas missões de vida. São 34 mulheres extraordinárias que nos inspiram todos os dias:

AS PIONEIRAS:

1.Eva Crane (1912–2007): ambientalista britânica conhecida por seu trabalho como cientista e especialista em abelhas do mundo.
2. Anna Botsford Comstock (1854–1930): ambientalista américa conhecida por seu trabalho sobre a importância da conservação e da preservação da vida selvagem.
3. Kate Sessions (1857 – 1940): Botânica americana lembrada pela promoção de parques e áreas verdes na cidade e por suas contribuições para o paisagismo e horticultura.
4. Marjory Stoneman Douglas (1890 – 1998): ambientalista americana conhecida por sua defesa do meio ambiente e dos Everglades da Flórida e autora de diversos livros sobre o meio ambiente.
5. Dian Fossey (1932 – 1985): Zoóloga americana realizou um grande trabalho científico e de conservação com os gorilas das montanhas Virunga, em Ruanda e no Congo.
6. Jane Goodall (1934): Primatóloga, etóloga e antropóloga britânica trabalhou para promover a conservação da natureza e a proteção dos animais em todo o mundo. Ficou famosa pelo seu trabalho com ao chipanzés no Parque Nacional Gombe Stream - Tanzânia.
7. Sylvia Earle (1935): cientista marinha, foi a primeira mulher nomeada cientista-chefe da NOAA e nomeada pela Time Magazine como a primeira heroína pelo planeta em 1998. 
8. Wangari Maathai (1940 – 2011): Professora e ativista política do meio ambiente do Quênia. Foi a primeira mulher africana a receber o Prêmio Nobel da Paz.
9. Biruté Galdikas (1946): Primatologista, conservacionista, etóloga e é reconhecida como uma das maiores autoridades em orangotangos.
10. Vandana Shiva (1952): é uma ambientalista, feminista e filósofa da Índia. Ela é uma defensora da agricultura sustentável, da biodiversidade e dos direitos das mulheres.
11. Winona LaDuke (1959): ambientalista americana que defende os direitos indígenas e a proteção do meio ambiente. É conhecida por reivindicações e preservação de terras tribais.
12. Isatou Ceesay (1972): é um ambientalista e ativista social da Gâmbia. Ela é mais conhecida por seu trabalho na promoção da sustentabilidade ambiental e do empoderamento das mulheres por meio de iniciativas de reciclagem e gestão de resíduos.

AS QUE FORAM “UM MARCO” PARA A SUSTENTABILIDADE NO MUNDO:

13. Rachel Carson (1907-1964): bióloga marinha, conservacionista e autora americana, amplamente reconhecida por promover o movimento ambiental global por meio de seu livro “Primavera Silenciosa”. 
14. Gro Harlem Brundtland (1939): médica e ex-ministra da Noruega, é conhecida pela coordenação da Comissão de Saúde e Meio Ambiente/ONU e criou o conceito de desenvolvimento sustentável.

AS QUE TRABALHAM PELA SUSTENTABILIDADE, NOS 04 CANTOS DO PLANETA:

15. Mindy Lubber (1959): trabalha com investidores e empresas para promover a responsabilidade ambiental e social.
16. Nemonte Nenquimo (1984): líder indígena e defensora do meio ambiente, trabalha para proteger os direitos dos povos indígenas e promover a conservação da biodiversidade na Amazônia equatoriana.
17. Julia Carabias Lillo: envolvida em muitas iniciativas ambientais no México, incluindo a criação de áreas naturais protegidas, a conservação de espécies ameaçadas e a promoção da sustentabilidade.
18. Nzambi Matee: empreendedora ambiental e fundadora da empresa de reciclagem no Quênia, que  transforma resíduos de plástico em tijolos de construção resistentes e acessíveis.
19. Fatemah Alzelzela: criou a iniciativa de reciclagem que troca árvores e plantas por resíduos de casas, escolas e empresas no Kuwait.
20. Xiaoyuan Ren: é a fundadora de aplicativo que mapeia a qualidade das águas subterrâneas para que as pessoas possam encontrar fontes limpas de água potável.
21. Niria Alicia Garcia: organizadora de rota que acompanha a viagem do salmão e trabalha para a conscientização dos efeitos da mudança climática na sua região.
 

