Sábado, 04 de maio de 2024
Cultura

Turnê de comemoração dos 30 anos do Soweto vai passar por Santa Catarina

Relembre a trajetória do grupo de pagode que se destacou no final dos anos 1990

Florianópolis - SC, 24/04/2024 21h53 | Por: Maiquel Machado
Foto: Divulgação

Milhares de pessoas reviveram o melhor do pagode dos anos 90 com a volta do grupo Soweto e Belo nos vocais. Foram três horas de show, que aconteceram na útima sexta-feira, 19 e sábado, 20, no Allianz Parque, em São Paulo e fizeram a turnê Soweto30 começar com o pé direito, trazendo nostalgia e os maiores sucessos do grupo que marcou gerações.

Com dois dias de estádio lotado, Belo, Claudinho, Dado e Cris cantaram junto do público em um verdadeiro coro, que, por muitas vezes, tomou até mesmo a voz dos cantores. Os shows, que tiveram os ingressos esgotados em apenas seis horas, fizeram jus ao saudosismo dos fãs que se emocionaram em todos os setores do evento.

“Foram dois dias surreais para a nossa carreira. Voltar aos palcos com os quatro juntos e ver os fãs emocionados, cantando em uma só voz, foi mágico. Tenho certeza de que esses dois dias ficarão pra sempre em nossa memória e coração. Que bom que esse é só o começo e ainda poderemos reviver essa emoção ao longo do ano”, comentou Belo.

Em Santa Catarina, Florianópolis foi escolhida para receber a apresentação no dia 22 de junho, na Arena Opus. A turnê contará com mais de 30 apresentações em Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Juiz de Fora, Natal e Brasília. Sucessos como “Derê”, “Farol das Estrelas”, “Tempo de Aprender”, “Mundo de Oz” e tantos outros farão parte do repertório.

publicidade

Trajetória

Da zona leste de São Paulo para o mundo! Esse era o destino traçado para um grupo de jovens que se reuniam para tocar pagode e se divertir com os amigos. Formado por Crisevertom, Robson Buiú, Claudinho Oliveira, Digo, Marcinho e Belo, o Soweto surgiu em barzinhos cantando sucessos de artistas referência para os integrantes. O nome veio de uma música e é uma homenagem a Djavan.

O primeiro disco saiu em 1995, pela gravadora independente Five Star, intitulado Vento dos Areais. O CD teve boa repercussão, mas vendeu menos do que poderia esperar, entretanto, tal trabalho atraiu a atenção de uma gravadora multinacional e o grupo foi contratado pela EMI.
No ano seguinte, Soweto gravou seu segundo disco: “Refém do Coração”, e enquanto o grupo aguardava ansioso por seu lançamento, uma tragédia se abateu sobre eles: em julho de 1997, Robson Buiú foi assassinado durante uma tentativa de assalto, quinze dias antes do lançamento do álbum. Neste momento, Marcelo Pires, o Belo, foi convidado para assumir os vocais. Apesar da tragédia, o segundo disco do Soweto vendeu 100 mil cópias em apenas três meses de lançamento, proporcionando ao grupo seu primeiro disco de ouro.

Em 1999 o terceiro intitulado Farol das Estrelas vendeu 1 milhão e meio de cópias, ganhando assim um Disco de Diamante. No ano seguinte, o vocalista Belo deixa o grupo para seguir carreira solo, sendo substituído por Henrique Santos.
Ainda em 2000, Soweto lança “Fotografia” , quarto álbum do grupo, e último pela EMI. Sucessos como “Amor Demais”, “Boa Sorte” e “Fotografia” renderam mais de 150 mil cópias vendidas.

No final de 2011 Dado Oliveira assume os vocais do grupo que passa a trilhar um novo caminho. Após algumas mudanças na formação e alguns trabalhos lançados, Soweto se reúne com Belo, que construiu uma sólida carreira solo, e juntos vão celebrar a trajetória de um dos maiores grupos de pagode do Brasil e marcar mais uma época.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.