Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Gisele Victor Batista

Promovendo a Resiliência ao Clima para Alcançar o ODS 13: Desafios e Soluções para Lidar com as Mudanças Climáticas

20/03/2024 10h00 | Por: Gisele Victor Batista

No dia 16 de março se comemorou a Dia Nacional de Conscientização das Mudanças Climáticas e a urgência das ações diante do aquecimento global é inegável. As atividades humanas têm desencadeado mudanças climáticas devastadoras, pois, entre 2011 e 2020, a temperatura da superfície global aumentou 1,1ºC em relação ao período de 1850 a 1900, destacando o rápido aquecimento que estamos enfrentando. Este aumento é ainda mais acentuado desde 1970, superando qualquer outro período de 50 anos nos últimos dois milênios.

A perda irreversível da biodiversidade é uma preocupação iminente, com espécies e ecossistemas vitais enfrentando riscos crescentes de extinção, e inclui desde florestas até recifes de corais e áreas árticas, os quais são essenciais para o equilíbrio ecológico do nosso planeta. Ainda, os impactos das mudanças climáticas já estão evidentes em todo o mundo, manifestando-se em extremos climáticos e meteorológicos que causam perdas e danos generalizados à natureza e às comunidades. Neste cenário, infelizmente, são as comunidades mais vulneráveis, que menos responsáveis historicamente pelo problema, sofrem de maneira desproporcional.

Outra questão bastante sensível é a saúde humana que, também, está sob ameaça: doenças transmitidas por alimentos, água e vetores em ascensão (como a dengue), especialmente em áreas urbanas, já são realidade em muitos sítios urbanos. Por isso, à medida que o aquecimento global avança, os riscos se intensificam, tornando-se mais amplos e pronunciados. Além disso, a interação entre os riscos climáticos e não climáticos resulta em cenários complexos e de difícil gestão, especialmente para municípios que ainda não estão atentos à elaboração e execução de Planos Municipais de Mitigação Climática.

A crise climática requer uma abordagem abrangente que inclua não apenas a mitigação, mas também a adaptação eficaz às mudanças ambientais. Com o aumento do aquecimento global, as opções de adaptação viáveis e eficazes hoje podem se tornar limitadas e menos eficazes no futuro. É possível alcançar o desenvolvimento resiliente ao clima quando os governos, a sociedade civil e o setor privado trabalham em conjunto, fazendo escolhas de desenvolvimento inclusivas que priorizam a redução de riscos, equidade e justiça. Isso requer a integração de processos de tomada de decisão, financiamento e ações em todos os níveis de governança, setores e horizontes temporais.

Ações que priorizam a equidade, justiça climática, justiça social e inclusão não apenas promovem resultados mais sustentáveis, mas, também, geram benefícios em conjunto e avançam no desenvolvimento resiliente ao clima. Precisamos implementar medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), adaptar nossas comunidades aos impactos inevitáveis das mudanças climáticas e buscar soluções inovadoras para proteger nosso meio ambiente e garantir um futuro sustentável para todas as pessoas.

Fonte das informações: Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do Painel Intergovernamental sobre Mudança do
Clima (IPCC). Disponível em:
https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/publicacoes/relatorios-do-ipcc/arquivos/pdf/
copy_of_IPCC_Longer_Report_2023_Portugues.pdf

Quer saber mais sobre o tema? Acesse a live: https://www.youtube.com/watch?v=Hz06IvJC26k

Venha fazer parte das transformações que o mundo precisa!

Se você ou sua empresa pode fazer mais e melhor para cuidar das pessoas e do planeta, faça parte do
Movimento Nacional ODS SC. É um movimento social constituído por voluntários, de caráter suprapartidário,
plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade
catarinense. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente
sustentável e economicamente equilibrada. https://sc.movimentoods.org.br

Gisele Victor Batista

Sustentabilidade em Pauta

Top Voice Sustentabilidade
e ESG LinkedIn

Diretora da Harpia Meio Ambiente
Coordenadora Adjunta de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC
contato@harpiameioambiente.com.br

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.