E AS BRASILEIRAS?


22. Madalena Caramuru (primeira metade século XVI): mulher indígena brasileira, considerada a primeira mulher alfabetizada do Brasil. Lutava pelo fim dos maus-tratos às crianças indígenas e educação feminina.
23. Graziela Maciel Barroso (1912-2003): primeira mulher naturalista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Possui mais de 25 espécies vegetais batizadas com o seu nome, em sua homenagem.
24. Neiva Guedes (1956): bióloga e renomada ambientalista brasileira é conhecida por seu trabalho na conservação da arara-azul, uma espécie de ave em perigo de extinção.
25. Flávia Miranda: zoológa reconhecida pela pesquisa e defesa dos tamanduás. Ela descobriu e descreveu seis novas espécies do mamífero e recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese/2028.
26. Karen Strier: a antropóloga que possui 38 anos de pesquisa sobre o muriqui-do-norte, espécie ameaçada de extinção. É um dos nomes mais importantes da primatologia no mundo.
27. Beatrice Padovani: bióloga e pioneira em conservação da vida marinha brasileira, Beatrice une ciência ao trabalho conjunto com comunidades tradicionais na luta pela preservação da natureza.
28. Patrícia Médici: a bióloga premiada por pesquisas sobre a anta brasileira e vencedora do Whitley Gold Awards, considerada a maior premiação de conservação ambiental do mundo.
29. Marina Silva: é uma das mais conhecidas ambientalistas brasileiras e reconhecida internacionalmente por sua defesa da Amazônia e dos direitos dos povos indígenas.
30. Neca Marcovaldi: oceanógrafa, fundadora e coordenadora de conservação e pesquisa nacional do Projeto Tamar, uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha.
31. Maria Tereza Jorge Pádua: bióloga e uma das pioneiras pela conservação da biodiversidade brasileira. Fundou o Parque das Aves /Foz do Iguaçu e foi a primeira mulher eleita à Academia Brasileira de Ciências.
32. Sonia Guajajara (1974): líder indígena e ativista ambiental, é uma das principais vozes na luta pela proteção dos direitos dos povos indígenas e pela preservação da Amazônia.
33. Angela Mendes de Almeida: advogada e ativista ambiental, conhecida por sua luta pela proteção dos direitos dos povos tradicionais, especialmente das comunidades quilombolas e ribeirinhas.
34. Dorothy Stang (1931-2005): freira católica e ativista social, dedicou sua vida a trabalhar com agricultores pobres e defender seus direitos à terra na região da floresta amazônica no Brasil. 


Essas são apenas algumas das muitas mulheres incríveis que lutam pela proteção do meio ambiente e dos direitos humanos, trabalhando incansavelmente para proteger nosso planeta para as gerações futuras. Mas acredito que, bem próximo a você, existem muitas mulheres incríveis trabalhando pela causa da sustentabilidade.

Quer saber mais sobre Como Implantar um Projeto de Sustentabilidade em sua Empresa? Acesse: @harpiameioambiente
Venha fazer parte das transformações que o mundo precisa!

Se você ou sua empresa pode fazer mais e melhor para cuidar das pessoas e do planeta, faça parte do Movimento Nacional ODS SC. É um movimento social constituído por voluntários, de caráter suprapartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.
https://sc.movimentoods.org.br

Gisele Victor Batista

Sustentabilidade em Pauta

Top Voice Sustentabilidade
e ESG LinkedIn

Diretora da Harpia Meio Ambiente
Coordenadora Adjunta de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC
contato@harpiameioambiente.com.br

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.