Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Gisele Victor Batista

Sustentabilidade e ODS 5: o Papel das Mulheres na Construção de um Futuro Sustentável

12/03/2024 13h37 | Por: Gisele Victor Batista

As crises simultâneas que vivenciamos atualmente têm colocado em risco a manutenção da vida no planeta e denotam a necessidade de ampliarmos nossa consciência e conexão com a natureza. Exaustão dos recursos naturais, poluição ambiental, perda da biodiversidade, aumento do eventos climáticos extremos, ampliação das desigualdades socioeconômicas, dentre tantos outros problemas, nos remetem à busca por um (r)equilíbrio que permita crescimento com prosperidade e abundância, para todos os componentes da biosfera.

Por isso, precisamos resgatar o equilíbrio das relações entre sociedade e meio ambiente, despertando para uma consciência ecológica mais profunda, através da possibilidade de criarmos novas formas de produzirmos nossa subsistência, sem colocarmos em risco a nossa própria sobrevivência, bem como a de outras espécies. Neste ponto, destaca-se a importância das mulheres na sustentabilidade, cujo protagonismos pode ser percebido nas lideranças comunitárias, em seu posicionamento mais colaborativo dentro das empresas e até sua atuação na criação políticas públicas.

As mulheres, por natureza, tendem a cuidar dos espaços onde habitam e contribuem fortemente para a causa da sustentabilidade através de sua visão sistêmica e poder de liderança. Elas trazem uma variedade de perspectivas para questões ambientais, muitas vezes enfatizando a importância da equidade de gênero, justiça social e proteção dos recursos naturais para as gerações futuras. Ainda, é comum termos mulheres liderando iniciativas comunitárias voltadas às mudanças climáticas, como programas de reciclagem, jardinagem urbana, conservação de energia e educação ambiental.

Além disso, muitas mulheres estão na vanguarda da inovação em tecnologias sustentáveis, realizando pesquisas científicas e desenvolvendo políticas ambientais, que promovem o desenvolvimento sustentável. Empresas que possuem uma liderança feminina tendem a apresentar melhores resultados em sustentabilidade, pois a atuação das mulheres propicia um espaço mais acolhedor e inovador.

Contudo, apesar de seu forte potencial para contribuir com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030, as mulheres ainda enfrentam muitas barreiras, especialmente pela desigualdade de gênero e menor representatividade em cargos de lideranças. Também, estereótipos e vieses inconscientes dificultam sua atuação na área da sustentabilidade, uma vez que elas precisam lidar com múltiplas responsabilidades (trabalho, família, casa, filhos, etc.) e investimentos na carreira ou desenvolvimento pessoal são, corriqueiramente, negligenciados em função de outras prioridades.

Promover a igualdade de gênero é um passo fundamental para avançarmos com o desenvolvimento sustentável em nossa sociedade, trazendo prosperidade e gerando riquezas, sem deixar ninguém para trás!

Junte-se a nós para uma roda de conversa incrível sobre o protagonismo feminino e sustentabilidade!
Como forma de estimular este debate e comemorar o Dia Internacional das Mulheres, o Movimento Nacional ODS SC convidar você para um evento imperdível dia 13 de março, às 10h, no YouTube.com/MovimentoODSSC


Que saber mais sobre Como Implantar um Projeto de Sustentabilidade em sua Empresa? Acesse: @harpiameioambiente

Venha fazer parte das transformações que o mundo precisa!
Se você ou sua empresa pode fazer mais e melhor para cuidar das pessoas e do planeta, faça parte do Movimento Nacional ODS SC. É um movimento social constituído por voluntários, de caráter suprapartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.
https://sc.movimentoods.org.br

Gisele Victor Batista

Sustentabilidade em Pauta

Top Voice Sustentabilidade
e ESG LinkedIn

Diretora da Harpia Meio Ambiente
Coordenadora Adjunta de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC
contato@harpiameioambiente.com.br

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.