Segunda-feira, 06 de maio de 2024
Educação

Magistério de SC anuncia greve após assembleia

Assembleia teve o objetivo de pressionar o governo de SC

Criciúma - SC, 04/04/2024 18h00 | Por: Vinícius Barbosa
Foto: Assessoria de Imprensa

Na tarde desta quinta-feira (04), os profissionais da educação no estado aprovaram uma greve por unanimidade. O objetivo da categoria é pressionar o Governo do Estado a atender às demandas e valorizar o magistério catarinense.

Mais de 5 mil participantes de todo o estado se reuniram na Praça Tancredo Neves, em Florianópolis. Sendo aprovado um calendário de mobilização e o início da greve, que deverá afetar todas as escolas estaduais por tempo indeterminado.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC) tem tentado dialogar com o Governo desde a posse do Governador Jorginho Mello em 2023, cobrando a defasagem salarial enfrentada pela classe.

Sem sucesso nas negociações, após várias tentativas, a primeira assembleia de 2024 decidiu pela greve, que será iniciada em 23 de abril caso as demandas não sejam atendidas.

As demandas da classe são a proposta para o Plano de Carreira e descompactação da tabela, os trabalhadores exigem a hora-atividade para todos os profissionais da educação, datas definidas para o Concurso Público e a retirada do desconto de 14% sobre os aposentados.

Depois da assembleia, os trabalhadores marcharam até a Secretaria de Educação, para realizar a entrega de um ofício contendo a decisão da categoria e solicitaram uma audiência urgente para que o Governo apresente uma contraproposta.

"Os trabalhadores não aceitam o descaso do Governador Jorginho Mello com essa profissão crucial para a sociedade. É fundamental que ele passe das palavras à ação e valorize de fato o magistério catarinense", conta Evandro Accadrolli, coordenador do SINTE-SC.

publicidade

Secretaria de Estado da Educação se posiciona sobre o movimento grevista, confira abaixo a nota emitida na íntegra: 

A Secretaria de Estado da Educação (SED) recebeu um documento do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE-SC). As pautas levantadas pela categoria serão analisadas e discutidas com as secretarias de Estado da Administração e da Fazenda.

Em 2023, o governador Jorginho Mello anunciou um pacote de ações para valorizar os servidores da Educação. Os professores já foram beneficiados com a ampliação do valor do vale-alimentação. Os professores aposentados também foram beneficiados com o fim da cobrança dos 14%.

A próxima medida é o maior concurso da história da SED, com a contratação de 10 mil servidores efetivos, cujo edital está previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2024.

Fotos: Assessoria de Imprensa
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.