Sábado, 04 de maio de 2024
Meio Ambiente

Falta de acesso à água potável atinge 33 milhões de pessoas no Brasil

Nesta sexta-feira (22), é lembrado o Dia Mundial da Água

Criciúma - SC, 22/03/2024 09h21 | Por: Érik Borges | Fonte: Agência Brasil

No Brasil, cerca de 33 milhões de pessoas não têm água potável para beber. Isso é preocupante porque o Brasil tem muita água doce, como os grandes aquíferos Guarani e Alter do Chão. Mesmo em regiões com muita água, como a Amazônia, algumas pessoas têm dificuldade para conseguir água limpa.

O Instituto Trata Brasil, que trabalha para melhorar o saneamento básico, divulgou esses números no Dia Mundial da Água. Eles analisaram dados de 100 grandes cidades brasileiras e descobriram que muitas pessoas não têm acesso à água limpa.

Por exemplo, em Porto Velho, apenas 41,74% das pessoas têm água potável. Isso é preocupante porque as pessoas muitas vezes usam água de rios ou poços, sem saber se está limpa ou não.

O presidente do Trata Brasil critica o fato de que as pessoas não cobram do governo mais investimentos em saneamento básico. Ela diz que a Região Norte, por exemplo, investe muito menos do que deveria para garantir que todos tenham água limpa.

No Dia Mundial da Água, o Unicef ​​também chama atenção para o fato de que 2,1 milhões de crianças e adolescentes no Brasil não têm acesso adequado à água limpa. Isso mostra que ainda temos muito trabalho a fazer para garantir água potável para todos.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.