Sexta-feira, 17 de maio de 2024
Tempo

Rompimento total de barragem pode gerar catástrofe regional

Prefeitos de Santa Tereza e Bento Gonçalves pedem evacuação das áreas de risco à população

Bento Gonçalves - RS, 02/05/2024 17h07 | Por: Érik Borges
Foto: Divulgação
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Parcialmente rompida, a barragem 14 de Julho, localizada entre Cotiporã e Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul, caso seja rompida totalmente, poderá causar uma catástrofe regional no Rio Grande do Sul. Isso porque são aproximadamente 20 mil pessoas nas proximidades da barragem. A prefeita de Santa Tereza clamou que a população que está em área de risco vá para municípios vizinhos.

"Tem tempo ainda para se deslocarem para municípios vizinhos. Lembrando que não temos acesso pela RS-444", diz a prefeita Gisele Caumo. Ela ressalta que esse é um dos episódios mais tristes da história de Santa Tereza.

Já o prefeito de Bento Gonlaçves, Diego Segabinazzi conta que com o colapso da barragem, a orientação é que as pessoas saiam o mais rápido possível do local. A previsão é de que o nível do rio suba de 2 a 4 metros. " Nas próximas horas, municípios mais abaixo no Taquari, margem do Rio das Antas e Rio Taquari", lembra Segabinazzi. 

Daltro Moraes morou por 17 anos em Bento Gonçalves, ainda tem casa alugada lá e conhece o local como poucos. Segundo ele, em entrevista ao portal SCTodoDia, o tamanho e a profundidade do lago formado pela barragem é capaz de afetar, em caso de um rompimento, Santa Tereza, Muçum, Encantado, Roca Sales, Arroio do Meio e Lajeado.

Ele expressa preocupação com a possibilidade de uma catástrofe devido ao aumento do nível da água, especialmente considerando que algumas áreas já estão sem comunicação, energia elétrica e internet. Além disso, menciona que uma família de amigos mora às margens do lago formado pela barragem.

"Se formou um lago de 15 km de comprimento entre 1.200 a 1.500 metros de largura e os pontos mais fundos 30 metros de altura. Isso em dias normais", conta Moraes.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.