Sexta-feira, 03 de maio de 2024
Educação

Greve dos professores no estado: o silêncio do governo será correspondido com salas vazias

A greve foi deflagrada em uma Assembleia Estadual dia 4 de abril e reuniu mais de 5 mil pessoas em Florianópolis

Santa Catarina, 22/04/2024 11h50 | Por: Érik Borges | Fonte: Sinte
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (23), os professores de Santa Catarina erguem suas vozes em uma greve decidida a forjar um amanhã melhor. Desde 2021, suas reivindicações ecoam sem resposta, mas agora o silêncio do governo será correspondente às salas de aulas vazias. 

A greve, deflagrada em uma Assembleia Estadual histórica no dia 4 de abril, reuniu mais de 5 mil participantes na Praça Tancredo Neves, em Florianópolis. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC) tem marchado para o diálogo desde a ascensão do Governador Jorginho Mello em 2023, denunciando a defasagem salarial que assola os educadores do estado. Após inúmeras tentativas de negociação em vão e com salários congelados desde 2021, a greve abraça toda a rede estadual de ensino.

"Essa greve não é apenas por dinheiro. Ela clama por dignidade. Exigimos mais do que palavras vazias: queremos propostas concretas para o Plano de Carreira, a descompactação da tabela salarial, a garantia da hora atividade para todos os profissionais da educação, datas definidas para o Concurso Público e a retirada do desconto abusivo de 14% sobre os aposentados", declara o coordenador do SINTE-SC Evandro Accadrolli.

O Governador chamou os trabalhadores para uma conversa na última sexta-feira, mas não apresentou nenhuma proposta. "Foi uma perda de tempo essa conversa e não vamos mais tolerar esse descaso com essa profissão tão relevante para a sociedade. É fundamental que ele passe das palavras à ação. O Governador precisa agir agora e mostrar que valoriza de fato o magistério catarinense. A greve só terminará quando nossas exigências forem atendidas", enfatiza Accadrolli. 

Neste primeiro dia, terça-feira, 23, a mobilização será descentralizada em diversas regiões do estado, com manifestações que incluirão faixas e passeatas nos maiores colégios e gerências regionais. O Sinte/SC permanece disponível para dialogar com o governo estadual.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.