Quinta-feira, 04 de julho de 2024
Política

Lula pode novamente adiar sua vinda a Itajaí

Veja os motivos que impedem Lula de vir a SC nesta semana

Itajaí - SC , 02/07/2024 09h01 | Por: Joca Baggio
Foto: Agência Brasil/SCTodoDia

A viagem do presidente Lula (PT) a Santa Catarina, que havia sido confirmada por lideranças do PT em Santa Catarina para o sábado (6), não foi confirmada pela Presidência da República e existe grande possibilidade de novamente não ocorrer. Lula viria a Itajaí para a atracação do primeiro navio no terminal de contêineres do porto de Itajaí depois que a APM Terminal deixou o porto, há um ano e meio.

Segundo informações de bastidores, não faltam impeditivos para que o presidente não venha para Itajaí nesta semana. O primeiro deles é que a operação que marcaria a retomada das operações com contêineres no Tecon de Itajaí não passa de um factoide orquestrado pela Autoridade Portuária de Itajaí, prefeitura e até a própria JBS, que assumiu um arrendamento tampão do Tecon. 

Na verdade a JBS, por meio da Seara, assumiu as operações apenas do Tecon, com a exploração dos berços 01 e 02. No entanto, essa perspectiva área de cais perdeu o alfandegamento com a saída da APM Terminals e o novo processo de alfandegamento ainda está tramitando na Receita Federal, o que impede qualquer atracação no local. Portanto, o navio que vai movimentar 700 contêineres em Itajaí  vai atracar na área operada pela SC Portos, o que não caracteriza a retomada das operações do Tecon.

A segunda hipótese  cogitada nos bastidores é que o presidente Lula estaria evitando estar na cidade no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Itajaí é uma cidade extremamente conservadora e no segundo turno das eleições de 2022, Bolsonaro recebeu 72,96% do total da cidade e Lula foi a escolha de 27,04% dos eleitores. 

Bolsonaro participa nos dias 6 e 7 do Conservative Political Action Conference (CPAC) Brasil 2024, um evento que é considerado o maior e mais influente encontro de políticos conservadores do mundo. Nesta edição do CPAC, Bolsonaro encontra o atual presidente argentino Javier Milei e outras liderançasc de direita de diversos outros países americanos. Vindo Lula correria o risco, inclusive, de se encontrar com Bolsonaro e seus seguidores no aeroporto de Navegantes.

Outra hipótese é que a agenda do presidente está bastante cheia nos últimos dias. Lula esteve em São Paulo e no Rio de Janeiro no último fim de semana, emendou com os compromissos da semana e seguirá para o Paraguai no domingo, para a cúpula do Mercosul, em Assunção. 

Lula também teria manifestado interesse  em estar presente na inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis em agosto e no próximo mês terá também o lançamento ao mar da primeira das quatro fragatas que estão sendo construídas em Itajaí para a Marinha do Brasil e a possibilidade de que os dois eventos sejam realizados no mesmo dia ou em dias subsequentes, para que o presidente possa participar. E duas viagens para o mesmo estado em pouco mais de um mês não seria politicamente interessante para Lula.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.